SóProvas


ID
605638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca das metodologias de desenvolvimento de sistemas, julgue
os itens a seguir.

No desenvolvimento em cascata, os passos são ordenados em sequência e executados até a etapa final de teste, mesmo que o cliente esteja insatisfeito com determinado resultado intermediário.

Alternativas
Comentários
  • A etapa final é a de manutenção e é possível sim voltar para um passo anterior mesmo sem atingir o ultimo passo.
  • Entretando, o mesmo autor citado por "Carolina" diz, no parágrafo seguinte: "Por causa dos custos de produção e aprovação dos documentos, as iterações podem ser dispendiosas e envolver significativo retrabalho. Assim, após um pequeno numero de iterações, é normal se congelarem partes do desenvolvimetno, como a especificação, e dar-se continuidade aos estágios posterioes de desenvolvimento. A solução dos problemas fica para mais tarde, ignorada ou programada, quando possível. Esse congelamento prematuro dos requisitos pode significar que o sistema não fará o que o usuário quer. Também pode levar a sistemas mal estruturados, quando os problemas de projeto são contornados por artifícios de programação"

    (SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. 9 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011; pag 21)

  • Ao meu ver, são 3 erros na questão: afirmar que a etapa final é de teste (sendo que é a operação e manutenção do software); afirmar que o software será executado até o final, mesmo que o cliente esteja insatisfeito (pois, de acordo com Sommerville, 8ª edição, os problemas podem sim ser resolvidos, mas os custos são altos); e afirmar que o cliente fica insatisfeito com os resultados intermediários (o modelo cascata não produz resultados intermediários).
  • Para Pressman a etapa final do Cascata é a Implantação, não obstante para Sommerville a referida etapa é a de Operação e Manutenção. Nenhum dos dois trata o Teste como a última etapa do Modelo Clássico.

  • Blz!