SóProvas


ID
65647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de treinamento de pessoal, julgue os próximos itens.

A taxonomia do domínio cognitivo tem como princípio organizador da hierarquia o grau de internalização dos conhecimentos.

Alternativas
Comentários
  • Será que alguém poderia comentar esta questão?Estou um pouco confusa, pois alguns autores como Howard Rotterdam alertam para o uso da palavra "hierarquia" no trabalho de Bloom. Para ele, os objetivos de conhecimento não formam uma hierarquia visto que, por exemplo, tarefas de avaliação não têm valor mais alto que tarefas de aplicação. Cada elemento da taxonomia tem seus próprios objetivos e valores. Já para outros autores existe uma hierarquia. Até mesmo porque TAXONOMIA é todo sistema de classificação que possua três características: (a) cumulatividade, (b) hierarquia e (c) eixo comum.Ou será que o erro da questão está em dizer que o princípio organizador da hierarquia é o grau de internalização dos conhecimentos??????Só para lembrar:Normalmente, quem fala em Taxonomia do Domínio Cognitivo, refere-se a Taxonomia de Bloom. Ele teve um trabalho intitulado "Taxonomia e Objetivos no Domínio Cognitivo" que foi o primeiro a ser publicado (1956).
  • Benjamin Bloom e seus colegas criaram uma divisão de objetivos educacionais em 3 partes:COGNITICVA: objetivos que enfatizam relembrar ou reporduzir algo que foi aprendido, ou que envolvem a resolução de alguma atividade intelectual para a qual o indivíduo tem que determinar o problema essencial, então reorganizar o material ou combinar ideiais, métodos ou procedimentos previamente aprendidos.AFETIVA: objetivos que enfatizam o sentimento, emoção ou grau de aceitação ou rejeição. Tais objetivos são expressos como interesses, atitudes ou valores.PSICOMOTORAS: objetivos que enfatizam alguma habilidade muscular ou motoraO domínio COGNITIVO é dentre estes três, o mais frequentemente usado e, de acordo com a taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom, os seis níveis do domínio (HIERARQUIA) cognitivo são:AVALIAÇÃO - SÍNTESE - ANÁLISE - APLICAÇÃO - COMPREENSÃO - CONHECIMENTO. Os processos caracterizados pela taxonomia devem representar resultados de aprendizagem, ou seja, cada categoria taxonômica representa o que o indivíduo aprende, não aquilo que ele já sabe, assimilado do seu contexto familiar ou cultural.Os processos são cumulativos, uma categoria cognitiva depende da anterior e, por sua vez, dá suporte à seguinte. As referidas categorias são organizadas num gradiente em termos de complexidade dos processos mentais.FONTE: http://penta2.ufrgs.br/edu/bloom/teobloom.htm
  • A questão mistura definições de taxonomia dos objetivos educacionais com Domínio Cognitivo, esse é motivo de estar incorreta.

    A taxonomia dos objetivos educacionais, também popularizada como taxonomia de Bloom, é uma estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais. Foi resultado do trabalho de uma comissão multidisplinar de especialistas de várias universidades dos EUA, liderada por Benjamin S. Bloom, na década de 1950. A classificação proposta por Bloom dividiu as possibilidades de aprendizagem em três grandes domínios:
    - o cognitivo, abrangendo a aprendizagem intelectual;
    - o afetivo, abrangendo os aspectos de sensibilização e gradação de valores;
    - o psicomotor, abrangendo as habilidades de execução de tarefas que envolvem o organismo muscular.

    Cada um destes domínios tem diversos níveis de profundidade de aprendizado. Por isso a classificação de Bloom é denominada hierarquia: cada nível é mais complexo e mais específico que o anterior. O terceiro domínio não foi terminado, e apenas o primeiro foi implementado em sua totalidade.


    Domínio cognitivo

    As habilidades no domínio cognitivo tratam de conhecimento, compreensão e o pensar sobre um problema ou fato.
    • Conhecimento:memorização de fatos específicos, de padrões de procedimento e de conceitos.
    • Compreensão:imprime significado, traduz, interpreta problemas, instruções, e os extrapola.
    • Aplicação:utiliza o aprendizado em novas situações.
    • Análise:de elementos, de relações e de princípios de organização
    • Síntese:estabelece padrões
    • Avaliação:julga com base em evidência interna ou em critérios externos


  • O questão está errada, pois no domínio cognitivo, o princípio organizador é a complexidade dos processos intelectuais. Está embaralhando a "hierarquia".

    Bloom et al. (1972a, 1972b) elaboraram uma taxonomia para cada um dos domínios de aprendizagem existentes, quais sejam: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor. Segundo Rodrigues Jr. (2006), taxonomia é um termo de origem grega que significa uma estrutura de sucessão fixa. Em uma taxonomia deve existir um sentido de hierarquia, apresentando sequência (eixo comum) e cumulatividade entre os níveis propostos. As taxonomias devem representar resultados de aprendizagem, sendo que, categorias de resultados de aprendizagem mais complexas dependem das mais simples para ocorrerem. Segundo o referido autor, cada taxonomia deve orientar-se por um princípio ordenador de categorias, ou seja, todas as categorias devem fazer parte de um mesmo continuum. No domínio cognitivo, o princípio organizador é a complexidade dos processos intelectuais; no afetivo, é a internalização de atitudes e valores; e no psicomotor, é a automatização de movimentos.

    FONTE:
    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172010000200003
  •  No domínio cognitivo, o princípio organizador é a complexidade dos processos intelectuais;

    no afetivo, é a internalização de atitudes e valores;

    e no psicomotor, é a automatização de movimentos.