SóProvas


ID
808330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial,
julgue o próximo item.

No ciclo PDCA, o controle implica não só o estudo de um processo, mas também a observação de seus efeitos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO 



    O CONTROLE VISA CHECAR AS METAS E OS RESULTADOS , MAS  NÃO A OBSERVAÇÃO DE SEUS EFEITOS .
  • O controle não está para o estudo de um processo. Esta fase (Check/Verificação) corresponde as atividades de verificação e constatação de que o que foi planejado foi de fato executado. Trata-se da comparação de Metas (desejadas) e Resultados obtidos.

    O estudo de um processo encontra-se na 1ª. fase
    1ª. Fase: Plan (Planejamento). Deve-se, nesta Etapa, estabelecer os objetivos e metas, para que sejam desenvolvidos métodos, procedimentos e padrões para alcançar os resultados definidos. Em geral, as metas são desdobradas(analisadas/estudadas) a partir do Planejamento Estratégico e representam requisitos do Cliente ou parâmetros e características de produtos, serviços ou processos. Os métodos englobam os procedimentos e as orientações técnicas necessárias para se atingirem as metas.

    A observação de seus efeitos encontra-se na 4ª. fase
    4ª. Fase: Act (Agir Corretivamente). Podem ocorrer duas situações, a saber: A) Caso as metas não tenham sido alcançadas (ou o foram com deficiências), faz-se necessário buscar as causas das inconsistências e agir de forma a prevenir a repetição dos efeitos indesejados; B) Caso os objetivos tenham sido alcançados, deve-se adotar como padrão as Metas definidas na Fase de Planejamento.
  •  No ciclo PDCA, o controle implica não só o estudo de um processo, mas também a observação de seus efeitos.


    Fases do P (planejamento) do PDCA:
    Identificação do problema;
    Observação;
    Análise do processo;
    Elaboração do plano de ação.

    Fases do C (verificação):


    Neste passo, verificamos o processo e avaliamos os resultados obtidos:

    a) Verificar se o trabalho está sendo realizado de acordo com o padrão;

    b) Verificar se os valores medidos variaram, e comparar os resultados com o padrão;

    c) Verificar se os itens de controle correspondem com os valores dos objetivos.


  • Alguém pode dizer porque está errado com embasamento teórico, por favor?
    pela lógica, para controlar é preciso observar! como é que você vai controlar algo que acompanha??
  • Creio que o erro não esteja na segunda parte da afirmativa, e sim, na primeira.

    "O controle implica não só o estudo de um processo...". 

    Essa é uma função da fase de planejamento.
  • "No ciclo PDCA, o controle implica não só o estudo de um processo, mas também a observação de seus efeitos".
    errado
    Creio que a afirmativa da questão se enquadraria melhor na definição de controle dentro do processo administrativo.
    Embora não exista, explicitamante, no PDCA uma fase denominada controle, este estaria mais relacionado a fase checar ou verificar. Ao meu ver, controlar e checar se diferem, controlar ocorre de modo contínuo e checar ocorre no final de uma processo.

    É preciso ter cuidado para não confundir com as fases do processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar. Controlar aqui ocorre de modo contínuo, ou seja, durante todo o processo. Já a fase verificar, dentro do PDCA ocorre na penúltima fase a fim de verificar se está tudo dentro do padrão para que as falhas verificadas sejam corrigidas na fase seguinte, que é atuar corretivamente. Portanto, no PDCA há uma sequencia de fases que ocorrem uma sucessivamente a outra. No processo administrativo o controle é realizado durante todo o processo.

    *PDCA - Verificar Resultados (Check):
    Verificar se trabalho está sendo realizado de acordo com padrão
    Verificar valores medidos e comparar resultados com o padrão
    Verificar se os itens de controle correspondem com valores dos objetivos
    *PROCESSO ADMINSITRATIVO:
    A função controle está relacionada com as demais funções do processo administrativo: o planejamento, a organização e a direção repercutem nas atividades de controle da ação. Muitas vezes se torna necessário modificar o planejamento, a organização ou a direção, para que os sistemas de controle possam ser mais eficazes. O controle propicia a mensuração e a avaliação dos resultados da ação empresarial obtida a partir do planejamento, da organização e da direção. É a fase do processo administrativo que mede e avalia o desempenho e toma a ação corretiva quando necessária.



