SóProvas


ID
769549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à modelagem relacional de dados.


Considerando-se a propriedade da unicidade do conjunto de atributos que compõem uma tabela, é correto afirmar que toda tabela tem pelo menos uma chave candidata.

Alternativas
Comentários
  • A restrição de unicidade garante que os dados contidos na coluna, ou no grupo de colunas, é único em relação a todas as outras linhas da tabela.
  • Assertiva correta. O que torna um conjunto de atributos únicos, ou seja, todo elemento do conjunto possuir uma identidade inequívoca é a sua chave. Dessa forma, se essa unicidade está garantida, temos a certeza de que existe uma chave - chave candidata.
  • Calma aí, o conceito de tabela não está relacionado ao modelo relacional? Assim como o conceito de chave candidata está relacionado com o modelo entidade-relacionamento?

    Fiquei sem entender essa aí agora...

    abrasss
  • Se a unicidade está garantida, então, no máximo, a chave candidata corresponderia a todos os atributos da tabela.

    Portando, Correto.

  • e as entidades fracas que não possuem atributos que não possuem unicidade? ao meu ver, questão deveria ser anulada.

  • Em um banco de dados relacional prático, cada esquema da relação precisa ter uma chave primária . Uma chave candidata é arbitrariamente designada para ser a chave primária. Se nenhuma chave candidata for conhecida para uma relação, a relação inteira pode ser tratada como uma superchave padrão, portanto, toda tabela deve ter pelo menos uma chave candidata. No caso de entidades fracas, a relação inteira pode ser tratada como uma superchave padrão. 

  • A restrição de unicidade garante que os dados contidos na coluna, ou no grupo de colunas, é único em relação a todas as outras linhas da tabela.

  • chave primaria tudo bem , agr candidata??

  • Considerando-se a propriedade da unicidade...

    Abre o olho, Eduardo!!!

  • CERTO

    Uma  chave  é  definida  como  chave  candidata  quando  reúne todas  as características de uma chave que pode ser utilizada para identificar exclusivamente uma tupla dentro de uma tabela. Portanto, épossívelque a mesma tabela tenha mais de uma chave candidata. Uma dessas chaves candidata poderá se tornar uma chave primáriaos no modelo

  • Pensei assim, se toda tabela tem sua chave primária (PK), e a PK é derivada da chave candidata, então toda tabela tem pelo menos uma chave candidata.

    No mais, o conjunto de atributos que compõem uma tabela são únicos; pois, caso não fossem, geraria inconsistência no banco de dados (papel do SGBD evitar a redundância no BD).

    (comentário opinativo, qualquer erro, por favor comunicar)