-
a) A moral resulta do conjunto de leis, costumes e tradições de uma sociedade e é subordinada a ética comportamental definida em regras constitucionais.
(ERRADO) - A ética não deve ser confundida com a LEI, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética.
b) Entende-se por moral, um conjunto de regras consideradas válidas para uma maioria absoluta, que valem-se dela para impor conduta ética aos demais cidadãos.
(ERRADO) - Eugênio Bucci, em seu livro Sobre Ética e Imprensa, descreve a ética como um saber escolher entre "o bem" e "o bem" (ou entre "o mal" e o mal"), o indicativo do que é mais justo ou menos injusto diante de possíveis escolhas que afetam terceiros, NÃO PODENDO SER IMPOSTA DETERMINADA CONDUTA AOS DEMAIS CIDADÃOS.
c) A moral é mutável e varia de acordo com o desenvolvimento de cada sociedade. Ela norteia os valores éticos na Administração Pública.
(CERTO)
d) A moral é mais flexível do que a lei, por variar de indivíduo para indivíduo, e afeta diretamente a prestação dos serviços públicos por criar condições para uma ética flexível no atendimento às necessidades básicas da população.
(ERRADO) - Pois assim determina Vasquez (1998) ao citar Moral como um “sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal”.
e) A ética confunde-se com a moral como um dos parâmetros para a avaliação do grau de desenvolvimento de determinada sociedade e, consequente, padronização da prestação dos serviços públicos comunitários.
(ERRADO) - Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. A Moral tem caráter obrigatório.
Já a palavra Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estarsocial”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
ESPERO TER AJUDADO.
PAZ DE CRISTO E BOA SORTE A TODOS!
-
Muito agradecido,
Foi uma das questões mais bem comentadas que eu já vi.
-
DUAS PODEM SER CONSIDERADAS CORRETAS:
c) A moral é mutável e varia de acordo com o desenvolvimento de cada sociedade. Ela norteia os valores éticos na Administração Pública.
e) A ética confunde-se com a moral como um dos parâmetros para a avaliação do grau de desenvolvimento de determinada sociedade, consequente, padronização da prestação dos serviços públicos comunitários.
A origem da palavra é grega,ETHOS,êthica,ética.Depois os romanos copiaram a cultura grega e a palavra ethos em latim virou Mores,daí o termo "moral".Como etimologia são sinônimos(palavras quase idênticas),mas, alguns distinguem a Moral como os costumes e a Ética como a intenção,o caráter.
OBSERVEM que a alternativa e) fala que a ética se confunde com a moral e a alternativa c) diz que a moral norteia os valores éticos,PORTANTO EM AMBAS AS ALTERNATIVAS SE AFIRMA QUE MORAL SE CONFUNDE COM ÉTICA,o que está certo pela visão etimológica.
A alternativa tida como correta (C) diz que a moral(leia-se os costumes) são variáveis de acordo com a sociedade e que os costumes(MORAL) norteiam os valores éticos,isto é,a intenção e o caráter na Administração Pública.Afirmação que pode ser facilmente contradita se afirmarmos o contrário,que a intenção e o caráter,isto é ,a ética,deve nortear a moral da Administração Pública.Quanto a alternativa (E),não estaria errado se afirmássemos que ética e moral podem servir como parâmetros de avaliação do serviço público.
O PROBLEMA DA QUESTÃO NÃO É A AVALIAÇÃO OBJETIVA DE CONHECIMENTO,MAS A ADEQUAÇÃO DA QUESTÃO A ALGUM CONCEITO ESFECÍFICO,E LIMITADO,ESCOLHIDO PALO AUTOR DA PROVA.
-
Entende-se por moral, um conjunto de regras consideradas válidas para uma maioria absoluta (erro), que valem-se dela para impor conduta ética aos demais cidadãos
-
A questão e os comentários acima ajudam bastante a compreender a real diferença entre ÉTICA e MORAL, que muitas vezes são confundidos.
-
eu nao entendi a parte do "ela NORTEIA os valores eticos da administração publica"
norteia esta com sentido de que?
-
Nortear = direcionar, servir de base
-
COMENTÁRIOS:
O termo moral deriva do latim – mos/mores (do
latino “morales”), e significa COSTUMES. Moral é agir de maneira ética.
