SóProvas


ID
871996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a queimaduras.

O uso de agua corrente limpa sobre a queimadura, por, pelo menos, cinco minutos, serve como medida a ser adotada para todas as queimaduras, pois a água resfria a pele e alivia a dor.

Alternativas
Comentários
  • Olá!
     
    A primeira coisa a fazer em caso de queimaduras de primeiro ou segundo grau é resfriar a queimadura o mais rapidamente possível com água fria a cerca de 15°C por  15 a 20 minutos.
    Para queimaduras de primeiro grau, por exemplo, é aconselhável tomar um banho ou uma ducha de água fria e secar a pele com uma toalha, mas seque com cuidado, a fim de evitar o máximo de contato com a pele (geralmente é muito doloroso).
    Em caso de queimaduras de segundo grau, sob em nenhuma circunstância rompa as bolhas ou vesículas(flictenas), pois elas podem se infectar.
    Em caso de queimaduras de terceiro grau ou em alguns casos de segundo deve-se sempre consultar um médico (emergência) o mais rápido possível.
    No entanto, enquanto espera-se por atendimento, em todos os casos de queimaduras (de primeiro grau, segundo e terceiro) recomenda-se resfriar a queimadura.


    Tratamento queimadura

    Muito obrigada, Natália.
  • E no caso de queimaduras químicas?

    Não recordo a substância, mas tenho o conhecimento de que existem substâncias que interagem com a água, piorando a queimadura.
    Alguém sabe mais sobre isso?

    Obrigada!
    Att,
    Juli,
  • A questão fala apenas do tratamento da FERIDA.
    Lembrando que antes de iniciar os procedimentos de 1ºsocorros devemos afastar aquilo que possa causar mais danos ao paciente. A questão não foi tão abrangente. Devemos nos ater somente ao que foi perguntado.
  • Gabarito CORRETO

    QUEIMADURAS TÉRMICAS – APH
    - Verificar as vias aéreas, respiração e nível de consciência
    - Retirar partes de roupas não queimadas;
    - Retirar pulseiras, anéis, relógios etc.;
    - - Estabelecer extensão e profundidade das áreas queimadas;
    - Quando de 1º grau banhar o local com bastante água fria ou soro fisiológico;
    - Não passar nada no local, não furar bolhas.
    - Cobrir regiões queimadas com curativo úmido, frouxo, estéril ou limpo, para aliviar a dor e diminuir os riscos de contaminação;

    QUEIMADURAS QUÍMICAS – APH
    - Afaste o produto da vítima ou a vítima do produto;
    - Verificar VAS, respiração, circulação e nível de consciência e evitar choque;
    - Retirar as roupas da vítima;
    - Lavar com água ou soro, sem pressão ou fricção por 20 minutos;
    - Cubra a região com um curativo limpo e seco e previna o choque.

    QUEIMADURAS NOS OLHOS – APH
    - Lavar o olho com água em abundância ou, se possível, com soro fisiológico por 20 minutos;
    - Cobrir os olhos com compressas macias de gaze umidificada em água fria ou soro fisiológico, fixando com atadura de crepe sem efetuar pressão;
    - Conduzir ao atendimento médico especializado.

    O que NÃO se deve fazer

    Passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha... apenas água fria é permitido. Gelo também não pode.

    Furar as bolhas.

    Retirar a pele morta

    Arrancar a roupa grudada na área queimada

    Apertar o ferimento

  • Achei a questão errada, visto que ela menciona "todas as queimaduras", no entanto, as queimaduras por produtos químicos não permitem tal procedimento, pois poderá aumentar ainda mais a lesão.
  • Alternativa "CORRETA" 

    Dr. Drauzio Varella explica  o que fazer em caso de queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau


    Primeiros socorros

    1) Queimaduras de primeiro e segundo grau: coloque a parte queimada debaixo de água corrente ou numa vasilha com água fria por cinco minutos para resfriar a pele e aliviar a dor. Depois, enxugue e proteja a região queimada com gaze ou com um pano seco e limpo. Não a esfregue nos cabelos, nem aplique nenhum tipo de pomada, pó de café, manteiga, pasta de dente sobre o ferimento, pois podem grudar na pele e agravar o ferimento..

    2) Queimaduras de terceiro grau: coloque a parte queimada sob água fria por pelo menos cinco minutos (se a área for extensa, ponha a pessoa debaixo do chuveiro), cubra com pano limpo e transporte a pessoa para atendimento médico o mais depressa possível.

