SóProvas


ID
6412
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A extinção do uso da mão-de-obra escrava no Brasil se deu por um processo lento, com vistas à transição para a formação de um mercado de trabalho livre.___1____, a segunda metade do século XIX é um período marcado pela preocupação de constituição e regulamentação legal do uso do trabalho livre no Brasil. A regulação dessas novas modalidades de uso da mão-de-obra contou com a mediação do Estado (Império), que disciplinava os contornos do trabalho livre. ___2___haja uma inexplicável lacuna na bibliografia do direito do trabalho, as leis de locação e serviços de 1830,1837 e 1879 representam o principal marco na experiência de intervenção estatal na contratação do trabalho livre no Brasil. O período de transição da escravidão ___3___ adoção do trabalho livre é longo. A importação de mão-de-obra européia tem início no ano de 1850, __4__ talvez a primeira experiência na importação de colonos pela firma Vergueiro & Cia. Os colonos eram cativados para o paraíso de terras férteis e abundantes __5__ oferta de trabalho livre e passavam a conviver com a mão-de-obra escrava nas fazendas.

(Sidnei Machado - http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direito/article/ viewPDFInterstitial/1766/1463)

assinale a opção que preenche orretamente as lacunas do texto

Alternativas
Comentários
  • A chave para a resolução dessa questão é a conjunção Conquanto que é concessiva, ou seja, apresenta ideia oposta em relação à Or principal. (= embora)
  • Discordo do colega abaixo: a chave da questão está em se identificar corretamente a primeira conjunção, que não poderia ser outra senão "por isso", já que a relação entre os dois períodos é de causalidade.
  • Preposição para

     Segundo Câmara Júnior (1975: 179, 180) a preposição para marcava, inicialmente, "um percurso com direção definida", passando, em português, a marcar a noção de chegada e permanência – ir para Paris – opondo-se a preposição a, com o significado geral de direção – ir a Paris. Já Cunha (2001), destaca a predominância da idéia de direção enquanto em a predomina a idéia de término do movimento. Bechara (1999: 317) simplifica: a preposição para indica direção com a idéia acessória de demora ou destino – Foi para Europa.

  • Conquanto haja + Ainda que haja/ mesmo que haja/ Embora haja

    A conjunção Conquanto é a única que reforça a ideia de concessão, combinando dcom o verbo haver.
  • Correta, B

    Os colonos eram cativados para o paraíso de terras férteis e abundantes __5__ oferta de trabalho livre e passavam a conviver com a mão-de-obra escrava nas fazendas.

    Quem é cativado, é cativado POR (pela) alguma coisa.

    Logo, assertiva B correta.