SóProvas


ID
730225
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma instalação de bombeamento de água no sertão utiliza continuamente um sistema denominado carneiro hidráulico.
Considere as seguintes afirmações relativas ao carneiro hidráulico:

I. Um sistema biela-manivela que se move na horizontal, onde o volante (situado no plano horizontal) é deslocado por um carneiro que se move em círculos. O volante aciona a biela, que tem em sua extremidade um pistão que, pelo movimento alternado, move o fluido em questão.

II. Um sistema constituído de válvulas e um pulmão, que permite a captação do fluido ao pé da queda, movimentando-o através de uma tubulação, utilizando apenas o desnível entre a queda de água e um reservatório.

III. Um sistema que é acionado por um motor elétrico ou à combustão, o qual executa um movimento alternado do pistão bombeando a água.

IV. É um sistema com rendimento superior a 50%.

V. É um sistema de rendimento não superior a 50%.

VI. Necessita de grandes vazões de água frente à capacidade de bombeamento.

VII. Não requer grandes vazões de água.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O carneiro hidráulico, também chamado bomba de aríete hidráulico. Foi inventado em 1796 pelo cientista francês Jacques E. Montgolfier e trata-se de um aparelho muito simples e de grande utilidade para o abastecimento de água podendo ser definido como uma máquina de elevação de água com energia própria. O aparelho é instalado em nível inferior ao do manancial. A água que chega ao carneiro hidráulico inicialmente sai por uma válvula de descarga, até o momento em que é atingida uma certa velocidade elevada. No momento em que atinge uma velocidade elevada, a válvula de descarga fecha-se repentinamente (“Golpe de Aríete”), ocasionando uma sobrepressão que possibilita, automaticamente, a elevação de uma parcela de água que nele penetra a uma altura superior à aquela de onde a água proveio, sem necessitar do auxílio de qualquer força motriz externa, bastando para isso que se tenha uma pequena queda hidráulica.

    Além de ser uma máquina simples, robusta e barata, funciona ao mesmo tempo aproveitando a queda d’água e elevando uma fração desta; Apresenta rendimento ( R ) relativamente elevado, podendo variar, na maioria dos casos, de 50 % a 80 % (a alternativa V está equivocada, uma vez que o rendimento depende da relação entre altura de recalque e desnível, podendo sim apresentar rendimento maior que 50 %. Deve ter sido elaborada com base na wikipedia) ; Os gastos com manunteção são praticamente desprezíveis; Trabalha dia e noite (24h/dia), sem qualquer energia externa, exceto a da própria queda d’água.