SóProvas


ID
5608732
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Taubaté - SP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

Gari ‘gato’ que faz sucesso nas redes sociais
vai concorrer ao ‘mister BH'

    O gari Tales Alves ficou famoso, ganhou as ruas de Belo Horizonte (MG) e as redes sociais depois de publicar um vídeo contando a sua profissão na internet.
      "Às vezes, a ficha custa a cair. Para mim tudo é novo”, disse o gari.
     Tales tem 30 anos e duas filhas, uma de 5 anos e outra de 12, a Júlia, que ajudou o pai a baixar o aplicativo de vídeos e o ensinou a usar as ferramentas disponíveis na rede.
    Há menos de cinco meses, ele não tinha perfil em nenhuma rede social. O motivo de ter se mantido off-line na época é que ele tinha feito este combinado com quem namorava à época. Mas foi só criar um perfil e publicar o primeiro vídeo que Alves já ficou famoso.
   “Eu não tinha noção da proporção que ia tomar. Nas ruas, as pessoas estão me reconhecendo, pedindo para tirar fotos.”
      Tales Gari foi chamado para participar do concurso de mister BH. Ao todo, 30 homens concorrerão ao título.
      Alves já passou por diversas profissões. Ele já serviu à aeronáutica e já foi office boy, cobrador, repositor de supermercado e, por fim, gari. Mas por que não modelo?
     “Muita gente pergunta se eu sou modelo, mas ainda não”, diz o gari. Ele conta que vai tentar ao máximo conciliar as duas coisas, que lutou muito pelo emprego que tem hoje e, por isso, ainda não pretende deixá-lo. Ele trabalhava em um supermercado, quando viu, na empresa que recolhia lixo no local, uma oportunidade de ganhar melhor e insistiu até conseguir uma vaga.
    “O emprego não me faz sentir vergonha, comecei a gostar muito. É o melhor serviço que já tive até hoje”, diz Alves, sobre a profissão de gari.
     Tales Gari tem tentado levar o assédio nas redes e nas ruas da melhor forma. “Estou tentando absorver isso da melhor maneira, mas tem algumas situações complicadas. Tem gente que sai fora do padrão, extrapola”, diz ele, referindo-se ao assédio.
     Alves disse que as pessoas têm carinho por ele e, por isso, não fica com raiva e leva na esportiva cantadas como “Ô, lá em casa” e “Vai recolher lixo lá em casa”. Mas não são apenas xavecos que ele ganha. “Tem gente que passa de carro e me deseja sorte e sucesso no concurso”.
    O gari ainda não fez nenhum trabalho como modelo e vai concorrer ao homem mais bonito de Belo Horizonte.

(Por Mikaela Salachenski, G1 Minas. Belo Horizonte 27/08/2020 06h00.
Atualizado há um ano. Adaptado)

(https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2020/08/27/
gari--gato--que-faz-sucesso-nas-redes-sociais-vai-concorrerao
-mister-bh.html Acesso em 15.11.2021)

O emprego da vírgula está correto na frase da alternativa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    a) O gari Tales Alves, que ficou famoso nas redes sociais, ama sua profissão. → Correto. Temos uma oração subordinada adjetiva explicativa. Como ela tem a função de explicar quem era o gari, deve vir entre vírgulas nos dois lados.

    • A Vunesp gosta de colocar uma vírgula assim: "O gari Tales Alves que ficou famoso nas redes sociais[ , ] ama sua profissão" → Errado. Se vamos colocar vírgula na oração subordinada adjetiva, devemos colocar nos dois lados.

     

    b) Tales Gari, (x) vai participar do concurso de Mister BH. → Errado. Quem vai participar do concurso? Tales Gari. A vírgula está separando o sujeito (Tales Gari) do verbo (vai participar). Isso não é permitido, a não ser que tenhamos um termo intercalado, como, por exemplo: "Amanda, apesar de ser chata, é minha amiga".

    • Correção: "Tales Gari vai participar do concurso".

     

    c) A oportunidade apareceu quando, (x) Tales Gari trabalhava em um supermercado. → Errado. A vírgula separa o termo do complemento. A oportunidade apareceu quando? Quando Tales Gari trabalhava em um supermercado.

    • Correção: "A oportunidade apareceu quando Tales Gari trabalhava...".

     

    d) Júlia (x) a filha mais velha, ajudou o pai a baixar o aplicativo de vídeos. → Errado. "A filha mais velha" é aposto explicativo desta frase. Esse termo explica quem é a Júlia. Os apostos explicativos vêm, geralmente, separados por vírgula.

