-
Para Prahalad e Hammel (1990) competência organizacional é um conjunto de habilidades e tecnologias, e não uma única habilidade e tecnologia isoladas, que permitem a empresa oferecer determinado benefício. Core competences - competências essenciais.
O sucesso da organização é fruto da junção das competências individuais, alinhadas com as competências essenciais da organização e com seus objetivos estratégicos. É preciso ter consciência de que o sucesso está nas mãos de todos, que direta ou indiretamente estão envolvidos com seu resultado final.
-
gostaria de saber porque a letra E está errada ? se alguém poder me ajudar ficarei grato .
-
Gente, também gostaria de saber a justificativa da E.
Obrigada!
-
Pessoal, fiquei em dúvida também em relação a letra E. Fui saber o conceito dos componentes do desempenho do trabalho e acho que tanto a C quanto a E estão corretas. Vejam:
Competência, em Administração, é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (C.H.A.) que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. O administrador - para ser bem-sucedido profissionalmente - precisa desenvolver três competências pessoais duráveis: o conhecimento (informações, conceitos, ideias, experiências), a perspectiva (colocar o conhecimento em ação) e a atitude (fazer as coisas acontecerem).
Vou tentar achar alguém que possa nos ajudar.
-
Gabarito C (Acertei pois li este material).
A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_por_compet%C3%AAncias
A Letra E está incorreta pois define Competência.
A definição de competência está baseada no CHA, que são os conhecimentos (C) e as habilidades (H), competências técnicas, e as atitudes (A), competências comportamentais, que uma pessoa possui.[2] O conhecimento tem relação com a formação acadêmica, o conhecimento teórico. A habilidade está ligada ao prático, a vivência e ao domínio do conhecimento. Já a atitude representa as emoções, os valores e sentimentos das pessoas, isto é, o comportamento humano.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_por_compet%C3%AAncias
Espero ter ajudado.
Boa sorte!
-
Olhem só que absurdo!!!
Parabéns! Você acertou a questão!
-
Eu acertei, pois ao olhar a "e" desconfiei dela, achei muito chamativa e se não me engano está incompleta, pois além do CHÁ das competências, para um bom desempenho no trabalho, é fundamental o suporte da organização, ou seja, não adianta o funcionário ter conhecimentos, habilidades e atitudes se a organização não faz sua parte, exemplo:
Imaginem um médico excelente trabalhando em péssimas condições, sem equipamentos bons, com poucos auxiliares, alta demanda, etc, certamente ele não terá o desempenho ideal.
-
- Continuo não vendo erro na letra E:
- "Conhecimentos, habilidades e atitudes são componentes do desempenho no trabalho."
- O enunciado não diz que são componentes para um BOM DESEMPENHO... Apenas que são componentes DO DESEMPENHO seja ele bom ou ruim.
- Transcrevo um trecho do livro: Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento- da Editora FGV, série Gestão de Pessoas:
- "E a pessoa expressa a competência quando gera UM resultado no trabalho, decorrente da aplicação conjunta de conhecimentos, habilidades e atitudes - os três RECURSOS OU DIMENSÕES DA COMPETÊNCIA. (...) A aplicação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes no trabalho - além de evidenciar a interdependência e a complementariedade entre esses três elementos - GERA UM DESEMPENHO PROFISSIONAL."
Será então que ser é um COMPONENTE (como o item traz) é diferente de ser UM RECURSO OU DIMENSÃO??? Não entendo.... Alguém?
-
Vejam como o Plano Nacional de Qualificação (Decreto 5.707/2006) define gestão por competência.
Art. 2º Para os fins deste Decreto, entende-se por: II - gestão por competência: gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição
Segundo o decreto o CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) não são componentes do desempenho no trabalho, mas devem ser desenvolvidos aqueles que são necessários ao desempenho das funções exercidas pelos servidores. Guimarães, Brandão e Bruno-Faria (2006): combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de determinado contexto organizacional, que agregam valor a pessoas e organizações.
Já o professor Marcelo Camacho explica o conceito de cada elemento do CHA:O conhecimento diz respeito às informações, que ao serem reconhecidas e integradas pelo indivíduo em sua memória, causam impacto sobre seu julgamento ou comportamento. É o saber que a pessoa acumulou ao longo da vida, relacionado à ideias e conceitos. A habilidade é a capacidade da pessoa de instaurar conhecimentos armazenados em sua memória e utilizá-los em sua ação. As habilidades podem ser intelectuais (processos mentais) e motoras ou manipulativas (coordenação neuromuscular).
A atitude refere-se a um sentimento ou predisposição da pessoa, que determina sua conduta em relação aos outros, ao trabalho ou à situações. Em termos simples podemos dizer que conhecimento é saber o que fazer,habilidade é saber como fazer, e atitude é querer fazer .
-
A letra E está errada porque o Desempenho = Motivação + Competências + Suporte Organizacional.
Logo, são as competências (como um todo) que são um dos elementos do Desempenho. Enquanto Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, separadamente, são elementos da Competência.
-
A pessoa expressa à competência quando gera um resultado no trabalho, decorrente a aplicação conjunta de conhecimentos, habilidades e atitudes, essas junções geram comportamentos para realizações de resultados que colaboram no âmbito, valor econômico e valor social.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/gestao-por-competencia-competencias-como-fonte-de-valor-para-o-individuo-e-a-organizacao/106089/#ixzz3D7F3IGnY
Letra "A": Valor social refere-se à agregação direta de resultados às pessoas de uma organização. ERRADA
Letra "B": Comportamentos, realizações e resultados são componentes do valor econômico gerado pela competência nas organizações. ERRADA
Há uma quadro, no link abaixo, que mostra as competências como fonte de valor para o indivíduo e para a organização. Sintetizando esse quadro, conseguimos extrair as seguinte informações:AS COMPETÊNCIAS AGREGAM VALOR >>> SOCIAL >>>CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDES PARA O INDIVÍDUO
AS COMPETÊNCIAS AGREGAM VALOR >>> ECONÔMICO >>> PARA A ORGANIZAÇÃO
Definimos assim competência: um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552001000500010&script=sci_arttext
-
Desempenho = Motivação + Capacidade+ Suporte Organizacional
Fonte: Andreia Ribas
Então eu acho que é isso, nao tem competências.Mas mesmo assim, estranho...
-
Gente, eu acho que o erro da letra E é o que os colegas já postaram... Conhecimentos, habilidades e atitudes (o famoso CHA) são elementos da competência. Já o desempenho é formado pela motivação + capacidade + suporte organizacional. O Cespe, agora Cebraspe, cobra muitas vezes a definição técnica dos conceitos. Pelo menos foi o que eu percebi resolvendo as questões de Administração da banca.
-
Complementando...
c) CORRETA. O objetivo é alinhar as competências e condutas individuais com os objetivos estratégicos organizacionais.
d) ERRADA. Os insumos da competência expressam o reconhecimento humano da capacidade das pessoas, equipes e organizações.
e) ERRADA. O desempenho compõe-se de motivação, competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) e suporte organizacional.
-
Letra E:
Fatores para um bom desempenho são: MOTIVAÇÃO, CAPACIDADE E CONTEXTO ORGANIZACIONAL.
O FAMOSO CHA são os elementos das competências individuais ( competências que ocupam último estrato da cascata de competências). Além do CHA - conhecimento, habilidade e atitude - as competências individuais também estão associadas com entrega de resultados e gestão de recursos disponíveis.
-
Essa matéria me irrita..
-
A gestão por competência deve ser ligada à estratégia da empresa