SóProvas


ID
70039
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São mecanismos físicos envolvidos na produção dos efeitos não-térmicos do ultrassom, além das correntes acústicas, a

Alternativas
Comentários
  • cavitação, correntes acusticas e ondas estacionarias sao mecanismos fisicos presentes nos efeitos nao termicos do ultrassom.
  • Existem muitas situações em que o US produz efeitos físicos, sem envolvimento de uma temperatura significativa. Supõe-se que alguns mecanismos físicos estão envolvidos na produção destes efeitos atérmicos, como cavitação, correntes acústicas e ondas estacionárias (LOW & REED, 2001; TAYLOR et al., 2004).
  • Resposta: letra E

    Referência: Eletroterapia Prática Baseada em Evidência.

    a) A rotação de dipolos e distorção molecular ocorrem com a utilização de microondas gerando o aquecimento dos tecidos.
    Ultra-som.
    Os mecanismos físicos que parecem estar envolvidos na produção desses efeitos não-térmicos são um ou mais dentre estes: cavitação, correntes acústicas e ondas estacionadas.
    Cavitação:
    O ultra-som pode causar a formação de bolhas ou cavidades comdimensões de micrômetros em fluidos contendo gases. Dependendo da amplitude de pressão da energia, as bolhas resultantes podem ser úteis ou perigosas. Amplitudes de baixa pressão resultam na formação de bolhas que vibram até um grau em que são produzidas alterações reversíveis na permeabilidade das membranas celulares perto do evento cavitacional.
    Correntes acústicas
    Referem-se ao movimento unidirecional do fluido em um campo de ultrasom. Desenvolvem-se gradientes de alta velocidade perto das fronteiras entre os fluidos e estruturas como células, bolhas e fibras de tecidos.
    Ondas estacionárias
    Quando uma onda de ultra-som atinge a interface entre dois tecidos com impedâncias acústicas diferentes (por ex., osso e músculo), ocorre reflexão de uma porcentagem da onda. As ondas refletidas podem interagir com as ondas incidentes que estão chegando para formar um campo de ondas estacionárias.