A questão pede a alternativa correta em relação ao agente causador da manifestação na gengiva do intoxicado chamada de linha de Burton.
Analisando as alternativas, traremos as doenças relacionadas às contaminações pelos respectivos compostos, de acordo com o Manual de Procedimentos de Saúde do MS (2001):
A Intoxicação por chumbo e seus compostos pode causar, entre outras doenças, as seguintes:
- Outras anemias devidas a transtornos enzimático.
- Hipotireoidismo devido a substâncias exógenas.
- Polineuropatia devida a outros agentes tóxicos.
- Encefalopatia Tóxica Aguda.
- Encefalopatia Tóxica Crônica.
- Cólica do Chumbo.
- Gota Induzida pelo Chumbo.
- Nefropatia Túbulo-Intersticial induzida por metais pesados.
- Efeitos Tóxicos Agudos.
Ainda de acordo com o MS," a intoxicação aguda pelo chumbo causa gastroenterite diarreica com cefaleia, insônia, tremores e delírio. Na intoxicação crônica, as primeiras manifestações são vagas e entre elas destacam-se as digestivas, anorexia, dispepsia, diarreias ou constipação"
De acordo com o Manual do MS, as intoxicações ouro, prata e chumbo podem causar tumores na região da mucosa gengival ao redor dos dentes, provocando sangramentos. Porém a distinção do tipo de contaminação por chumbo, de acordo com o mesmo documento é facilitado pela identificação de uma "linha amarronzada, ao longo da borda gengival, especialmente à altura dos incisivos inferiores (linha de Burton)".
Sobre o uso e a exposição ao chumbo, o Manual cita o seguinte: "A extração de minérios, a metalurgia e o refino, além da fundição e da laminação do chumbo, expõem os trabalhadores a possíveis danos à saúde."
Portanto, dos agentes trazidos nas alternativas, o único que causa tal manifestação é o chumbo.
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.
GABARITO: LETRA C