-
"modelo relacional para o modelo lógico", não seria "modelo relacional é um modelo lógico" deixando a questão "Errada"?
-
Não tinha visto o erro, o certo seria:
No processo de mapeamento do modelo conceitual para o modelo lógico, uma entidade torna-se uma tabela, e o identificador de cada ocorrência de uma entidade, a chave primária da tabela.
-
Não concordo com o gabarito, pois o modelo relacional está relacionado ao paradigma implementado pelo SGBD (relacional, orientado a objeto, ...) e podemos dizer que, neste caso particular, o modelo relacional é a própria abstração do modelo lógico. O correto seria mapeamento do modelo conceitual para lógico.
-
Acredito que a intenção de quem formulou a questão era falar sobre o mapeamento de um modelo lógico em uma abordagem relacional. A questão está mal formulada, pois a abordagem relacional deve ser entendida como um paradigma, representada pelos modelos conceituais, lógicos e físicos. Deveria ter sido anulada a questão, mas Cespe é Cespe...
-
O conceito de modelo relacional(q consiste em 1 coleçao de tabelas e relacionamentos), eh amplo. Por meio dele, o desenvolvedor, na fase de modelagem conceitual do banco, foca no conceito, e nao na tecnologia q vai ser usada; ja na modelagem logica, o desenvolvedor vai criar um modelo logico(aplica normalizacao, chaves etc, e e' mais dependente da tecnologia q se vai usar). O desenvolvedor, entao, com base no modelo logico, elabora o modelo fisico, inteiramente dependente da tecnologia a usar.
Entao, conclui-se q o mapeamennto ocorre do modelo conceitual para o logico, e nao do relacional para o logico, visto q o modelo relacional eh o modelo 'geral' de dados q se vai utilizar.
Acho q deveria ser anulada.
Referencia: http://www.devmedia.com.br/modelo-entidade-relacionamento-mer/19821
-
Apesar do cespe ter dado como correta a questão, a considero errada. Parece que temos que desaprender o que aprendemos para responder algumas questões do cespe.
Modelo relacional, assim como o orientado a objetos, objeto relacional, multidimensional... são tipos de modelos de dados usados nos SGBDs.
Se a alternativa falasse em mudança do modelo conceitual para o lógico, ai sim, estaria mais coerente.
-
Pessoal, Silberchatz(SBD, 2006, pg 134) afirma q na fase de projeto logico, o projetista mapeia o esquema conceitual de alto nivel para o modelo de dados de implementacao do SBD a ser usado, q, normalmente, eh o modelo relacional.
So q ele nao afirma mais nada a seguir(nao no mesmo topico). E ai, fica a confusao? seria esse relacional o msm q logico, ou ha 1 mapeamento relacional-logico ainda??
Abaixo, a transcrição exata do q afirma o renomado autor:
"Na fase de projeto lógico, o projetista mapeia o esquema conceitual de alto nível para o modelo de dados de implementação do sistema de banco de dados que será usado. O modelo de dados de implementação normalmente é o modelo de dados relacional, e essa etapa geralmente consiste em mapear o esquema conceitual definido usando o modelo entidade-relacionamento em um esquema de relação."
Anotado!
-
Na minha concepção, o modelo conceitual é aquele completamente independente
de uma tecnologia específica. O modelo relacional é um tipo de representação de um modelo conceitual.
Logo, transformar o modelo relacional no modelo lógico, nada mais é do que dizer "transformar o modelo conceitual no modelo lógico".
Baseio isso no livro do Peter Rob oitava edição.
-
mal formulada a questão, mas o que o examinador fez foi chamar o Modelo Entidade Relacionamento de Peter Chen de Modelo Relacional.
-
Digamos que modelo relacional fosse o modelo conceitual ou o famoso modelo ER.
A segunda parte da questão diz:
"uma entidade torna-se uma tabela"
Sempre mesmo? Eu achava que nos casos do modelo conceitual existir relação binaria (1:1), duas entidades deveriam se tornar uma só no modelo lógico.
http://marcelmesmo.blogspot.com.br/2011/08/mapeamento-para-esquema-logico.html#.UmBFjVCfizg
-
Essa questão é bastante capiciosa pois inverte a ordem natural das coisas:
Quando faz-se a transição do modelo conceitual para o modelo lógico é escolhido um paradígma (O.O., estrutural, relacional e etc)
Ele apenas inverteu um pouco essa ordem, foi como dizer: "No modelo lógico é implantado o modelo relacional" para "No modelo relacional é implantado o modelo lógico"(Ou melhor: o modelo relacional compreende o modelo lógico).
Nesse caso ele inverteu a ordem natural da ocorrência dos conceitos aos quais estamos acostumados a aprender, sem no entando mudar o significado com essa inversão de nehum deles. Acredito que esse foi o raciocínio do elaborador e confesso que também errei essa questão por não ler com atenção.
