SóProvas


ID
695560
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Atenção: As questões de números 43 a 46 referem-se à UML.

O Diagrama de Caso de Uso NÃO tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • A letra a) está correta visto que a descrição dos casos de uso é objetivo do diagrama de casos de uso.
    letra b) acredito que o erro da letra b é dizer que é objetivo do sistema: especificar um conjunto de exigências de como o sistema deve fazer.
    o diagrama de casos de uso não diz como fazer e sim o que fazer, haja vista que não é voltado a uma implementação específica.
    letra c) está correta o diagrama de casos de uso tem como um de seus principais objetivos ser um elo de comunicação entre
    analistas/projetistas e usuários, facilitando o entendimento de como o sistema deverá funcionar
    letra d) está correta, os atores se relacionam com casos de uso, por exemplo: o ator cliente se relaciona com o caso de uso comprar produto
    letra e) está correta, temos por exemplo os relacionamentos de dependência entre casos de uso, como inclusão e extensão
  • Apenas complementando...

    Para representar interfaces externas fornecidas / requeridas é necessário utilizar um diagrama estrutural como:
    • Diagrama de Classes
    • Componentes
    • Pacotes
    • Estrutura composta

    Diagrama de caso de uso é um diagrama comportamental
  • Discordo do colega acima, tendo em vista o seguinte entendimento:

    O diagrama de casos de uso é um diagrama que mostra atores, casos de uso e seus relacionamentos.
    A especificação de caso de uso descreve os cenários do caso de uso.
    O modelo de casos de uso abrange os dois acima, juntamente com suas regras de negócio, mensagens e outros requisitos(não funcionais, quando cabíveis).

    Portanto acredito que a letra a) está errada pois não é atribuição do "Diagrama" associar uma narrativa de texto ao caso de uso.

  • Eu concordo com o Gunter Amorim.
    Eu tive a mesma conclusão. Diagrama != Narrativas textuais.
    Porém, a expressão "como" da alternativa B deixa aquela dúvida no ar.
  • tambem concordo com o colega. pois "narrativas de texto" é na especificação e não no diagrama.
  • Acredito que o que a questão quis dizer com a associação de narrativas textuais ao diagrama de caso de uso se deve ao fato do modelo de caso de uso abstrair textos, usando ícones, facilitando, assim, a interpretação da funcionalidade. Isso se dá porque com textos não há semântica. 
  • Também fiquei com essa dúvida, uma vez que no diagrama não há a descrição textual.
    Errei a questão, porque acabei associando às etapas da engenharia de requisitos, onde na etapa de elaboração seria construído somente o diagrama de caso de uso com os atores e casos de uso, a fim de validar com o cliente o conhecimento obtido durante a elicitação dos requisitos.
    Somente após a validação e negociação com o cliente é que de fato a especificação do caso de uso é feita, com a descrição textual de como o sistema deve se comportar.
    Concordo que a expressão como o sistema deve fazer na alternativa B, invalida a questão. Mas, na minha opinião, a letra A também não está correta.
  • Pessoal, lembrem: isso é FCC, ou seja,  vocês devem escolher entre a mais errada ou mais certa, infelizmente.
  • Posso estar errado mas caso de uso é algo mais alto nível, portando creio que mostra o que fazer e não como fazer.. por isso a letra b estaria errado a respeito do assunto e correto na questão.

  • O que a alternativa A quis dizer é simplesmente que você atribui à descrição do diagrama de caso de uso a narrativa de texto, como normalmente utilizá-se descrições curtas acabamos não atentando para isso, mas usamos descrições que remetam à narrativa do caso de uso, e foi isso que a alternativa expôs, corretamente.

  • a) Esta correta, segundo Martin Fowler os Casos de Uso servem para descrever as interações típicas entre os usuários de um sistema e o próprio sistema, fornecendo uma narrativa sobre como o sistema é utilizado. Dessa forma, as narrativas são associadas sim ao CSU.

    b) Está errada, segundo Martin Fowler, cada passo em um caso de uso é um elemento da interação entre um ator e o sistema. O passo deve mostrar a intenção do ator e não os mecanismos do que o ator faz. Consequentemente, você não descreve a interface com o usuário no caso de uso. Na verdade, a escrita do caso de uso normalmente precede o projeto da interface com o usuário, nas etapas posteriores do desenvolvimento.

    as demais alternativas acredito que seja claro a percepção de estarem corretas.