    • Correção: "Júlia, a filha mais velha, ajudou o pai...".

     

    e) Nas ruas as pessoas, (x) o reconhecem e lhe desejam muito sucesso. → Errado. Quem o reconhece? As pessoas. Mesma regrinha da B: vírgula separando o sujeito (pessoas) do verbo (reconhecem)? Em regra, não!

     

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :).

  • Gabarito na alternativa A

    Solicita-se indicação da frase corretamente pontuada:

    A) O gari Tales Alves, que ficou famoso nas redes sociais, ama sua profissão.

    Correta. A passagem virgulada é oração subordinada adjetiva explicativa, servindo de aposto do termo em função de sujeito.

    De modo geral, aplicamos as vírgulas quando a oração adjetiva servir de simples apêndice do termo nominal, não constituindo parte do nome. Chamamos restritiva.

    "O piloto que venceu a corrida foi muito festejado" - A oração adjetiva é parte integrante do nome, adjunto adnominal deste, não sendo separada por vírgulas. Chamamos restritiva.

    "O piloto, que não vencia há duas etapas, foi muito festejado" - A oração adjetiva é simples apêndice, informação adicional do nome, separada deste por vírgulas. Chamamos explicativa.

    B) Tales Gari, vai participar do concurso de Mister BH.

    Incorreta. Não se separa, em nenhum contexto, o sujeito de sua forma verbal, salvo se a vírgula entre os termos for dupla e servir para indicar estrutura justaposta, a exemplo da oração anterior.

    C) A oportunidade apareceu quando, Tales Gari trabalhava em um supermercado.

    Incorreta. A passagem "quando Tales trabalhava..." é oração subordinada adverbial temporal. Não se justifica a inserção de vírgula entre a conjunção que a introduz e o corpo oracional.

    D) Júlia, a filha mais velha, ajudou o pai a baixar o aplicativo de vídeos.

    Incorreta. A passagem "a filha mais velha" é aposto do termo nominal anterior, ausente a vírgula que demarca o seu início.

    E) Nas ruas as pessoas, o reconhecem e lhe desejam muito sucesso.

    Incorreta. Consoante já exposto acima, não se separa o sujeito de sua forma verbal, não havendo justificativa para a vírgula em tela.

  • GABA: A

    excelente comentários dos qColegas!

    complemento com um bizu que sempre uso quando tenho dúvida

    UMA VÍRGULA ---> separa

    DUAS VÍRGULAS ---> unem

    Tales Gari, (x) vai participar do concurso de Mister BH.... uma separa.

    O gari Tales Alves, que ficou famoso nas redes sociais, ama sua profissão.... duas unem

    pertencelemos!

  • Gab a!

    Oração subordinada adjetiva explicativa.

    ''O gari Tales Alves, que ficou famoso nas redes sociais, ama sua profissão.''

  • GAB-A

    O gari Tales Alves, que ficou famoso nas redes sociais, ama sua profissão.

    1. 1- Separar elementos com a mesma função sintática.
    2. 2- Separar orações intercaladas.
    3. 3- Separar orações adjetivas explicativas.
    4. 4 - Separar expressões explicativas.
    5. 5 - Separar conjunções.
    6. 6 - Isolar o vocativo.
    7. 7 - Isolar o aposto.
    8. 8 - Isolar datas.

    Acredite que o melhor possa ser feito!

  • A questão exige conhecimentos de vírgula.

    1. Está correta, sendo a oração subordinada adjetiva explicativa, que tem função de aposto ao termo nominal, corretamente isolada por vírgulas.
    2. O correto seria: Tales Gari vai participar do concurso de Mister BH. Isso porque não se deve separar o sujeito do predicado com vírgulas.
    3. O correto seria: A oportunidade apareceu quando Tales Gari trabalhava em um supermercado. Isso porque a vírgula estava separando o termo do complemento, sendo errado.
    4. O correto seria: Júlia, a filha mais velha, ajudou o pai a baixar o aplicativo de vídeos. Isso porque o aposto explicativo deve vir isolado por vírgulas.
    5. O correto seria: Nas ruas, as pessoas o reconhecem e lhe desejam muito sucesso. Isso porque o sujeito não pode estar separado do predicado por vírgulas, e adjuntos adverbias deslocados da ordem direta devem vir isolados por vírgulas.

    Dessse modo, o gabarito é a letra A.

    GABARITO: LETRA A

  • Dentre outras finalidades - a vírgula possui atribuição de Isolar o aposto explicativo.