SóProvas


ID
645178
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O algoritmo que, além de realizar a substituição de páginas, também estabelece um tempo máximo que cada página pode permanecer ativa na memória, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Working set: é o conjunto de páginas referenciadas por ele durante determinado intervalo de tempo, ou seja, é o conjunto de páginas constantemente referenciada pelo processo devendo permanecer na memória principal para que execute de forma eficiênte, evitando a elevada taxa de paginação (thrashing).
  • Correta: Letra D

    Working Set é um conceito formulado por Peter Denning e surgiu com o objetivo de reduzir o problema do trashing (excessiva transferência entre a memória principal e a memória secundária), e está relacionado ao princípio da localidade.

    O conceito de Working Set é definido como sendo o conjunto das páginas referenciadas por um processo durante um determinado intervalo de tempo.

    Fonte: Livro de Arquitetura de Sistemas Operacionais - Francis Berenger Machado e Luiz Paulo Maia - 4ª Edição
  • Só tem um problema nessa questão...
    Working Set é um conjunto, e não um algoritmo.

    o Working Set também não define tempo algum. 

    Alguem sabe se houve algum tipo de recursos contra esta questão?
  • Concordo plenamente contigo, Bernardo.
  • O WS é um algorítmo sim:

    Algoritmo de substituição de páginas WS
      O algoritmo WS (Working Set) possui a mesma política do LRU. No entanto, este algoritmo não  realiza apenas a substituição de páginas ele também estabelece um tempo máximo que cada página  pode permanecer ativa na memória. Assim, toda página que tem seu tempo de permanência  esgotado ela é retirada da memória. Portanto, o número de páginas ativas é variável. O WS  assegura que as páginas pertencentes ao working set processo permanecerão ativas em memória

    Fonte: http://www.riopomba.ifsudestemg.edu.br/dcc/dcc/materiais/58613113_AULA15-AlgoritmosdeSubstitui%C3%A7%C3%A3odeP%C3%A1ginas.pdf
  • Basicamente é uma especialização da pré-paginação, mantendo na memória um conjunto de páginas que foi referenciado em um intervalo de tempo determinado.
    No caso do processo sofrer swap, somente as páginas do WS serão carregadas no futuro.


    Na substituição de páginas seu objetivo é encontrar uma página que não esteja presente no conjunto de trabalho e removê-la da memória.

     

    Gabarito: D