SóProvas


ID
762139
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Nos sistemas operacionais Linux, a alteração da informação de propriedade de um arquivo para um determinado grupo ou usuário é possível por meio do utilitário

Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    CHange OWNer, alterar proprietário.
  • Letra E.

    O comando chown da shell de um sistema operativo do tipo Unix (como é o caso o GNU/Linux) é usado para alterar o dono de um determinado ficheiro. O comando significa change owner (mudar o dono) e é usado da seguinte forma:

    chown utilizador ficheiro

    É de notar que, este comando é reservado apenas para o super-utilizador root ou outros administradores.
    Pode ainda ser utilizador para mudar o grupo. Para tal, deve ser precedido por ".". Todos os utilizadores têm permissão para executar o comando chgrp. Exemplo da sua utilização de forma recursiva:

     chown -R utilizador.grupo /home/utilizador

    Fonte: wikipédia.
  • $> Comando chown:
    Descrição – O comando chown é usado para alterar o dono de um determinado ficheiro. O comando significa change owner (mudar o dono).
    Exemplo – chown usuario arquivo
    Observação – Também pode ser usado para setar o grupo, como no exemplo abaixo:
    chown -R usuario.grupo /home/usuario, onde -R = Recursivo
  • Comando chown No Linux, todos os arquivos são de propriedade de um usuário específico. O comando chown permite que você mude ou transfira a propriedade de um arquivo para um nome de usuário específico. Por exemplo, o comando chown linuxuser2 file.ext vai fazer com que o linuxuser2 seja o proprietário do file.ext.