SóProvas


ID
870688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas opções a seguir são apresentados trechos adaptados de Os Novos Atores Políticos, de Vladimir Safatle, texto publicado em Carta Capital. Assinale a opção em que o trecho apresentado está gramaticalmente correto.

Alternativas
Comentários
  • Errado a) Que juízes se vejam como atores políticos, não deveria ser visto como um problema.( vígula separando o sujeito ).
                  Que juízes se vejam como atores políticos = isso não deveria ser visto como um problema.
  • Errado b)A interpretação das leis não pode ser feita sem apelo a ( à) interpretação das demandas políticas que circula (circulam) no interior da vida social de um

    Errado c) Interpretar uma lei é se perguntar sobre,( vírgula inadequada) o que os legisladores procuravam realizar?
  • Errada d) Um dos fatos mais relevantes de 2012 foram ( foi)  a transformação dos juízes do Supremo Tribunal Federal em novos atores políticos.
    corretíssima e) Há algum tempo, a Suprema Corte virou protagonista de primeira grandeza nos debates políticos nacionais.
  • LETRA B. Discordo do colega.
    b) A interpretação das leis não pode ser feita sem apelo a (à) interpretação das demandas políticas que circula ( a interpretação circula e não circulam) no interior da vida social de um povo.

    A concordância é com o núcleo (a interpretação) e não com as "demandas políticas".
    No meu entendimento.
    Fé!!!

  • O erro da letra B é mesmo a crase, o verbo "circula" tem que concordar com o núcleo do sujeito que está no singular: interpretação
  • Na alternativa "A", além do erro apontado pelo colega, o verbo "deveria" deveria (rsrsr) ser escrito no plural tb, correto?
  • Minha interpretação, um pouco distinta.
    a) Que juízes se vejam como atores políticos, (juízes) não deveriam ser vistos como um problema. - Tratam-se de duas orações coordenadas, devem ser separadas por vírgula.
    b) A interpretação das leis não pode ser feita sem apelo à interpretação das demandas políticas que circula no interior da vida social de um povo. - Regência nominal: apelo a + a interpretação. Circula pode estar tanto no plural quanto no singular. Se no plural, concorda com "as demandas políticas"; se no singuar, com "a interpretação".
    c) Interpretar uma lei é se perguntar sobre , o que os legisladores procuravam realizar? - Vírgula separando termos de um complemento, não pode.
    d) Um dos fatos mais relevantes de 2012 foi a transformação dos juízes do Supremo Tribunal Federal em novos atores políticos. - Para com concordar com "Um dos fatos", visto que está se referindo exclusivamente a UM fato.
  • Yuri,

    Eu ACHO que você se conundiu no seu argumento do item a)

    a) Que juízes se vejam como atores políticos, não deveria ser visto como um problema.

    Para mim, a frase deveria ser analisada assim: O fato dos juizes se verem como atores políticos não deveria ser visto como um problema. Por isso o deveria fica no singular mesmo.


  • O erro da alternativa "Que juízes se vejam como atores políticos, não deveria ser visto como um problema." está na vírgula separando o sujeito do verbo. Já o verbo "deveria" deve ficar obrigatoriamente no singular pois o sujeito é oracional "Que juízes se vejam como atores políticos". O sujeito oracional pode ser substituído por ISTO, vejamos como ficaria:
    Isto deveria ser visto como um problema.
  • Por que a letra E está corretíssima?
  • Oi Ingrid,

    a letra E está correta porque o uso do é com ideia de tempo passado ou de existir e o uso da preposição A ocorre quando aparece ideia de distância ou futuro, veja:

    Não o via três semana (tempo passado, decorrido)
    muitas pessoas na sala (sentido de existir, existem muitas pessoas na sala)

    Repare que é a mesma ideia da assertiva E: Há algum tempo, a Suprema Corte virou protagonista de primeira grandeza nos debates políticos nacionais. (Veja a ideia decorrida)
    Significado de Decorrido

    adj (part de decorrer) Que decorreu; passado, findo, vencido.

