Avaliação Diagnóstica ou Inicial - fornece os dados para a elaboração de um projeto de desenvolvimento dos conteúdos, a partir dos conhecimentos prévios.
Avaliação Formativa ou Concomitante - ocorre junto ao processo de ensino e aprendizagem, fornece dados para o ajuste das ações educativas; possibilita a tomada de decisões - continuidade ou alterações. Poderá tornar-se um objeto de ensino - reflexões sobre valores e conceitos envolvidos e sobre a validade do próprio instrumento.
Avaliação Somativa ou Final - pretende avaliar o final de um processo de aquisição de um conteúdo. Poderá ser utilizada enquanto momento de formalização do processo e deverá expressar o nível atingido.
Assim a resposta correta só pode ser a letra "D", pois a avaliação diagnóstica apesar de ser inicial pode ser feita a qualquer momento sempre que for iniciar um novo processo e assim fazer os ajustes educacionais necessários para melhor assimilação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e lembrando que nas alternativas não consta a avaliação formativa ou concomitante que é utilizada durante o processo e fornece dados para os ajustes educativos.