A ancilostomíase (amarelão) é causada por dois
nematódeos (Ancylostoma duodenale e Necator
americanus) e sua transmissão acontece, principalmente, pela penetração ativa no corpo de larvas dos vermes citados anteriormente, encontradas no solo contaminado. A ascaridíase é causada pelo nematódeo Ascaris lumbricoides (lombriga) e seu contágio ocorre pela ingestão de água
ou alimentos contaminados por ovos embrionados
desse parasita.
Os nemaltelmintos eram tratados antigamente como uma classe dentro de filo maior, denominado Aschelminthes. Atualmente não se consideram mais os asquelmintos como um filo verdadeiro, mas apenas um termo genérico sem valor científico. Os nematelmintos possuem corpo cilíndrico, recoberto por uma cutícula resistente, com simetria bilateral. Numerosas espécies apresentam vida livre, porém muitas são parasitas de plantas e animais.
Os nematóideos possuem dois nervos (dorsal e ventral) longitudinais que correm o corpo do animal. Não há sistema circulatório ou respiratório. Possuem sistema digestivo completo e digestão extracelular. A respiração é anaeróbica. Todos apresentam sexos separados.
Algumas espécies parasitam o ser humano: Ascaris lumbricoides, Necator americanus, Enterobius vermiculares, Ancylostoma duodenale , por exemplo.
Ancylostoma duodenale
Ancilóstomo. Seu nome científico é Ancylostoma duodenale. Esse verme possui aproximadamente 15 milímetros de comprimento. Alimenta-se do sangue da parede do intestino humano, ali permanecendo fixo.
Acima a figura mostra os ganchos da cavidade bucal com os quais o verme se prende à parede do intestino e ao lado o ovo com o embrião.
Sintomas
Ao contrair Amarelão ou Ancilostomose, a pessoa contaminada se enfraquece e pode ter anemia, pois ocorre hemorragia nas feridas da parede intestinal.
Amarelão- é uma doença causada por vermes que deixa a pele amarelada, provocando anemia e fraqueza generalizada. Essa doença é causada pelo verme Ancylostoma duodenale ou Necatur americanus. Pode ser evitada com o uso de calçados e evitar o contato com o chão, pois ela entra no organismo através dos pés e em alguns casos das nádegas e costas.
A ascaridíase - é causada pelo nematódeo Ascaris lumbricoides (lombriga) e seu contágio ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados por ovos embrionados desse parasita. o ciclo de vida do agente causador é igual ao da lombriga (Ascaris lumbricoides), com a diferença de que as larvas do amarelão penetram ativamente no corpo do hospedeiro.