    Sinônimos de Decorrido

    Sinônimo de decorrido: andado, passado e transcorrido
    Fonte:
    http://www.dicio.com.br/decorrido/


    Note a diferença do uso da preposição A que possui a ideia de distância ou futuro:
    Daqui a três semanas estarei chegando. (ideia de futuro)

    Quanto as outras assertivas não irei repetir já que os colegas acima já explicaram.

    Espero que tenha ajudado.
    Bons estudos!!


     

  • Os colegas disseram que o erro da alternativa A é pq a vígula está separando sujeito do verbo, mas a vígula não separa sujeito do verbo e sim sujeito do advérbio e continuo achando a alternativa A correta... senão vejamos:

    a) Que juízes se vejam como atores políticos, não deveria ser visto como um problema.

    Colocando a frase em outra ordem teremos: Não deveria ser visto como um problema, que Juízes se vejam como atores políticos.
  • Gab. E

    Erro na letra A: Que juízes se vejam como atores políticos, não deveria ser visto como um problema.

    Que juízes (Sujeito)
    Se vejam como atores politicos (Predicado)
    não deveria ser visto como um problema. (Complemento)


    Diante da análise feita, notamos que a oração dispõe de todos os requisitos básicos para que haja uma perfeita compreensão do enunciado linguístico, ou seja, possui: Sujeito + Predicado + Complemento. Sendo assim, estando na ordem direta, não há necessidade de virgula.

    Trecho correto extraído de Carta Capital:
    Segundo, que juízes se vejam como atores políticos não deveria ser visto como problema.(Fonte: http://www.viomundo.com.br/politica/vladimir-safatle-escolha-dos-novos-atores-politicos-e-opaca-e-antidemocratica.html)
  • John Carneiro salvando a pátria! rs

    Seus comentários sempre ajudam muito.

    Obrigada!
  • Não se discute que o item E está gramaticalmente correto. Todavia, eu questiono o item do ponto de vista da concordância e da coerência das ideias. Me parece que dizer que alguém é "protagonista de primeira grandeza" não guarda sentido, beira certa redundância. Ora, o termo "protagonista" vem do teatro. E a dramaturgia ensina que em uma peça teatral existe, forçosamente, apenas um protagonista, contra quem, aliás, existirá apenas um antagonista. Uma peça pode, até, ter mais de um protagonista, dezenas deles, um povo todo, mas será uma experimentação vanguardista datada. Uma estrutura narrativa universal não poderá se furtar à tarefa de ter como centro de todos os conflitos, a partir dos quais se desenvolverá a narrativa, um único protagonista. Sem este, o fim, o desenlace e a conclusão moral da história deixam de existir. Portanto, "protagonista de primeira grandeza" me soa como dizer "terçol nos olhos" ou "elo de ligação". Esta é minhas colaboração ao debate das questões. Grato.

  • Ainda estou confusa quanto ao erro da alternativa "a". O sujeito não seria oracional neste caso? 

    John Carneiro, o que você acha sobre isso?

  • Realmente, Jaq Su, o sujeito da opção “a)” é toda a oração “Que juízes se vejam como atores políticos”, porém o sujeito esta separado do verbo por vírgula.

    Espero ter ajudado


  • A letra a tem duas orações.  O certo seria:  Que os juízes se vejam como atores políticos, não DEVERIAM  ser VISTOS como um problema político. 

  • SÓ PASSANDO AQUI EM 2015 PRA AJUDAR OS MONSTROS SAGRADOS QUE TÃO FAZENDO ESSA QUESTÃO, E DEIXAR UM COMENTÁRIO COM A VERDADE VERDADEIRA:

    O REAL MOTIVO DA A ESTAR ERRADA É O COMENTADO PELOS COLEGAS:

    a) Que juízes se vejam como atores políticos, não deveria ser visto como um problema.( vígula separando o sujeito ).
      Que juízes se vejam como atores políticos = isso não deveria ser visto como um problema.