    • 1. Ciclo de Deming
    •  
  • Alternativa ERRADA.

    No ciclo PDCA, é o Planejamento que implica o estudo de um processo (estudo e análise dão na mesma), referindo-se a letra P da sigla.
    Já a observação de seus efeitos fica por conta da parte de Controle, uma vez que esta é responsável pela monitoração. Ou seja, as duas funções são desenvolvidas em etapas distintas do ciclo PDCA.
  • Errada. A observação de seus efeitos é realizada na fase de Controle, o que está certo, mas o estudo de um processo ocorre por meio do ciclo PDCA como um todo, ou seja, em todas as suas etapas, não somente no Controle.
  • O Ciclo PDCA
    A ferramenta de qualidade conhecida como PDCA, também chamada de
    ciclo da melhoria contínua, converteu-se em uma sugestiva abordagem
    de processos com vistas a maximizar a eficiência, com vistas à obtenção
    da excelência. Tendo em mente alguns princípios de qualidade
    enunciados por Deming, o PDCA parte da insatisfação com o status a
    quo disseminado na cultura organizacional e pressupõe a análise deprocessos com vistas a realizá-los de maneira otimizada. Pressupõe,
    assim, quatro etapas:
    (1) planejar a mudança (to plan),
    (2) implementá-la (to do),
    (3) verificar o resultado (to check) e
    (4) agir corretivamente (to act correctly).
  • Gente, a questão é simples, Controle não faz parte de PDCA, controle é um procedimento administrativo.

    P  Plan (planejar)
    D Do (fazer)
    C Chek (checar)
    A Act (agir)
  • 1- o controle faz sim parte do ciclo PDCA, também chamado de verificação (check). Nessa fase vai-se controlar/monitorar o que se fez e o grau de cumprimento do que foi planejado. Isso é dito na questão, e está correto. O que está incorreto é dizer que apenas uma das fases é responsável pelo estudo do processo. O processo em si é incumbido de tal função.

    Portanto alternativa incorreta.

  • P - Planning = Planejamento => Planejamento, que estabelece objetivos, metas e os meios para alcançá-los. 


    D - Do it = Execução => Execução, que implementa as atividades propostas no planejamento.


    C - Check - Controle => Controle/Verificação, que controla e monitora a execução e verifica o grau de cumprimento do que foi planejado.


    A - Action - Ação => Ação Avaliativa/Corretiva, que identifica eventuais falhas e as corrige, a fim de melhorar a execução.

  • A questão torna-se errada ao citar que é na fase de controle que se observam seus efeitos, pois isso é observado na fase ACT, é nesta fase que observa-se os efeitos para agir. 

  • Cada um falou uma coisa, até agora não sei qual é realmente o erro na questão.

  • Eu vou pelo MArcos Sá...a observação dos defeitos está no processo em si. Errei a questão, pois pensei que Check, era sim, isso eu sei, verificar se o que foi planejado estava senso feito da forma como era pra ser, e com isso, nessa verificação é que vc consegue ver os defeitos, certo?

  • Encontrei no site TEC CONCURSO a seguinte resposta:

    Item errado.

    Segundo Chiavenato (2000), o Ciclo PDCA está dividido em fases bem definidas e distintas:

    • Primeira Fase: P (Plan = Planejar). Esta fase é caracterizada pelo estabelecimento de um plano de ações e está dividida em duas etapas: a primeira consiste em definir o que se quer, com a finalidade de planejar o que será feito. Esse planejamento envolve a definição de objetivos, estratégias e ações, os quais devem ser claramente quantificáveis (metas); a segunda consiste em definir quais os métodos que serão utilizados para se atingir os objetivos traçados.

    • Segunda Fase: D (Do = Executar). Caracteriza-se pela execução do que foi planejado e, da mesma forma que a primeira fase, está dividida em duas etapas: Consiste em capacitar a organização para que a implementação do que foi planejado possa ocorrer. Envolve, portanto, aprendizagem individual e organizacional; Consiste em implementar o que foi planejado.

