SóProvas


ID
598414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito de programação orientada a objetos.

Na programação orientada a objetos, uma classe é uma coleção de objetos que podem ser descritos por um conjunto básico de atributos e possuem operações semelhantes.

Alternativas
Comentários
  • Questão CERTA.

    Classe representa um conjunto de objetos com características afins. Uma classe define o comportamento dos objetos através de seus métodos, e quais estados ele é capaz de manter através de seus atributos. Exemplo de classe: Os seres humanos
    Subclasse é uma nova classe que herda características de sua(s) classe(s) ancestral(is)
    fonte: wikipedia
  • "operações semelhantes"?
    Deveria ser as mesmas operações não?
  • Classe não é um conjunto de objetos!

  • Eu marcaria errada, as operações não são semelhantes, são iguais. Se 2 objetos herdam de uma mesma classe, quais operações serão chamadas para cada objeto e a situação de seus atributos podem estar diferentes, mas as operações são tratadas igualmente. Mas como é questão da CESPE, não adianta discutir muito.

  • Acredito que caberia recurso para essa questão.

    Quando ele afirma que: "...classe é um conjunto de objetos" ele está utilizando a palavra objetos com o sentido de objetos do mundo real, por isso poderia estar correto. No entanto a palavra objeto na frase citada pode ser entendido como a definição de instância de uma classe. Ou seja, a frase, portanto, afirmaria que: "..classe é um conjunto de instância de classes" o que está incorreto.

    Definições: 

    • Classe representa um conjunto de objetos com características afins. Uma classe define o comportamento dos objetos através de seus métodos, e quais estados ele é capaz de manter através de seus atributos. Exemplo de classe: Os humanos
      • Subclasse é uma nova classe que herda características de sua(s) classe(s) ancestral(is)
    • Objeto / instância de uma classe. Um objeto é capaz de armazenar estados através de seus atributos e reagir a mensagens enviadas a ele, assim como se relacionar e enviar mensagens a outros objetos. Exemplo de objetos da classe Humanos: João, José, Maria
    Fonte: Wikipédia

  • Uma classe não é uma coleção de objetos! Dizer que uma classe pode representar uma coleção de objetos, aí tudo bem.
    Primeiro que se não houver instâncias da classe, não existe objeto. Como ela seria uma coleção de objetos? "É" é diferente de "representa". Questão confusa.