    DEVERIA É O CORRETO

    DEVERIAM NÃO É CORRETO

    O PROBLEMA DA QUESTÃO NÃO É O VERBO DEVER, O PROBLEMA DA QUESTÃO É SEPARAR SUJEITO DE VERBO, QUE POR SINAL NÃO SE PODE FAZER NUNCA GAROTINHOS


    BONS ESTUDOS DIGASSE DE PASSAGE

     (diga-se de passagem)

  • Eu acho que a letra E está errada.
    O trecho "Debates políticos nacinais" está incorreto. "Político Nacionais" é um adjetivo composto de "debates". Por isso devemos flexionar somente o último termo: "Debates políticO nacionAIS".

  • GABARITO: LETRA E


    Há algum tempo, a Suprema Corte virou protagonista de primeira grandeza nos debates políticos nacionais.


    "sua aprovação só depende de você"

  • John Carneiro, parabéns... Chegou bonito... Veio a pedido de "Joana D'arc" para atrapalhar os que estão começando a estudar agora, na verdade, já que eu fico pensando é nos 210 inocentes que curtiram o seu comentário.
     Na letra A o verbo "deveria" deveria ser flexionado para concordar com "juízes", como assim? Você tá na regra geral ainda? Concordância com uma oração subordinada substantiva subjetiva!? Verbo na terceira do singular mesmo, pois é um sujeito oracional, óbvio! Portanto, tenho a dizer que o erro da letra A é a vírgula, e olhe lá! Se não tivesse uma alternativa mais correta,ela poderia ser considerada correta, segundo Sacconi e os gramáticos Faraco & Moura.
    Quanto a letra C, no meu entendimento, não há nada de errado com a regência do verbo perguntar, visto que "sobre o que os legisladores procuravam realizar?" exerce função sintática de OI; enquanto a partícula "se", OD - já que o verbo perguntar é bitransitivo.



    Se eu me equivoquei em algum ponto, corrijam-me, por favor. 


  • Estou vendo muitas pessoas se confundindo na explicação da primeira opção. Sinceramente, apesar de a E estar correta, não vejo por que a letra A estaria incorreta, visto que a parte após a vírgula é uma explicação da primeira oração.

  • A letra A está errada

    O que não deveria ser visto como um problema?...>que juízes se vejam como atores.  O que não deveria ser? >>>>Que juízes se vejam como atores. SER VISTOS é uma locução verbal, logo é como se fosse um verbo só.A vírgula está separando o sujeito do verbo.NÃO DEVERIA SER VISTO COMO UM PROBLEMA QUE JUÍZES SE VEJAM COMO ATORES.

  • GABARITO = E

    A-)Que juízes se vejam como atores políticos, (NÃO PODE TER ESSA VÍRGULA PQ A 1° ORAÇÃO FUNCIONA COMO SUJEITO DA LOCUÇÃO VERBAL "NÃO DEVERIA SER") não deveria ser visto como um problema.
    B-)A interpretação das leis não pode ser feita sem apelo a interpretação (CORRETO: À INTERPRETAÇÃO) das demandas políticas que circula no interior da vida social de um povo.
    C-)Interpretar uma lei é se perguntar sobre, (NÃO PODE TER ESSA VÍRGULA) o que os legisladores procuravam realizar?
    D-)Um dos fatos mais relevantes de 2012 foram (CORRETO = FOI, POIS CONCORDA COM "UM")a transformação dos juízes do Supremo Tribunal Federal em novos atores políticos.
    E-)Há algum tempo, a Suprema Corte virou protagonista de primeira grandeza nos debates políticos nacionais.

  •  correta: e) Há algum tempo, a Suprema Corte virou protagonista de primeira grandeza nos debates políticos nacionais.

