SóProvas


ID
762283
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação à Toxicologia, assinale a alternativa que contenha aspectos conceituais incorretos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    A toxicologia é definida como uma ciência que visa estudar os efeitos nocivos decorrentes de substâncias químicas no organismo de seres vivos. Esta ciência abrange múltiplas áreas do conhecimento com inúmeros profissionais de várias áreas entre elas podemos citar e explicar as seguintes:


    - Toxicologia Clínica: desenvolve observações a pacientes que permaneceram expostos a algum agente tóxico, com o intuito de prevenir, diagnosticar a intoxicação ou, se necessário, realizar medidas terapêuticas específicas.


    - Toxicologia Ocupacional: estuda as ações e efeitos prejudiciais de determinadas substâncias que são empregadas no ambiente de trabalho sobre o organismo do indivíduo exposto. Busca especialmente entender os conhecimentos que possam garantir segurança sobre a exposição ocupacional.


    - Toxicologia de Alimentos: está pautada ao estudo da toxicidade das substâncias difundidas pelos alimentos, sendo assim esta área consegue constituir índices de segurança para que os alimentos, naturais ou industriais, possam ser consumidos sem causar danos à saúde, desde o seu armazenamento até o consumo.


    - Toxicologia Ambiental: estuda os efeitos nocivos causados em organismos vivos pelos conteúdos químicos presentes na terra. Busca compreender as alterações no equilíbrio biológico resultantes da poluição química que afeta o meio ambiente. É um estudo fundamental para a realização de ações de conservação e gestão ambiental.


    - Toxicologia Experimental: realiza estudos para poder buscar os mecanismos das ações dos toxicantes sobre os sistemas biológicos com o intuito de avaliar os efeitos decorrentes dessa ação. Esta avaliação de toxicidade é conseguida através de análises realizadas em diferentes espécies de animais, seguindo critérios e normas rigorosas pelos órgãos reguladores nacionais e internacionais.

     

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/o-que-e-toxicologia/51759

  • Então se eu prescrevo um antidepressivo para um paciente e ele apresenta náuseas (efeito colateral dos primeiros dias), ele estará intoxicado(interrogação). Discordo.

  • A questão pede que seja indicada, dentro de algumas informações trazidas nas alternativas do enunciado, a alternativa que esteja INCORRETA sobre os aspectos conceituais da Toxicologia. A toxicologia analisa os efeitos causados por substâncias químicas, físicas e biológicas em comunidades de organismos e no ser humano. Ela realiza uma relação de efeitos tóxicos de substâncias em organismos vivos, em determinados ecossistemas, incluindo suas interações ambientais. Os testes que avaliam a toxicidade são ensaios laboratoriais que são capazes de estimar a toxicidade de certas substâncias e outras amostras ambientais. Os ensaios são realizados com organismos-testes que são expostos a concentrações variadas da amostra, avaliando e quantificando os efeitos tóxicos que são produzidos sobre eles. A toxicologia engloba atualmente áreas de conhecimento diversas: biologia molecular, genética, química, medicina, com o intuito de avaliar o risco dos efeitos causados por determinada substância. É considerada uma intoxicação quando um organismo entra em contato com alguma substância que não seja nutritiva e que não é produzida pelo próprio organismo, causando a chamada toxicidade, que é a capacidade de causar danos ou efeitos adversos no organismo. O estudo da toxicologia clínica analisa os efeitos tóxicos ou adversos de determinadas substâncias no organismo, com a finalidade de tratar ou prevenir essa toxicidade nos indivíduos. A toxicologia analítica identifica e quantifica as substâncias de efeito tóxico (drogas, exposição química ou fármacos) em partes biológicas. A toxicologia experimental utiliza animais para analisar os efeitos tóxicos em cada órgão, para avaliar doses não tóxicas de determinadas substâncias para os indivíduos. (O conceito de ecotoxicologia. 2018. Disponível em Revista Digital AdNormas. Acesso em dezembro de 2021; Toxicologia e câncer. 2021. Disponível em site do Inca. Acesso em dezembro de 2021)

    A) Toxicidade é a potencialidade de a substância química provocar efeitos adversos quando em contato com o organismo vivo. Esse termo é utilizado para definir a capacidade da substância causar danos (efeitos adversos) em um organismo vivo. Informação verdadeira. Opção incorreta.

    B) Toxicologia experimental estuda os sinais de toxicidade própria dos animais. A toxicologia experimental utiliza as substâncias tóxicas em animais para estudar os efeitos causados, não há estudo de toxicidade própria. A toxicidade apenas ocorre quando há contato de alguma substância não nutritiva para o organismo, e não produzida por ele mesmo. Informação falsa. Opção CORRETA.

    C) Toxicologia clínica estuda os sinais e os sintomas indesejáveis causados pelo toxicante. A toxicologia clínica analisa os efeitos que possam surgir em determinado toxicante, para tratar adequadamente ou prevenir um efeito tóxico posterior. Informação verdadeira. Opção incorreta.

    A toxicologia analítica identifica e quantifica as substâncias tóxicas em partes biológicas, para auxiliar na detecção desses toxicantes. Informação verdadeira. Opção incorreta.

    E) Intoxicação é a manifestação das reações indesejáveis causadas pelas substâncias químicas no organismo. Toda reação ou dano causado por substâncias químicas externas, não produzidas pelo organismo, é caracterizada como uma intoxicação. Informação verdadeira. Opção incorreta.


    Gabarito do professor: B