SóProvas


ID
5579833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A tecnologia finalmente está derrubando os muros do tradicionalismo que envolve o mundo do direito. Cercado de costumes e hábitos por todos os lados, o direito e seus operadores têm a fama de serem apegados a formalismos, praxes e arcaísmos resistentes a mudanças mais radicais. São práticas persistentes, passadas adiante por gerações e cultivadas como se necessárias para manter a integridade e a operacionalidade costumeira do sistema.

     Nem mesmo o hermético universo do direito resistiu às mudanças tecnológicas trazidas pela rede mundial de computadores e pela possibilidade do uso de softwares de inteligência artificial para análise de grandes volumes de dados. Novidades cuja aplicação foi impulsionada pelo incessante crescimento de demandas judiciais e pela necessidade de implementar e efetivar o sistema de precedentes qualificados. Todas essas inovações, sem dúvida nenhuma, transformaram o sistema de justiça como o conhecíamos e o cotidiano dos operadores do direito.

     O direito, o processo decisório e os julgamentos são eminentemente de natureza humana e dependem do ser humano para serem bem realizados. Assim, mesmo que os avanços tecnológicos sejam inevitáveis, todas as inovações eletrônicas e virtuais devem sempre ser implementadas com parcimônia e vistas com muito cuidado, não apenas para sempre permitirem o exercício de direitos e garantias, mas também para não restringirem — e, sim, ampliarem — o acesso à justiça e, sobretudo, para manterem a insubstituível humanidade da justiça.

Rafael Muneratti. Justiça virtual e acesso à justiça. In: Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, ano 12, v. 1, n.º 28, 2021 (com adaptações).

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir. 

É obrigatório o emprego da vírgula logo após a palavra “lados”, no segundo período do primeiro parágrafo. 

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    ➡ O emprego da vírgula, após a palavra “lados”, justifica-se por isolar adjunto adverbial deslocado de sua posição padrão.

    ➡ Lembre-se de que essa vírgula seria desnecessária/facultativa na ordem direta.

    ATTENTION

    Quando o termo adverbial deslocado for de corpo longo, a vírgula é obrigatória.

    vírgula é facultativa quando o advérbio deslocado for de corpo curto

  • Leia-se o fragmento:

    "Cercado de costumes e hábitos por todos os lados, o direito e seus operadores têm a fama de serem apegados a formalismos, praxes e arcaísmos resistentes a mudanças mais radicais."

    A vírgula destacada acima em vermelho foi usada para separar uma oração subordinada adverbial causa reduzida de particípio demovida de sua posição originária, daí a necessidade de se inserir o sinal de pontuação. Um possível desenvolvimento dessa oração dá-se nestes termos:

    "O direito, já que é cercado de costumes e hábitos por todos os lados, e seus operadores têm a fama de serem apegados a formalismos, praxes e arcaísmos resistentes a mudanças mais radicais."

    Convém citar, a fim de finalizar o comentário: orações substantivas exercem funções sintáticas do tipo sujeito, predicativo do sujeito, complemento nominal, complementos verbais, etc.; as adverbiais invariavelmente são adjuntos adverbiais; por fim, as adjetivas desempenham sempre e apenas a função sintática de adjunto adnominal, nunca de adjunto adverbial. Cuidado para não confundir.

    Certo.

  • Trata-se de uma oração reduzida de particípio que está deslocada. Portanto, o uso da vírgula é obrigatório.
  • Gente, vocês conseguem explicar por favor, porque o "por todos os lados" não é um adjunto adverbial? Eu jurava que ele estava se referindo ao "cercado" por isso entendi que ele seria um adjunto adverbial.

  • Muito simples galera, é apenas um aposto deslocado do seu lugar. A primeira frase é aposto de "o direito". E sempre que tiver aposto, a vírgula é obrigatória.

  • CERTO

    Deve-se usar a vírgula após as orações subordinadas deslocadas, tanto desenvolvidas quanto reduzidas. 

    Exemplo:

    Quando o prazo for encerrado, ninguém mais poderá se inscrever.

    Encerrado o prazo, ninguém mais poderá se inscrever.

  • Se ela nao estivesse deslocada ,o uso da vírgula não seria obrigatório, porém mudaria o sentido …
  • CERTO

    Cercado de costumes e hábitos por todos os lados, o direito e seus......

    EU COLOCARIA A VIRGULA, TENTA LER ESSE PERÍODO TODO SEM RESPIRAR. RSRS

    ABRAÇO DO LEÃO DA MONTANHA!!!

  • Adjunto Adverbial - deslocado (ordem indireta) - longa extensão = Vírgula Obrigatória

  • adjunto adverbial deslocado, como dizia xandão: SE O BICHO FOR GRANDE ( MAIS QUE 4 TERMOS), VÍRGULA NELE.

  • Temos uma oração subordinada adverbial causal REDUZIDA de particípio na ordem indireta, fato que implica a vírgula na obrigatoriedade.
  • Questão Clássica do Cespe

  • Trata-se de uma oração subordinada adverbial deslocada de corpo longo. É obrigatório o uso da vírgula.

    Obs: A vírgula seria facultativa na ordem direta e em um termo adverbial deslocado de corpo curto.