-
O Swapping é uma técnica utilizada para gerenciamento de memória. Nesta técnica, um processo é suspenso e todas suas páginas de memória são descarregadas para o disco (swap-out), liberando a memória para que algum outro processo possa executar. Quando o processo suspenso pode voltar para
memória, as páginas do processo são novamente carregadas para a memória (swap-in).
-
A) O swapping, no contexto de memória virtual, pode ser traduzido como "troca de páginas". No contexto de inexistência de páginação, "troca de processos". Um programa pode ser de tamanho maior que a memória principal. No segundo contexto, esse programa deveria ser dividido pelo programador. No primeiro contexto, essa tarefa fica em cargo do sistema operacional e do hardware. Assim, um processo pode executar mesmo tendo
um tamanho maior que a memória principal.
B)A principal função do swapping é permitir um maior grau de multiprogramação.
C)A técnica descrita é a memória virtual.
D) Essa capacidade descrita é "plug and play".
E)Não é mecanismo e a descrição é de memória virtual.
-
a) Swapping possibilita ao sistema operacional e às aplicações o uso de mais memória do que a fisicamente existente em um computador.
* um tamanho maior que a memória principal. (gostei desse comentário, define a memória física)
minha dúvida é: fisicamente ou virtualmente a memória nunca será além das existente em um computador.
-
Apenas complementando, na verdade a capacidade descrita na letra D é chamada de Hot Swapping ou Hot Plugging.
-
Na realidade, swapping dá a ideia de que a memória principal é expandida, de que existe mais memória. Para isso ocorrer necessita-se ocupar o disco. Aquilo que foi ocupado no disco é a parte "estendida" da memória principal. E essa extensão pode ocorrer até o tamanho total do disco. Só que a questão afirma que "possibilita ao sistema operacional e às aplicações o uso de mais memória do que a fisicamente existente em um computador". Ao me ver dizer que pode-se usar mais memória do que "fisicamente" existe está errado. Dá a ideia de que é possível usar mais memória do que existe no computador. Isso não é verdade. Precisaríamos de mais hardware para expandir além do que existe fisicamente.
-
Gabarito: A.
Só não concordo quando o conceito de swapping menciona algo semelhante a "uso de mais memória do que a fisicamente existente em um computador".
A memória virtual possibilita utilização de memória maior do que a RAM, aproveitando o espaço em disco. Mas não é possível utilizar "mais memória do que a fisicamente existente". Se não existe memória, não tem como criá-la.
-
Gabarito A
Swapping
É uma técnica aplicada a gerência de memória, onde o sistema escolhe um programa residente que é levado da memória para o disco (Swapp out), retornando posteriormente para a memória principal com se nada tivesse ocorrido. Quando o programa tiver que ser executado novamente, então ele é novamente carregado para a memória principal (swapp in). Esta operação pode até causar o "swapp out" de um outro programa.
Problemas: Ineficiência em função do tempo gasto em cada carregamento.
Solução: Implementação no Hardware dos computadores para permitir que a relocação seja realizado durante a execução do programa.
Vantagens :
- Maior compartilhamento da memória
- Maior throughput
- Eficiente
Desvantagens :
- Elevados custos das operações de entrada e saída.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Memoria Virtual:
Memória RAM esgotando-se, aproveitaremos então o HD. Essa memória é criada na instalação do SO, em uma área variável do Disco Rígido
As principais características da memória virtual:
• espaço variável e reservado no disco rígido.
• criada na instalação do Sistema Operacional – (Windows, Linux...).
• quando utilizada, o sistema fca extremamente lento.
• pode receber outros nomes: page-fle, paginação, paginada, swap ou memória de troca.
• reserva da memória RAM.
ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.
-
mesma questão. PF escravão 2018.