SóProvas


ID
631303
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Pela metodologia PMBOK, a técnica analítica aplicada na análise da rede de cronograma que calcula as datas teóricas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem considerar quaisquer limitações de recursos, é denominada

Alternativas
Comentários

  • RESPOSTA: LETRA B

    Método do Caminho Crítico (CPM – Critical Path Method) é o método para encontrar entre as atividades do projeto as tarefas que não possuem uma flexibilidade de mudança de datas e que devem ser concluídas dentro de um prazo determinado. As atividades que não possuem um caminho crítico possuem uma folga em seus prazos nas datas de entregas. No final estas atividades podem ser concluídas e geralmente não comprometem o cronograma do projeto em geral.
  • De acordo com livro de "Gerência de Projetos", de Kim Heldman, 5ª edição, O Método do Caminho Crítico (CPM) é uma técnica de análise de rede do cronograma. Calcula o tempo de folga, ou flexibilidade do cronograma, para cada um dos caminhos de rede através do cálculo das datas de início mais cedo, de fim mais cedo, de início mais tarde e de fim mais tarde de cada atividade.
    Abraços!
  • Criação do caminho crítico (O caminho crítico é o caminho mais longo para a finalização do projeto, neste caminho não existem folgas) e corrente critica (caminho crítico restrito por recurso).


    - Folga Livre – Tempo que uma atividade pode atrasar sem atrapalhar outras  atividades

    - Folga Total – Tempo de atraso disponível para não atrasar o projeto.


  • Método da corrente crítica / Critical Chain Method.

    Um método de cronograma que permite que a equipe do projeto crie pulmões (reservas) ao longo de qualquer caminho do cronograma para levar em consideração eventuais recursos limitados e incertezas do projeto.

  • Conforme descrito no item 6.6.2.2 do PMBOK 5ª edição:

    "O método do caminho crítico é um[A] técnica de análise de rede do cronograma calcula as datas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem considerar quaisquer limitações de recursos"

    Fonte: Project management institute, INC. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK) - Pennsylvania, 5ª edição, 2013.

    Resposta: B
  • LETRA B

     

    Q361094 A gestão de projetos pode ser entendida como uma área especializada da Administração, definida por Ricardo Vargas (2002) como “um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminada”. Existem diversas metodologias para gerenciamento de projetos, entre as mais difundidas: d) Critical Path Method - CPM, diretamente relacionada com o planejamento do tempo do projeto, no sentido de minimizar o tempo total de sua duração, utilizando o conceito de caminho crítico.

  • provavelmente a FCC vai mandar calcular o caminho mais cedo e o mais tarde no trt 2

  • Método do caminho critico

    - Calcula tempo de folga, ou flexibilidade do cronograma, para cada um dos caminhos de rede através do cálculo das datas de início mais cedo, de fim mais cedo, de início mais tarde e de fim mais tarde de cada atividade.

    - É um método para cálculo das durações do cronograma que não considera a disponibilidade de recursos.

    - O caminho crítico (CC) de todo o projeto é o percurso completo mais longo. Toda atividade com folga igual a zero é considerada uma tarefa do caminho crítico.

    - O caminho crítico determina a duração mínima que um projeto pode ter;

     Existem dois tipos de folga:

    Folga total: é o tempo que se atrasa o início da tarefa sem prorrogar o término do projeto.

    Folga livre: é o tempo que se pode atrasar o início da tarefa sem prorrogar o início de uma tarefa subsequente.

    Alternativa: B