SóProvas


ID
734098
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a alternativa correta, quanto à Literatura Brasileira.

Alternativas
Comentários
  • D

  • Das características do simbolismo temos: a espiritualidade, a subjetividade (por isso é também chamado de decadentismo, pois retorna aos sentimentos), e a valorização do místico, do transcendentalismo, da metafísica, ou seja, valoriza aspectos interiores e pouco conhecidos da alma e da mente humana.

  • A) No final do séc. XIX e início do séc. XX, três tendências literárias caminhavam paralelas: o Romantismo, o Simbolismo e o Pré-Modernismo. FALSO -> Romantismo = 1836-1881; Simbolismo = 1890; Pré-modernismo = 1902-1920

    B) Em Os Lusíadas, o herói Bartolomeu Dias canta as glórias daqueles que conquistaram as Índias e edificaram o Império Português no Oriente. FALSO -> O herói abordado por Camões foi Vasco da Gama.

    C) No romance naturalista, o narrador não interfere na ação nem faz um julgamento das personagens: ele se limita a uma descrição objetiva da realidade. -> Não sei justificar kkk sei dizer que no naturalismo se verificaram os romances de tese, isto é, uma obra com finalidade em demonstrar e comprovar uma dada teoria científica.

    D) O Simbolismo, por ser um movimento antilógico e antirracional, valoriza os aspectos interiores e pouco conhecidos da alma e da mente humana. CORRETO

    E) Os escritores brasileiros do Arcadismo se rebelaram contra as rígidas normas da tradição clássica e apresentaram em suas obras aspectos totalmente diferentes daqueles preconizados pelas academias literárias. FALSO -> Lembrar que o Arcadismo também é chamado de Neoclassicismo pode ajudar. Eles buscavam retorno aos moldes greco-latinos e no princípio da racionalidade, ou seja, justamente o academicismo.

    Força, guerreiros! Brasil!

  • olha! a letra C também está certa, pq de fato os autores naturalistas possuem uma caracteristica comum ao realismo de serem impessoais na escrita.

  • Os Lusíadas = obra de Camões (classicismo)