SóProvas


ID
65038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da política, do planejamento e das técnicas de
preservação, conservação e restauração de documentos
arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

O depósito de arquivo deve privilegiar o uso de luz natural, que auxilia na conservação dos documentos em suporte papel.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.É RECOMENDADO :-proteger os documentos e suas embalagens da incidência direta de luz solar, por meio de filtros,persianas ou cortinas;-monitorar os níveis de luminosidade, em especial das radiações ultravioleta;;)
  • Questão errada.Deve-se evitar a exposição de documentos à luz, pois a luminosidade é um dos fatores mais agravantes no processo de degradação dos papéis.
  • Deve-se eveitar Luz natural, lâmpadas fluorecentes, xerox dos documentos e flash de câmeras fotográficas.
  • ERRADA!

    Complementando com outra questão:

    (CESPE - 2009 - DPF - Escrivão da Polícia Federal Disciplina: Arquivologia) A luz solar, o ar seco, a elevada umidade, o mofo, as grandes variações de temperatura e a poeira são, a médio e longo prazos, prejudiciais à conservação dos documentos. C

     

  • ERRADO

    Segundo o Arquivo Nacional:

    '' A luz do dia (natural) deve ser abolida na área de armazenamento, porque enfraquece o papel. A própria luz artificial deve ser usada com cuidado.

    [...]

    Evite cópias xerox de documentos. A luz ultravioleta causa danos cumulativos irreversíveis e o manuseio provoca dobras e rasgos nas lombadas.''

    Força!

  • "Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas":

    "Toda fonte de luz, seja ela natural ou artificial, emite radiação nociva aos materiais de acervos, provocando consideráveis danos através da oxidação.

    O papel se torna frágil, quebradiço, amarelecido, escurecido. As tintas desbotam ou mudam de cor, alterando a legibilidade dos documentos textuais, dos iconográficos e das encadernações.

    O componente da luz que mais merece atenção é a radiação ultravioleta (UV). Qualquer exposição à luz, mesmo que por pouco tempo, é nociva e o dano é cumulativo e irreversível. A luz pode ser de origem natural (sol) e artificial, proveniente de lâmpadas incandescentes (tungstênio) e fluorescentes (vapor de mercúrio). Deve-se evitar a luz natural e as lâmpadas fluorescentes, que são fontes geradoras de UV."

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf (pág 15)