-
Gabarito B
MEMÓRIA CACHE
Memória cache é um tipo de memória de alta velocidade que fica próxima à CPU e consegue acompanhar a velocidade de trabalho da CPU. Por ser uma memória de alta velocidade ela é difícil de ser produzida e por isso mesmo muito cara. Por isso é que raramente encontramos quantidades de memória cache maiores que 1 MB. É bom lembrar que, ao invés da tecnologia DRAM, usa-se a tecnologia SRAM para a produção de chips de memória cache.
-
Questão letra “b”
A memória cache é extremamente rápida, porém seu processo de fabricação é demasiadamente caro, inviabilizando caches grandes (principalmente em processadores) . Ela funciona como um intermediador para diminuir a diferença de velocidade de comunicação entre dispositivos mais rápidos com dispositivos mais lentos. É volátil, pois interrompendo-se a alimentação os dados se perdem. Entre suas características, está a guarda das instruções mais acessadas e tentar ‘advinhar’ o que vai ser pedido posteriormente para agilizar a entrega da requisição feita.
Em processadores o cache se apresenta nos níveis L1, L2 e L3. Via de regra (parece direito não ?!) o nível L1 fica no núcleo (die) do processador estando o L2 e L3 em regiões mais distantes fisicamente (embora existam processadores com o L2 integrado ao núcleo também). Integrado ao processador, o cache trabalha na velocidade do processador e possui latência (tempo de resposta) extremamente baixa. O tamanho e a localização do cache são cruciais para o custo final do processador - quanto mais interno e maior o cache, o valor do processador tende a aumentar. Antigamente os caches L1 ficavam na faixa de 16 a 128K (kilobytes), L2 cerca de 2Mb (megabytes) e L3 até 8Mb – valores atualmente superados pelos avanços da tecnologia.
Nos discos rígidos (HDs – Hard Disk) domésticos atuais a memória cache fica em torno de 32 ou 64 Mb (megabytes), é mais simples que a encontrada nos processadores e fica acoplada a placa controladora do mesmo, exercendo a função de intermediar as requisições feitas pelo CPU (extremamente rápido) ao disco rígido - este que é o dispositivo mais lento de um computador.
P.S. Críticas e/ou sugestões são bem-vindas.
-


-
b) é uma memória volátil de alta velocidade, porém com pequena capacidade de armazenamento.correto -cache reduz o tempo de acesso do CPU a outra memória do sistema.memr cache tem pouca capacidade de armazenar e contém cópias de dados de RAM para otimizar seu desempenho.
-
FAZ TEMPO Q NAO APARECE CACHE
RAPIDA CARA PEQUENA
-
A memória cache tem o objetivo de aumentar o desempenho do computador.
São 3 suas principais características:
- pequena capacidade
- rápida
- custo alto
-
Memória Cache é uma memória de alta velocidade que faz a
interface entre o processador e a memória do sistema. A memória cachê é uma
memória embutida no processador que serve para armazenar os dados frequentemente
mais usados. Ela evita na maioria das vezes que seja necessário recorrer à
memória RAM, muito mais lenta se comparada a cache.
Portanto, alternativa correta é a letra B.
-
A memoria cache é um tipo de memória ultra rápida que armazena os dados e instruções mais utilizadas pelo processador, permitindo que estas sejam acessadas rapidamente.
http://www.hardware.com.br/termos/cache
-
eu gostaria q alguém por favor comentasse a A.
-
Rafael.
Não é usada para maximizar essa diferença. É usada para minimizar essa diferença!!
-
Lembrando que a memória cache é feita de uma espécie de RAM, logo também é volátil.
-
A memória cache é rápida, volátil, pois interrompendo-se a alimentação os dados se perdem
-
A memória cache é uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador. Surgiu quando a memória RAM não estava mais acompanhando o desenvolvimento do processador.
A memória RAM é lenta, e faz o processador “esperar” os dados serem liberados. Para entender melhor esta situação, deve-se entender como o computador trabalha internamente. Quando o usuário clica para abrir um arquivo, o processador envia uma “requisição” para a memória RAM.
