O protocolo OAI-PMH possui seis verbos. Para cada verbo, apresenta-se uma ou mais requisições.
Identify: Este verbo é utilizado para recuperar informações que descrevem o repositório. Algumas informações retornadas são obrigatórias, como parte da especificação do protocolo. Os repositórios também podem utilizar o verbo Identify para retornar informações adicionais, que complementam a descrição dos mesmos.
ListMetadataFormats: Este verbo é utilizado para listar os padrões de metadados suportados pelo repositório. Destaca-se a obrigatoriedade da implementação do formato Dublin Core. Opcionalmente, pode-se acrescentar o identificador de um objeto como argumento, para listar os padrões de metadados suportados pelo objeto em particular.
ListRecords: Este verbo é utilizado para a coleta de metadados em um repositório. Através de argumentos opcionais, pode-se realizar coletas seletivas, baseadas em data ou em conjuntos. Dependendo do repositório, o cabeçalho retornado para um objeto pode conter o atributo status como “deleted”, se este objeto tiver sido removido do repositório. Nenhum metadado será retornado para objetos com o estado removido.
ListIdentifiers: Este verbo é uma versão abreviada do verbo ListRecords, que retorna apenas os cabeçalhos dos objetos. Através de argumentos opcionais, pode-se realizar coletas seletivas de metadados, baseada em data ou em conjuntos. Dependendo do repositório, o cabeçalho retornado de um objeto pode conter o atributo status como “deleted”, se este objeto tiver sido removido do repositório. Nenhum metadado será retornado para objetos com o estado removido.
GetRecord: Este verbo é utilizado para recuperar os metadados de um objeto individial do repositório. Os argumentos obrigatórios devem especificar o identificador do objeto e o padrão de metadados que se deseja recuperar.
ListSets: Este verbo lista os conjuntos de um repositório (também conhecido como árvore de assuntos ou hierarquia do repositório), útil para a coleta seletiva de metadados.