     

     

     

     

     

     

    "Melhoria constante, excelência garantida."

  • Impressionante como o "professor" passou por cima de um erro grotesco na letra B, mais do que a falta do acento grave: 

    b) A interpretação das leis não pode ser feita sem apelo a interpretação das demandas políticas que circula no interior da vida social de um povo.

    O "que" é pronome relativo que faz referência a "demandas políticas", e todos nós sabemos que o verbo deve concordar em número com seu sujeito, portanto a reescrita correta da frase seria:

    "A interpretação das leis não pode ser feita sem apelo à interpretação das demandas políticas que circulam no interior da vida social de um povo.

  • Será quantos "nacionais" são possíveis haver no contexto de Brasil? Um pouco despercebida, mas um tanto estranho.

  • a) Que juízes se vejam como atores políticos, não deveria ser visto como um problema.

                                                                      (deveriam) ser (vistos)

     

     b) A interpretação das leis não pode ser feita sem apelo a interpretação das demandas políticas que circula no interior da vida social de um povo.                                                                         à

     

     c) Interpretar uma lei é se perguntar sobre, o que os legisladores procuravam realizar?

         Interpretar uma lei é se perguntar sobre o que os legisladores procuravam realizar?                                                           

     

     d) Um dos fatos mais relevantes de 2012 foram a transformação dos juízes do Supremo Tribunal Federal em novos atores políticos.

                                                                  foi

     

     CORRETA: e) Há algum tempo, a Suprema Corte virou protagonista de primeira grandeza nos debates políticos nacionais.

  • Por gentileza, com relação a letra D, alguém poderia me ajudar?

    ex: A menor parte dos participantes não gostou/gostaram do curso - --  Os dois estão certos.

    Por que na alternativa D só pode ser no singular? "Foi"

     

  • Jamille, eu acredito que na letra D, o verbo tem que concordar com "um" por isso só aceita o singular.

  • Obrigada Juliana!

  • a)Que juízes se vejam como atores políticos, não deveria ser visto como um problema. ( Vírgula Separando o Sujeito da Oração )

     b)A interpretação das leis não pode ser feita sem apelo a interpretação das demandas políticas que circula no interior da vida social de um povo.( O Verbo "Circular", deve ir ao plural, pois o sujeito está no plural. )

     c)Interpretar uma lei é se perguntar sobre, o que os legisladores procuravam realizar?( A vírgula está equivocada, pois está separando o verbo do complemento )

     d)Um dos fatos mais relevantes de 2012 foram a transformação dos juízes do Supremo Tribunal Federal em novos atores políticos.( O verbo deve permanecer no singular concordando com "Um". Muitos podem ter marcado esta alternativa achando ser uma locução partitiva. )

     e)Há algum tempo, a Suprema Corte virou protagonista de primeira grandeza nos debates políticos nacionais.( Corrreta !! )

  • Pessoal, há um outro erro na c) que passou batido aqui nos comentários:


     c) Interpretar uma lei é se perguntar sobre, o que os legisladores procuravam realizar?


    O uso da vírgula está errado e o do ponto de interrogação também, pois trata-se de um pergunta indireta. Também seria possível a seguinte correção que preservaria marca interrogativa:


    "Interpretar uma lei é se perguntar: sobre o que os legisladores procuravam realizar?"


    Bons estudos!

  • 1) Erro de acentuação

    2) erro de pontuação

    3) Escrita

    4) Concordância

  • LETRA E

    Há algum tempo, a Suprema Corte virou protagonista de primeira grandeza nos debates políticos nacionais.

  • Errei a D por pensar que seria caso de locução partitiva. 

     d) Um dos fatos mais relevantes de 2012 FOI a transformação dos juízes do Supremo Tribunal Federal em novos atores políticos. O verbo deve permanecer no singular concordando com "Um".

  • Há algum tempo, a Suprema Corte virou protagonista de primeira grandeza nos debates políticos nacionais. Correção gramatical OK.