SóProvas


ID
769405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Na desnormalização de tabelas, representa-se a inclusão de redundância de dados e se afeta a terceira forma normal, provocando-se, dessa forma, a inconsistência dos dados e a diminuição do desempenho no acesso aos dados.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em "provocando-se, dessa forma, a inconsistência dos dados e a diminuição do desempenho no acesso aos dados.". A inclusão de redundância não provoca a inconsistência dos dados, apesar de aumentar o risco de ocorrerem. A consistência dos dados deve ser garantida por outros meios. O desempenho no acesso aos dados pode aumentar ou diminuir, dependendo da maneira como os dados são acessados, ou seja, da aplicação. Normalmente, ao se desnormalizar, são consideradas aplicações que tiraram proveito disso, como é o caso de modelagens multidimensionais.
  • Verdade mesmo é que ela pode ser utilizada como uma ferramenta aumentar a performance. Não é possível afirmar que sempre vai performático desnormalizar.
  • Uma forma de aumentar o desempenho sem perder a consistência:

    Em um caso onde existe uma tabela que é muito grande, e tem muitos acessos, mas poucas inserções (exemplo: a tabela de consulta de CEP/Endereço no webservice dos correios). É possível desnormalizar para melhorar o desempenho e deixar tudo (Ex.: CEP, endereço, cidade, estado) em uma mesma tabela, e para evitar inconsistência, acrescentar triggers para update/delete/insert para verificar, a cada inserção, se os dados foram atualizados em todas as tabelas necessárias.