-
A comuniçao humana só existe realmente, quando se estabelece entre duas ou mais pessoas um contato psicológico.
-
LETRA D - FALSA!
O Processo de comunicação tem os seguintes objetivos:
1. CONSUMATÓRIA – tem como fim exclusivo a troca com o outro, como um sujeito, a quem se vai ao encontro e com quem se deseja falar. Pode ser "falar por falar", ou a necessidade de comunicar ao outro seu universo pessoal. É sempre espontânea.
2. INSTRUMENTAL – sempre utilitária e com segundas intenções.
- A troca com o outro é procurada, preparada e estabelecida para fins de manipulação, mais ou menos confiscável. Exemplo: mensagens publicitárias, "slogans" de propaganda política.
- O outro é percebido como um objeto a explorar, a seduzir ou enganar, com o objetivo de assegurar certos ganhos e satisfazer alguns interesses. Há um objetivo a ser explorado.
BONS ESTUDOS! =)
-
Letra a.
(...) Há uma equação entre a integração de um grupo, a solidariedade interpessoal de seus membros e a satisfação em grupo e pelo grupo das necessidades de inclusão, de controle e de afeição de seus membros. A Gênese de um grupo e sua dinâmica são determinadas, pelo grau de Autenticidade das comunicações que se iniciam e se estabelecem entre membros. Já se aceita como um dado de realidade que somente em um clima de grupo em que as comunicações são abertas e autênticas, as necessidades interpessoais podem encontrar satisfações adequadas. Lewin teve o grande mérito de, a partir desta descoberta, orientar suas próprias pesquisas no M.I.T. para a comunicação humana. Desde então os teóricos e os práticos da dinâmica de grupos não cessaram de orientar sistematicamente seus trabalhos e suas observações sobre este problema a fim de conhecê-lo de modo sempre mais científico. Graças a este esforço combinado e prolongado, os dados adquiridos são numerosos. Todos têm centrado o estudo sobre expressão de si na troca com o outro: como comunicar com o outro para que o diálogo se estabeleça. Eis os dados:
A explicação científica da natureza da comunicação humana data das descobertas da cibernética. Foi no M.I.T. que elas se realizaram em estrita colaboração com o Research Center for Group dynamics. Haviam sido iniciados quando Lewin ainda vivia e prosseguiram após sua morte com a ajuda de um dos mais dedicados de seus discípulos. A. Bavelas. Pouco a pouco tornou-se possível definir o que é, essencialmente, a comunicação humana. Ela só existe realmente, quando se estabelece entre duas ou mais pessoas um contato psicológico. Não é suficiente que o desejo de comunicação se falem, se escutem ou mesmo se compreendam. É preciso mais. A comunicação humana entre elas existirá quando e todo o tempo em que conseguirem se reencontrar.
-
Precisa estudar ADM ou PSICO para saber?
-
A comunicação humana só existe realmente quando se estabelece entre duas ou mais
pessoas um contato psicológico. Não é suficiente que as pessoas se falem, se escutem ou
mesmo se compreendam... é necessário mais. Sendo assim, a comunicação acontece quando
as pessoas conseguem se encontrar ou reencontrar.
Condições para uma comunicação eficaz. Para que ocorra uma comunicação eficaz deve-se ter um contato psicológico,
comunicação expressiva, comunicação consumatória, comunicação de pessoa a pessoa.
http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/HEGrckOmHhph1CQ_2013-4-17-15-13-20.pdf
-
Que viagem essa A, oxe...
-
Acho que nesse item A ele queria dizer Empatia.
-
Só dá pra acertar pois B, C e D são muito incorretas. Na verdade, a letra A não usa corretamente o conceito de "contato psicológico", muito menos "profundidade". Concordo com a colega, o examinador quis dizer empatia.
-
Questão horrível dessa Banca
Como assim:
quanto mais o contato psicológico se estabelece em profundidade entre duas ou mais pessoas, maior será a eficácia da comunicação.
Só for para consultar um médico, só pode!
-
O conceito da letra a) é o RAPPORT.
-
Pessoal, antes de critiar a banca, olhem para que cargo foi a prova.
Foi para psicólogo. Logo, nada mais natural do que a abordagem pedida.
E o colega abaixo foi muito feliz trazendo o conceito de Rapport. Parabéns.
-
Não concordo com o gabarito, pois o contrato psicológico são as expectativas não colocadas no contrato formal quando o funcionário ingressa na organização. Assim, quanto maior essas expectativas, quanto mais densas e profundas, maior a chance de quebra desse contrato.