-
Existem vários tipos de modelos lógicos, um deles é o modelo relacional (quando se decidiu optar pela modelagem para um banco relacional, clássico.). onde o SGBD não foi definido, mas a classe de banco sim, relacional, por exemplo.E por definição padrão das principais correntes ideológicas. NÃO existe atributo multivalorado em um modelo relacional.
O identificador, torna-se uma chave CANDIDATA, não necessariamente primária. A escolha de uma chave primária dentre os identificadores vai ocorrer segundo critérios do negócio e opções. Em um caso específico onde seja garantido a existência de um único identificador (o que nunca posso garantir, pois sempre posso criar um novo campo como identificador) e a necessidade de criação de uma chave primária.
ERRADO!
Pensem da seguinte forma....eu posso ter mais de um identificador por entidade. Logo isso faria eu ter mais de uma chave primária por tabela? Sabemos que não se pode ter mais de uma chave primária por tabela, devido a sua estrutura lógica de organização.
Então essa afirmação está a ERRADA!
-
Vejo essa questão como mal-elaborada. Um modelo relacional é um modelo lógico, então a entidade já é uma tabela, não se torna uma, o identificador é uma chave primária, não se torna uma...
-
Galera essa questão tá errada mesmo, não adianta ficar fazendo engenharia reversa pra tentar entender o que o autor quis dizer. O que ele quis dizer (precariamente) é problema dele.
-
Questão complicada de resolver. Interpretar "modelo relacional" como "modelo conceitual" já ajuda. Parece que ele quis dizer que, ao converter um MER em um modelo lógico, as entidades se tornam tabelas e os identificadores, chaves primárias.
-
Pessoal é o que o amigo [Marcelo Mendonca] falou, e falou muito bem ! A questão está ERRADA e ponto. Para entender melhor imagine aquela pessoa orgulha, que você não gosta muito, pois nunca admite que está está errada mesmo quando erra, lembrou ? Então isso é CESP.
-
O IDENTIFICADOR de cada da ocorrência de uma entidade chama-se mesmo chave primária, mas poderia ser uma chave candidata também! Identificaria do mesmo jeito, mas não seria a primária...Quanto à primeira parte, está tudo certo, já que depois do modelo conceitual, precisamos usar o SQL, se for um modelo nrelacional, para implementarmos lógicamente o banco, e definir suas tabelas, restrições...
-
quem fez a questoa nao estudou...
No processo de mapeamento do modelo conceitual (esse seria o correto) para o modelo lógico
-
GABARITO ERRADO!
.
.
O MODELO RELACIONAL EM SI JÁ É O MODELO LÓGICO.
.
fonte: CAVALEIRO TEMPLÁRIO
-
Não entendi !! O modelo relacional é o modelo lógico como eu vou mapear do relacional para lógico se são a mesma coisa .O correto seria mapear do conceitual para o lógico.
Conceitual --> DER( diagrama entidade relacionamento ) e MER ( modelo entidade relacionamento)
-->entidades , atributos ...
lógico --> MR ( modelo relacional )
--> tabelas , e tuplas
físico
=============================
Aqui ela usou correto os termos , porém errou no proposito do mapeamento .
Cespe ;O processo de mapeamento do modelo entidade relacionamento para o modelo relacional tem como objetivo evitar as anomalias de acesso concorrente.Errado ( pois quem faz isso e o SGBD)
-
Provavelmente esse examinador tinha/tem certo retardad0 mental (nada contra, tbm tenho).
No mapeamento do modelo relacional para o modelo lógico, uma entidade torna-se uma tabela e o identificador de cada ocorrência de uma entidade torna-se a chave estrangeira da tabela. ERRADO
No processo de mapeamento do modelo relacional para o modelo lógico, uma entidade torna-se uma tabela, e o identificador de cada ocorrência de uma entidade, a chave primária da tabela. CERTO.
Ou seja, o início do enunciado das duas questões, NO MUNDO DELE, tá fazendo total sentido.
-
A grande deixa da questão está "No processo de mapeamento do MR para o lógico"
Neste caso, insere-se o modelo conceitual.
Também errei por não conseguir compreender o enunciado.
-
Cuidado! O gabarito está trocado.
Questão errada.
-
O Modelo Lógico ja é o Modelo Relacional.
-
Já fiz 4 questoes dessa. Todos no mesmo estilo e anos diferentes, todas certas. Então, rapaziada, devemos levar essa jurisprudencia para a prova. Não interessa o que diz o "manual". Quem é da área do Direito vai entende isso perfeitamente.
-
modelo relacional já é o modelo lógico. Tem nada que mapear.