SóProvas


ID
776863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de aspectos econômicos e
populacionais do Brasil.

No Brasil, o setor agropecuário, em que predominam o plantio de grãos e a criação de gado de corte, é um dos que mais contribuem para o PIB. Nas últimas décadas, a região Sudeste foi a que mais sofreu transformações em razão dessas atividades.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO AS REGIÕES QUE MAIS SOFRERAM COM O AUMENTO DA CRIAÇÃO DE GADO E AGRICULTURA FORAM AS REGIÕES CENTRO- OESTE E NORTE. A EXPANÇÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA É UM DOS MOVIMENTOS QUE CONTRIBUIO PARA TAL FATO. A REGIÃO SUDESTE POR SER MAIS DESENVOLVIDA JÁ TEM SUA MATRIS  CONSOLIDADA EM DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA E POLO INDUSTRIAL.

  • A distribuição setorial procura demonstrar a parte de cada setor da economia no resultado da geração de riqueza traduzida no Produto Interno Bruto – PIB. No Brasil o setor terciário responde pela maior parte da riqueza (mais de 50%), seguido da indústria (entre 30 e 40%) e da atividade agropastoril (aproximadamente10%).
    A distribuição regional é aquela responsável por demonstrar como está alocada a riqueza gerada no país entre as diversas regiões existentes. Sua análise é a própria noção das chamadas desigualdades regionais, entre as diferentes regiões do país. Segundo os autores citados, o Sudeste possui pouco mais de 42% da população brasileira, mas responde por cerca de 60% da riqueza gerada. Já o Nordeste possui cerca de 30% da população, mas respondendo somente por cerca de 15% da renda do país. Ainda no que se refere à distribuição regional da renda, vemos nos últimos anos a crescente evolução na participação do bolo distributivo das regiões Norte e Centro-Oeste, ocasionado pela expansão das atividades agrícolas naquelas regiões (Soja, milho, arroz, etc.).
  • O setor agropecuário, também chamado de primário, não é o que mais contribui para a formação do PIB brasileiro. Pelo contrário, é o que tem menor participação, com menos de 10%. Em primeiro lugar está o setor terciário (serviços), com mais de 60% e em segundo lugar está a indústria, representando cerca de 27%. Além disso, a região que mais sofreu transformações com a presença do agronegócio foi a região Centro-Oeste, e não a Sudeste. Atualmente, a região Norte, como nova fronteira agrícola do país, também vem sofrendo transformações significativas.


    A questão está errada.


  • O setor agropecuário, também chamado de primário, não é o que mais contribui para a formação do PIB brasileiro. Pelo contrário, é o que tem menor participação, com menos de 10%.

     

    - O Setor terciário (serviços) com mais de 60%.

    - A Indústria com 27%

    - Setor Agropecuário 10%

     

    A região que mais sofreu transformações com a presença do agronegócio:

    - Região Centro-Oeste, e não a Sudeste.

    Atualmente, a região Norte, como nova fronteira agrícola do país, também vem sofrendo transformações significativas. 
     

    GABARITO: ERRADO

     

    fonte: Professora Melina

  • essas questoes ta dezatualizadas

     

     

  • BRUNO EDUARDO, o inicio de sua resposta não está legal não viu! Porém, o restante sim.

  • PARTICIPAÇÃO DOS SETORES DA ECONOMIA NO PIB

    O setor de serviços é o setor com maior participação na economia. No 1º trimestre de 2018, o setor de serviços representou 72,5% do valor adicionado do PIB brasileiro. A indústria alcançou os 20,8% e a agropecuária, 6,7%.

     

    COMO ESTÁ CRESCENDO O PIB DOS SETORES DA ECONOMIA

    No resultado do 1º trimestre de 2018, o destaque foi a agropecuária, que registrou expansão de 1,4% em relação ao trimestre imediatamente anterior.A indústria e o setor de serviços registraram crescimento de 0,1% no trimestre.

     

    FONTE: http://datasebrae.com.br/pib/

  • No Brasil, o setor agropecuário, em que predominam o plantio de grãos e a criação de gado de corte, é um dos que menos contribuem para o PIB. Apesar de sua relevância, o setor que mais contribui para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é o de serviços (setor terciário), seguido da indústria (setor secundário) e, por último, da agropecuária (setor primário).

    Nas últimas décadas, as regiões que mais sofreram transformações em razão dessas atividades foram as regiões Centro -Oeste e Norte. Na região Centro -Oeste, as transformações estão relacionadas à mecanização do setor agropecuário, impulsionando a sua produção e o agronegócio. Já na região Norte, as transformações estão relacionadas à expansão da fronteira agrícola com a produção de grãos e a criação de gado. 

    Projeto Caveira

    Respota Errada.

  • Errado.

    A agropecuária está em terceiro lugar no ranking de setores que mais contribuem para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

    Em primeiro está o setor de serviços, em segundo a indústria e por último a agropecuária.