SóProvas


ID
5573725
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Vacaria - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Analise as seguintes assertivas abaixo sobre o câncer bucal:


I. Aproximadamente 94% de todas as malignidades da boca são carcinomas de células escamosas.

II. Não há um agente causador (carcinógeno) isolado, claramente definido ou aceito, mas tanto fatores extrínsecos como intrínsecos podem estar em atividade. Os fatores extrínsecos incluem fumo de tabaco, álcool, sífilis e os raios solares.

III. Os casos leucoplásico e eritroplásico provavelmente estão no estágio inicial, ainda em produção de uma massa ou ulceração, e os aspectos clínicos são idênticos àqueles descritos para as lesões pré-malignas leucoplásicas e eritroplásicas.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Carcinoma Espinocelular tamém chamado de Carcinoma Epidermoide ou Carcinoma de Células Escamosas.

  • A causa dos carcinomas de células escamosas oral é multifatorial. Nenhum agente etiológico único tem sido claramente definido ou aceito, porém tanto fatores extrínsecos como fatores intrínsecos podem estar atuando na carcinogênese.

    Os fatores extrínsecos incluem agentes externos, como tabaco com fumaça, álcool, sífilis, luz solar (radiação ultravioleta), entre outros. Os fatores intrínsecos incluem estados sistêmicos ou generalizados, tais como desnutrição geral, anemia por deficiência de ferro, infecção por HPV, imunossupressão, etc.

    Merece uma especial atenção o hábito do tabagismo. Quem fuma cigarro ou utiliza outros produtos derivados do tabaco, como cigarro de palha, de Bali, de cravo ou kreteks, fumo de rolo, tabaco mascado, charutos, cachimbos e narguilé, entre outros, tem risco muito maior de desenvolver câncer de boca e de faringe do que não fumantes. Quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco de câncer.

  • Por que infecção por HPV é considerado fator intrínseco e sífilis não?