    • Terceira Fase: C (Check = Verificar). Esta fase consiste em checar, comparando os dados obtidos na execução com o que foi estabelecido no plano, com a finalidade de verificar se os resultados estão sendo atingidos conforme o que foi planejado. A diferença entre o desejável (planejado) e o resultado real alcançado constitui um problema a ser resolvido. Dessa forma, esta etapa envolve a coleta de dados do processo e a comparação destes com os do padrão e a análise dos dados do processo fornece subsídios relevantes à próxima etapa.

    • Quarta Fase: A (Action = Agir). Esta fase consiste em agir, ou melhor, fazer as correções necessárias com o intuito de evitar que a repetição do problema venha a ocorrer. Podem ser ações corretivas ou de melhorias que tenham sido constatadas como necessárias na fase anterior. Envolve a busca por melhoria contínua até se atingir o padrão, sendo que essa busca da solução dos problemas, por sua vez, orienta para: a necessidade de capacitação; o preenchimento das lacunas de conhecimento necessário à solução do problema, propiciando a criação de novos conhecimentos e a atualizações do padrão.

    Portanto, é a fase “Plan - Planejamento” que implica o estudo de um processo.

    Já a observação de seus efeitos ocorre na fase “Chek – Controle (verificar), uma vez que esta é responsável pela monitoração.


  • Gabarito: Errada

    Estudar um processo faz parte da fase PLAN.

    Observar seus efeitos é na fase CHECK.


    Fonte: Maximiano. Introdução à Administração

  • É meio estranho estudar um processo no planjamento, processo que nem foi implantado. Mas é possível.

  • CICLO PDCA ===> SUBPROCESSOS

    ( P ) PLANEJAMENTO : IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA / OBSERVAÇÃO/ ANÁLISE DA CAUSA/ PLANO DE AÇÃO

    ( D ) EXECUÇÃO : EXECUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO

    ( C ) CONTROLE : VERIFICAÇÃO DOS ITENS DE CONTROLE / INDICADORES DE DESEMPENHO

    ( A ) AGIR CORRETIVAMENTE: PADRONIZAÇÃO / CONCLUSÃO

     

    A OBSERVAÇÃO NÃO FAZ PARTE DO CONTROLE, MAS DO SUBPROCESSO DO PLANEJAMENTO ( PLAN)

  • "Estudar os resultados gerados pelos processos” estão inseridos na terceira fase (Check – Verificar).- Q269440

     

    Estudo de um processo é na Fase de PLAN (Q269441)

    Já a observação de seus efeitos ocorre na fase Chek – Controle (verificar), uma vez que esta é responsável pela monitoração.

  • ''No ciclo PDCA, o controle NÃO implica o estudo de um processo, mas SIM a observação de seus efeitos.'' AGORA SIM ESTÁ CERTA!

     

    O ESTUDO DO PROCESSO É FEITO NA ETAPA DE PLANEJAMENTO, PORQUE É NESTA ETAPA QUE SE FAZ O DIAGNÓSTICO.

    A OBSERVAÇÃO DOS EFEITO É FEITO NA ETAPA DE CONTROLE, PORQUE É PRECISO COMPARAR OS RESULTADOS (efeitos) COM O QUE FOI PLANEJADO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Muito achismo e pouco embasamento teorico.

     

    Pra quem não pode ver a explicação da Professora...Pode ir direto na explicação da "Alessandra P" ou do "Pedro Matos" pois foi exatamente o que a Prof explicou.

  • Estudo do processo está relacionado ao planejamento e não ao controle
  • ERRADO

     

    O "estudo de um processo, mas também a observação de seus efeitos" é função de TODO o clico PDCA, e não apenas do "controle" = fase CHECK. Além disso, a "observação dos efeitos" de um processo ocorre, efetivamente na fase ACT (agir corretivamente), ou seja, não é na fase controle.

     

    (A Casa do Concurseiro)

  • ai sim nós fomos surpreendidos...husuhsa

  • essa eu me passei, era act!
  • GABARITO: ERRADO

    Estudar processo está relacionado com o PLANEJAMENTO e não com o CONTROLE

    Prof. Karen Dutra