A memória RAM procura o dado que o usuário quer acessar no HD. Quando o arquivo é encontrado, é copiado para a memória RAM e enviado para o processador. O processador exibe o arquivo no monitor, mandando as informações para a placa de vídeo.
Quando o processador envia a informação para a memória RAM, e também quando a memória RAM manda esta informação novamente para o processador, há uma demora, devida a velocidade limitada da memória RAM.
A memória cache entra ai. Esta memória, embora seja bem menor em capacidade de armazenamento, é super rápida.
http://www.infoescola.com/informatica/memoria-cache/
LETRA B
-
a) é usada para maximizar a disparidade existente entre a velocidade do processador e a velocidade de leitura e gravação de dados. MINIMIZAR - ERRADO
b) é uma memória volátil de alta velocidade, porém com pequena capacidade de armazenamento. CORRETO
c) armazena a maioria do conteúdo da memória principal. PEQUENA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO - ERRADO
d) é uma memória volátil de baixa velocidade, porém com grande capacidade de armazenamento. ALTA VELOCIDADE - ERRADO
e) é usada para eliminar a disparidade existente entre a quantidade de dados armazenados na memória principal e na memória secundária. MINIMIZAR - ERRADO
-
Q769263
Em um computador, a memória principal armazena o sistema operacional, assim como dados e programas enquanto estão sendo utilizados.
correta; a memória principal é um dos componentes do processador.
A memória principal se divide em memória Ram e Rom:
M.Ram: Volátil (desligou o pc apaga,é temporária),ou seja, armazena dados e programas enquanto estão sendo utilizados.
M.Rom: Não volátil (mesmo que desligue o pc ela guarda,é permanente),ou seja, armazena o sistema operacional.
Parece doideira de concurseiro mesmo, mas gravei esse esquema lembrando do bicho RÃ (que está sempre pulando, não FICA PERMANENTE no mesmo lugar)...
Q388368
RAM
- Memória RAM, a memória principal do nosso computador. De baixa capacidade, alta velocidade e alto custo de produção.
- É volátil (quando o computador é desligado ou reiniciado, o seu conteúdo é apagado). Seu conteúdo: tudo o que está aberto.
- A memória RAM é um hardware de armazenamento randômico de característica volátil.
- É utilizada pelo processador para armazenar os dados que estão sendo utilizados no processamento.
ROM
- NÃO É VOLÁTIL (PERMANENTE, vem de FÁBRICA)
- Esta possui funções pré-definidas, não permitindo acesso por parte do operador. Somente a CPU a utiliza para fins diversos, tais como se informar sobre os dispositivos encontrados no sistema, a data e hora atualizadas, dentre outras informações de cunho técnico para o correto processamento dos dados. Portanto, sua principal característica é permitir acesso apenas para leitura.
O computador possui componentes internos e externos. Os componentes externos são os periféricos, que podem ser de entrada, de saída, ou mistos (entrada e saída).
Os componentes são a parte física (hardware), que opera com sinais elétricos (zero e um, on e off, ligado e desligado).
A parte virtual, o software, opera com bytes, que são oito bits.
Para que possa ocorrer a comunicação entre o software e o hardware, os drivers são necessários.
Operando a partir do sistema operacional, os drivers funcionam como tradutores. Sem eles, o hardware pode não operar corretamente.
-
A memória cachê evita o acesso ao dispositivio de armazenamento, que pode ser demorado, armazenando os dados em meios mais rápidos de acesso. Tal memória é formada pela memória SRAM, e está situada entre o processador e a memória DRAM. São características o alto desempenho e a alto preço.
-
Memória Cache
Função: acelerar a velocidade de processamento
Tipo de memória: Volátil (não armazena dados caso desligue a energia)
Velocidade: rápida
Capacidade: pequena (256kb - 25mb...)
Custo: É uma memória cara (Mesma tecnologia dos registradores)
Níveis: L1 (primária), geralmente localizada dentro do processador. L2, L3, L4... são os níveis secundários, podendo ser localizados dentro ou fora do processador.
Fonte: Prof. Fabrício Melo, Informática