Tanto a ética quanto a moral referem-se aos costumes,
indicando regras de comportamento e diretrizes de conduta a serem seguidas. Em
sentido amplo, são palavras sinônimas. Referem-se aos valores que regem a
conduta humana, tendo caráter normativo ou prescritivo.
Encontramos no dicionário Houaiss, várias definições de
moral, entre elas:
• “Conjunto
de valores como a honestidade, a bondade, a virtude etc., considerados
universalmente como norteadores das relações sociais e da conduta dos homens.”
• “Conjunto
das regras, preceitos característicos de determinado grupo social que os
estabelece e defende.”
• “Cada um
dos sistemas variáveis de leis e valores estudados pela ética, caracterizados
por organizarem a vida de múltiplas comunidades humanas, diferenciando e
definindo comportamentos proscritos, desaconselhados, permitidos ou ideais.”
• “Do latim
Moraallis, Mor, Morale – relativos aos costumes.”
• “Parte da
filosofia que estuda o comportamento humano à luz dos valores e prescrições que
regulam a vida das sociedades.
-
Gabarito: Letra C
Prof. Paulo Guimarães (Estratégia Concursos)
- A alternativa A está incorreta porque a moral não se subordina à ética, e nem está necessariamente relacionada às normas constitucionais.
- A alternativa B está incorreta porque a moral não pode ser imposta pela maioria absoluta. Essa função é desempenhada pela norma jurídica.
- A alternativa D está incorreta porque a moral não é a culpada pela flexibilidade ética que muitas vezes observamos no serviço público.
- A alternativa E está incorreta porque ética e moral não se confundem.
-
Não faz sentido pra mim essa assertiva C ser a correta, pois a Ética estuda a moral, e como assim ela norteia a ética, se a própria Ética questiona a moral.
-
GABARITO: C
"No nosso dia-a-dia não fazemos distinção entre ética e moral, usamos as duas palavras como sinônimos. Mas os estudiosos da questão fazem uma distinção entre as duas palavras. Assim, a moral é definida como o conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. A moral é normativa. Enquanto a ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A ética é filosófica e científica."
BONS ESTUDOS!
-
Ética é uma reflexão, tem cunho filosófico, é universal e especulativa.
Moral são ações, costumes e hábitos, é particular e normativa.
-
Ética é uma reflexão, tem cunho filosófico, é universal e especulativa.
Moral são ações, costumes e hábitos, é particular e normativa.
-
Letra c.
a) Errada. A moral não decorre, necessariamente, da lei, mas sim da percepção dos indivíduos acerca de determinados comportamentos. Além disso, a moral não está subordinada à ética.
b) Errada. Não é a maioria absoluta que aceita algo como moral. O conceito em questão é relativo de pessoa para pessoa. Assim, alguém pode considerar que determinada conduta é moral, ao passo que outro indivíduo pode ter entendimento contrário sobre a mesma conduta.
c) Certa. A moral é o conjunto dos costumes e juízos morais de um indivíduo ou de uma sociedade que possui caráter normativo. Desta forma, a moral é mutável e varia de acordo com o desenvolvimento de cada sociedade. Ainda assim, ela norteia os valores éticos na administração pública.
d) Errada. A moral realmente é mais flexível do que a lei, por variar de indivíduo para indivíduo. No entanto, isso não implica em afirmar que a moral possa criar condições para uma ética flexível no atendimento às necessidades básicas da população. A ética é destinada de igual forma a todos, uma vez que possui como objetivo o bem-estar da coletividade.
e) Errada. Apenas a ética pode ser utilizada como base para a padronização de determinados serviços públicos. E isso ocorre na medida em que a ética é universal, enquanto a moral é cultural.
Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi
-
GABARITO: LETRA C
A moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
FONTE: WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR
-
a) A moral não se subordina à ética e nem resulta, necessariamente, de leis. ITEM INCORRETO.
b) A moral não pode ser imposta pela maioria absoluta. Apenas a norma jurídica pode prever esse tipo de obediência. ITEM INCORRETO.
c) ITEM CORRETO.
d) Não podemos afirmar que a moral é responsável pela ética flexível que algumas vezes encontramos em alguns órgãos públicos. ITEM INCORRETO.
e) Ética e moral não se confundem. ITEM INCORRETO.
Resposta: C
-
moRal = pRática
moRal------>Regras
Moral------->Mutável
mOral------>cOstumes