SóProvas


ID
8206
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação aos conceitos básicos de banco de dados, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) Errada. Chave primaria identifica um registro e não uma coluna.
    b) Errada. Chave Estrangeira pode aceitar valores nulos.
    c) Errada. Refere-se ao modelo lógico.
    d) Errada. É possível manipular um conjunto de dados simultaneamente.
    e) Correta. Esta é a definição de chave estrangeira.
  • Para ser uma definição mais completa: Uma coluna definida como chave estrangeira deve ser chave candidata (Chave Primária e UNIQUE) em outra tabela.
  • Eu sempre pensei que "elo de ligação" fosse pleonasmo...
  • a) a chave primária é um atributo de uma tabela que, mesmo com valores nulos, identifica univocamente uma coluna.
    Não pode ter valores nulos.

    b) uma coluna definida como chave-estrangeira em uma tabela-destino não pode aceitar valores nulos e, essa mesma tabela-destino pode ter uma e somente uma várias coluna(s) definida(s) como chave-estrangeira.

     c) o modelo relacional refere-se à visualização física e não lógica dos dados. Está relacionado ao nível conceitual interno. A teoria relacional não diz nada sobre o nível externo, preocupa-se somente com o armazenamento e manipulação dos dados executados pelo SGBD.

    d) um banco de dados relacional é um conjunto de tabelas arquivos seqüenciais que são acessados e modificados por operações que manipulam a álgebra relacional. Tais operações só podem ser executadas se atenderem à regra da primeira forma normal, devendo-se manipular apenas um dado de cada vez.

    e) chaves estrangeiras são os elos de ligação entre as tabelas. Uma coluna definida como chave estrangeira deve ser chave primária em outra tabela.
    EStá incompleta. Pode ser chave primária da mesma tabela, como também pode ser campo unique de uma tabela.
  • e) chaves estrangeiras são os elos de ligação entre as tabelas. Uma coluna definida como chave estrangeira deve ser chave primária em outra tabela. 

    Existem dois erros nessa letra:
    - Chave estrangeira pode referenciar uma chave primária da própria tabela.
    - Chave estrangeira  pode referenciar uma chave candidata em outra tabela, e não necessariamente uma chave primária..

  • Na minha opinião a letra E esta confusa, porém  não está  errada. Somente restringiu o conceito de chave estrangeira a uma das possibilidades. As outras seriam que a FK pode ser a chave candidata em outra tabela, ou até  mesmo da mesma tabela.

  • É pertinente que a chave estrangeira seja obrigatoriamente chave primária da tabela relacionada, visto que haverá conflitos se o identificador da chave estrangeira se repetir e é comumente usada a nível de negócio. Sendo que não necessariamente a chave primária de outra tabela mas um atributo UNIQUE (um atributo que não se repete). Acredito que a banca levou a característica da não repetição para alcançar tal objetivo. Levou em conta o uso apenas de chave primária. Porém, o termo "OBRIGATORIEDADE" Está incorreto tanto no conceito genérico de banco de dados quanto em um fabricante específico de banco de dados. O termo mais adequando não seria a "Obrigatóriedade da chave estrangeira ser chave primária em outra tabela" e sim " a obrigatoriedade da chave estrangeira ser um atributo do tipo UNIQUE (que não se repete) em outra tabela e que este atributo não precisa ser necesariamente uma chave primária. Você pode ter uma chave primária na tabela e um atributo UNIQUE na mesma tabela. Afinal eu posso ter uma tabela com um a chave primária e um outro atributo do tipo UNIQUE. A nível de negócio das soluções o mais comum ou correto usar a chave primária de outra tabela como estrangeira. Mas usar um atributo UNIQUE não estaria correto.

  •  a)a chave primária é um atributo de uma tabela que, sem valores nulos, identifica univocamente tuple (linha)

     b) uma tabela pode ter várias foreign keys, cada uma ligando a uma tabela pai. 

     c)esquema fisico = define como dados sao salvos; conceitual/logico- define dados consoante modelo de dados; externo - define visualização com usuario.

     d)modelo relacional trabalha com tabelas, atraves da relação entre elas atraves da busa de registros. geralmente é necessario definir restrições para maior confiabilidade dos dados. 

     e)chaves estrangeiras são os elos de ligação entre as tabelas. Uma coluna definida como chave estrangeira deve ser chave primária em outra -tabela.correto

  • Vejo erro em todas alternativas. A menos errada, portanto, é a letra E. Mas levemos em consideração o ano da questão, muita doutrina se atualizou e amoldou às diferentes cobranças de cada banca.