SóProvas


ID
706756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de macroeconomia, julgue os itens subsequentes.

Qualquer variável — excetuando-se o nível de preços — que desloque a curva IS ou a curva LM também deslocará a curva de demanda agregada.

Alternativas
Comentários
  • Raciocinei da seguinte forma:

    No gráfico IS-LM, a reta horizontal representa o PIB (demanda agrega).
    Se trabalharmos EXCLUSIVAMENTE com apenas uma das curvas, consequentemente a DA irá se deslocar, a depender da forma que trabalhamos.
    Se trabalharmos com as duas AO MESMO TEMPO, não conseguiriamos afirmar isso, pois a combinação de ambas poderia resultar em neutralidade, não deslocando a DA.
    Só não entendi a parte dos preços, se alguém puder explicar.
  • Em geral, a curva da demanda tem inclinação negativa, pois quanto maior o preço, menor será a quantidade demandada. A exceção à regra é chamado bem de GIFFEN. Nele, preço e quantidade "andam" na mesmo direção.
    Cinco fatores alteram a quantidade demandada de um bem. São eles:
    - preço do bem;
    - renda;
    - preços dos produtos relacionados;
    - gosto e
    - expectativas.
    Alguns autores assumem que a quantidade de compradores também altera a demanda.
    Todos os itens acima provocam um deslocamento DA curva da demanda. A exceção desta regra é a mudança no preço do bem, que provoca um deslocamento NA curva da demanda.
    Portanto a questão está correta ao afirmar que exceto o nível de preço, todos as outras variáveis deslocam a currva da demanda.
  • E se tratar de uma Demanda Inelástica? acredito que poderá ocorrer situações que não afetaram a curva da demanda...
     

  • RESPOSTA: Certo

    Em primeiro lugar, cumpre advertir que não se deve confundir a curva de demanda de um produto, que se estuda em microeconomia, com a curva de demanda agregada da macroeconomia. 

    Feita essa advertência inicial, observe que o enunciado cita a curva de demanda agregada, que é a representação gráfica da relação entre o nível de preços agregado e o produto agregado. Decorre, então, que uma alteração no nível de preços não provoca o deslocamento da curva de demanda agregada, mas implica uma alteração ao longo da curva. Isto explica por que o enunciado excluiu a variável "nível de preços", uma vez que ela não desloca a curva de demanda agregada.

    Sem aprofundar demasiadamente o assunto, sabe-se que a curva IS (investment saving) é deslocada por meio da variação de G (gastos do governo), de T(tributos), de X(exportações), de M(importações), de C(consumo) e de I(investimento). Essas variações provocam o deslocamento da curva de demanda agregada também. A curva LM (liquidity money), por sua vez, é deslocada por alterações na oferta e na demanda de moeda, as quais afetam a demanda agregada. Em conclusão, as políticas fiscal e monetária deslocam as curvas IS e LM e, igualmente, a curva de demanda agregada.
  • Não entendi a parte "excetuando-se o nível de preços".

    Alterações no nível de preços não deslocam a curva. Há mudança na quantidade demandada, com deslocamento AO LONGO da curva de demanda.