SóProvas


ID
81583
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A Engenharia de Software

Alternativas
Comentários
  • eu fiquei na duvida entre a C e D... marquei a D no "chutômetro", porque achei que estava "mais completa"... eu li em algum lugar, que a engenharia de software também é utilizada com hardware e software.... alguém pode esclarecer esta dúvida por favor!

    a) não tem como método a abordagem estruturada para o desenvolvimento de software, pois baseia-se exclusivamente nos modelos de software, notações, regras e técnicas de desenvolvimento.

    b) se confunde com a Ciência da Computação quando ambas tratam do desenvolvimento de teorias, fundamentações e práticas de desenvolvimento de software.

    c) tendo como foco apenas o tratamento dos aspectos de construção de software, subsidia a Engenharia de Sistemas no tratamento dos sistemas baseados em computadores, incluindo hardware e software.

    d) tem como foco principal estabelecer uma abordagem sistemática de desenvolvimento, através de ferramentas e técnicas apropriadas, dependendo do problema a ser abordado, considerando restrições e recursos disponíveis.

    e) segue princípios, tais como, o da Abstração, que identifica os aspectos importantes sem ignorar os detalhes e o da Composição, que agrupa as atividades em um único processo para distribuição aos especialistas.
  • Segundo Fernando Pedrosa Lopes em seu curso de Introdução à Engenharia de Software:

    "Engenharia de Sistemas é algo maior: preocupa-se com todos os aspectos de sistemas baseados em computador
    ?Software
    ?Hardware
    ?Processos
    ?Pessoas e outros sistemas, etc.
    Engenharia de Software é apenas parte deste processo"
  • Corrigindo o comentário do primeiro colega, não é o princípio da Composição. O que temos é o da DEcomposição:
    É a técnica de se dividir o problema em partes de maneira que cada uma possa ser resolvida de uma forma mais específica.
  • A engenharia de software é uma disciplina que se baseia na qualidade para produzir software, levando em conta os processos(une as camadas), métodos(define como fazer) e ferramentas(auxilia o processo e método de forma automatizada ou semi).

    O erro da letra c) é afirmar que a engenharia de software, subsidia, ou seja, ajuda a engenharia de sistemas no tratamendo de hardware.

  • Outro erro da letra c é que a engenharia de software não cuida somente da construção do software e sim de todo o seu ciclo de vida: construção e manutenção do mesmo.
  • Friedrich Ludwig Bauer foi o primeiro dizendo: "Engenharia de Software é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe em máquinas reais". O próprio significado de engenharia já traz os conceitos de criação, construção, análise, desenvolvimento e manutenção.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_software

    c) tendo como foco apenas o tratamento dos aspectos de construção de software, subsidia a Engenharia de Sistemas no tratamento dos sistemas baseados em computadores, incluindo hardware e software.

    A questão C afirma que a Eng. de Software aborda somente construção. Ela esta errada, mesmo que a segunda afirmação seja verdadeira.

  • a) tudo errado
    b) ciência da computação preocupa-se com a questão téorica enquanto que a eng. de sw é uma questão prática (http://www.dai.ifma.edu.br/~mlcsilva/aulas_modelagem/recursos/apostila_EngSoftware.pdf, http://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-vocacional/consulte-orientador/qual-diferenca-ciencia-computacao-engenharia-software-731291.shtml)
    c) errado, não subsidia é englogado pela engenharia de sistemas
    e) são princípios: formalidade, Abstração, D
    ecomposição, Generalização e Flexibilização; na abstração os detalhes são ignorados (http://aaengenhariadesoftware.blogspot.com.br/2009/03/principios-da-engenharia-de-software.html)
  • Gabarito letra D

     

  • d-

    Ian Sommerville (2011) -

     

    a Engenharia de Software é uma disciplina da engenharia de sistemas sobre todos aspectos da produção de software, desde o levantamento de requisitos à implantação e manutenção. Sao atividades, parcialmente ou totalmente ordenadas, para obter software de qualidade e cumprir as previsoes de desenvolvimento.