SóProvas


ID
86323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas
da nova economia é a diferenciação de seus produtos e serviços.
Em um mercado cada vez mais competitivo, com consumidores
cada vez mais conscientes das ofertas e exigentes nas suas
escolhas, desenvolver uma oferta capaz de seduzir pela
exclusividade pode ser a diferença entre continuar existindo ou
desaparecer.

Ao recebermos aquele "novo" cartão de débito e crédito,
ou o primeiro extrato daquela modalidade exclusiva de aplicação,
temos a impressão de ter entrado para uma sociedade fechada, da
qual apenas alguns poucos privilegiados participam.
Poucos dias depois - às vezes no mesmo dia -
verificamos que vários concorrentes do nosso banco estão
oferecendo produtos exatamente iguais ao que acabamos de
comprar. Nossa sensação é a de termos sido enganados, de que
compramos gato por lebre, e aí se instala em nós uma imensa
dissonância cognitiva.

Será que os profissionais de marketing dos bancos não
perceberam, ainda, que exclusividade é algo fácil de oferecer mas
difícil de manter?

João Baptista Vilhena. Internet: (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 99
a 106, a respeito de marketing e satisfação do cliente.

Por meio do benchmarking funcional, são medidas as características básicas, as funções e os métodos de produção de uma empresa para aperfeiçoá-los em relação aos dos concorrentes diretos, possibilitando, assim, que a empresa se torne uma das melhores do ramo ou, no mínimo, melhor que seus concorrentes.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de BenchmarkingBenchmarking competitivoCaracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. Na prática, é o menos usual uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar dados que estão ligados diretamente com a sua atividade à concorrência. Por isso muitas vezes é necessário contratar uma consultora externa para obter informações sobre o Benchmarking Competitivo. Além disso, tem como ojetivo atividades similares em diferentes locais, departamentos, unidades operacionais, país, etc.Benchmarking internoA procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização em unidades diferentes (outros departamentos, sedes, etc.). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas. Este é o tipo mais utilizado.Benchmarking genéricoOcorre quando o Benchmarking é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente. É neste tipo de Benchmarking que encontramos a maioria dos exemplos práticos e onde as empresas estão mais dispostas a colaborar e a Benchmarking funcionalBaseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada".
  • Benchmarking é a busca das melhores práticas naindústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processopositivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outrarealiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesmaou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entredois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas sãochamadas de benchmark.

    Apesar do seu neologismo, "Benchmarking"é mais do que uma simples combinação de palavras - exprime umafilosofia. Este processo não se limita na simples identificação dasmelhores práticas, mas, principalmente, na sua divulgação através dasdiversas técnicas do Marketing. "Benchmarking é simplesmente o métodosistemático de procurar os melhores processos, as idéias inovadoras eos procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenhosuperior" (Christopher E. Bogan).


  • Galera para complementar eis algumas dicas: Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. 
    Benchmarking é... Benchmarking não é...
    um processo contínuo um evento isolado
    uma investigação que fornece informações valiosas uma investigação que fornece respostas simples e "receitas"
    um processo de aprendizado com outros cópia, imitação
    um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina rápido e fácil
    uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo mais um modismo da administração
    Benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.
  • A questão começou bem, mas errou no final ao afirmar que utilizaçao do benchmarking irá possibilitar que a empresa se torne melhor que seus concorrentes. A utilizaçao deste tipo de tecnica nao irá garantir isso, ainda mais, se tratando do benchmarking funcional - que se adota apenas para uma funçao especifica da empresa.

    Bons estudos!!
  • Acho que a questao ja começou errada.

    O benchmarking funcional nao mede caracteristicas basicas, as funçoes e metodos de produçao.

    Ele atua em caracteristicas especificas dos concorrentes (que podem ser concorrentes diretos ou nao) por isso o nome de funcional.

    Benchmarking funcional

    Baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada"

    Benchmarking – Wikipédia, a enciclopédia livre

  •             Olá Roberto, duas afirmações tornam a questão errada:
    • afirmar que o benchmarking funcional é feito com concorrentes diretos 
    • afirmar que a utilização do benchmarking funcional  vai tornar a empresa a melhor do ramo ou  melhor que seus concorrentes
    O início da frase não determina o erro; se a frase parasse em concorrentes estaria correta !!
    Ali está descrito a filosofia do benchmarking.
    O benchmarking funcional caracteriza-se pela comparação de atividades (sejam elas básicas ou não) com organizações em outros setores.  
     Chiavenato (2004) afirma que:
    “Benchmarking é o processo de localizar Benchmarkings no mercado, analisá-los, aprender com eles e, SE POSSÍVEL, ultrapassá-los”.

    O fato de medir caracteristicas,funções e metodos básicos não invalida a questao, pois a análise desses quesitos podem ser feitos em relaçao àquela funcão especifica.


    Fonte: http://www.webartigos.com/articles/53770/1/Benchmarking/pagina1.html#ixzz1OmzOpRoj


    Bons estudos!!
  • Benchmarking funcional Baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem.
    O benchmarking funcional pode ser utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização"investigada".Acho que isso poderá ajudar.
            " a questão ao me ver já começou errada, o benchmaking funcional basea-se em uma função específica "

    Agora o benchmarking genêrico que é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente.

    Acho que isso pode ajudar !!!  aberto a sugestões...
  • Questão errada. trocaram os conceitos.


    Benchmarking competitivo: são comparados produtos, serviços ou processos entre varias organizações concorrentes, com vista a superá-los.

    Benchmarking funcional: são comparados processos similares entre organizações independente do setor de atividade (empresas não concorrentes).


  • Questão errada, o que diz na questão diz respeito ao benchmarking competitivo.

  • Errado. A questão descreve o benchmarking competitivo. O benchmarking funcional as empresas sob pesquisa geralmente são de ramos distintos, mas têm técnicas para funções que podem ser colocadas em prática em qualquer organização. Exemplo: estocagem de produto.

  • ERRADO

     

    Benchmarking é um processo de comparação de produtosserviços práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas.

    O benchmarking competitivo está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes.

    benchmarking funcional é relativo a um processo de atuação da empresa similares entre organizações independentemente do sector de atividade (empresas não concorrentes).

  • Existem 4 tipos de Benchmarking:

    1- Competitivo – é a comparação com concorrentes diretos, ou seja, medir seu negócio ou produto com quem divide o mesmo público-alvo para conseguir superá-lo.

    2- Funcional – é comparado etapas que existem em qualquer empreendimento, sendo ou não do mesmo mercado, por exemplo, gestão financeira, para então verificar as melhores técnicas.

    3- De cooperação – acontecem quando há uma parceria entre empresas para geralmente resolver algum problema em comum.

    4- Internacional – utiliza como referência empresas internacionais para entender as últimas tendências ficando em vantagem da concorrência nacional.

  • competitivo: comparação de empresa x empresa

    funcional: comparação com os procedimentos que toda empresa deve ter

    cooperativo: empresa se junta com outra empresa para resolver algum problema

    internacional: empresa x empresa internacional. ou seja, a empresa se compara a uma empresa internacional.