SóProvas


ID
746902
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Fatores causais estranhos são variáveis que podem afetar a variável dependente e devem ser controlados de alguma maneira para estabelecer um retrato claro do efeito da variável manipulada sobre a variável dependente. Fatores causais estranhos são normalmente rotulados de variáveis estranhas ou confusas, porque confundem a condição de tratamento, tornando impossível determinar se as mudanças na variável dependente são devidas unicamente às condições de tratamento.
(MCDANIEL, Carl e Roger GATES. Pesquisa de Marketing. São Paulo:Thomson, pág. 243)

Considerando as ideias do texto acima, analise as proposições abaixo, referentes ao efeito de variáveis estranhas na avaliação de programas governamentais:

1. Uma das maneiras de controlar o efeito de variáveis estranhas na avaliação de programas governamentais é o controle estatístico, ajustando estatisticamente o valor da variável dependente em cada condição de tratamento .

2. Uma das formas de manifestação das variáveis estranhas na avaliação de programas é decorrente do chamado viés de seleção, quando o grupo experimental é sistematicamente diferente da população ou do grupo de controle, ou seja, os grupos escolhidos para participar do experimento são fundamentalmente diferentes.

3. A mortalidade experimental é uma forma de controle do efeito das variáveis estranhas na avaliação de políticas públicas, permitindo que a perda natural de unidades de teste compense as distorções causadas pela perda de unidades de observação.

4. Um fator estranho que incide sobre os experimentos realizados na avaliação de programas governamentais decorre de erros de medição ao longo do tempo, que podem ser compensados pela aleatorização dos participantes entre os diferentes grupos que participam do experimento.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Comentário Extra >  Exemplo, se o examinador deseja verificar se a renda interfere na corrupção, a renda é a variável independente, a corrupção a dependente. Outros fatores que podem influenciar a corrupção e que não são consideradas no estudo podem ser a religião, a cultura política, a participação do Estado na economia, etc. Estas são as variáveis estranhas.