    3) Observações importantes:

    a) Nos casos de as roupas estarem pegando fogo, a pessoa não deve correr, porque o oxigênio do ar alimenta as chamas e o fogo se alastra. Se estiver sozinha, deve deitar no chão e rolar. Se houver alguém por perto, deve ser deitada e coberta com um cobertor, toalha ou lençol preferivelmente molhados para abafar o fogo. Se não for possível deitá-la, quem a está socorrendo deve jogar água fria de cima para baixo, isto é, da cabeça para os pés, a fim de evitar queimaduras no rosto, brônquios e pulmões.

    Depois é indispensável retirar-lhe toda a roupa, inclusive os sapatos e acessórios, e colocá-a debaixo do chuveiro de água fria ou, então, jogar água fria sobre seu corpo com delicadeza, enquanto espera o socorro chegar.

    b) Quando a queimadura for provocada por produtos químicos, a pessoa deve retirar a roupa molhada com o líquido (o que pode ser feito debaixo do chuveiro) e lavar a área atingida com água corrente fria, por pelo menos cinco minutos. Terminado esse tempo, deve dirigir-se a um pronto socorro imediatamente.

    fonte: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/queimaduras-3/

  • A questão está mal formulada, pois todos sabem que nem todo tipo de queimadura de terceiro grau pode ser tratada inicialmente com água corrente. O resfriamento que a princípio tem que ser adotado não é feito necessariamente com água, pode ser feito com compressas úmidas. A água corrente normalmente é mais usada nesse tipo de queimadura se esta apresentar um diâmetro com menos de 5cm. Lembrando também que como esse tipo de queimadura normalmente não apresenta dor, o jato de água pode agravar a lesão.
  • O Comentário do amigo Alexssandro é definitivo, não tem como errar essa questão.

    Pelo amor de DEUS, onde que na questão afirma que o tratamento com água é a "primeira medida a ser adotada" em todas as lesões por queimaduras?

    O manual é bem claro, em TODOS os casos de queimadura vc utiliza da água  para amenizar a dor, até no caso mais extremo, que é a de terceiro grau , só que apenas no caso de queimadura de 1 e 2 GRAU é que se utiliza da água de imediato.

    No caso de queimadura de 3GRAU por substância química, após a limpeza com pano ou toalha (afim de eliminar o produto químico), pode-se então lavar o local com água corrente e fria por pelo menos 5 minutos.

    Bons Estudos!

  • Item incorreto

    Segundo  a CARTILHA PARA TRATAMENTO DE EMERGÊNCIA DAS QUEIMADURAS:

    Medidas gerais imediatas e tratamento da ferida: 

    Limpe a ferida com água e clorexidina degermante a 2%. Na falta desta, use água e sabão neutro.

    Fonte: 

    MINISTÉRIO DA SAÚDE, Secretaria de Atenção à Saúde-Departamento de Atenção Especializada. CARTILHA PARA TRATAMENTO DE EMERGÊNCIA DAS QUEIMADURASSérie F. Comunicação e Educação em Saúde/ Brasília – DF, 2012, pág 11

  • Comentários:

    Isso mesmo. Vimos no quadro acima que esse é um dos procedimentos.

    Gabarito: C.

    Prof. Alexandre Herculano

  • Questão passível de recurso,pois tem a queimadura elétrica que não vai jogar água, se a questão falasse algumas queimaduras estaria totalmente correta.

  • Queimaduras causadas por agentes químicos em pó não devem receber água.

     

  • Pow Cespe...

    TODAS? Ai não, né?

    Químicas (dependendo do agente) não podem ter contato com água, uma vez que o uso de água pode desencadear reações que liberem calor (exotérmicas) e agravem ainda mais a queimadura.

  • O fato do enunciado utilizar-se do termo SERVE COMO, deve ser observado. Eu acreditava estar errada a aquestão, pensando no risco de um grande queimado entrar em hipotermia, pelo fato da pele funcionar como contolador térmico do nosso corpo. Nesse caso o uso da água faria com que a vítima entrasse em choque. Como eu disse, o SERVE COMO não é o mesmo que DEVE SER. Dessa forma passei a concordar em estar correta a questão. Como os professores dizem... As vezes quebramos cabeça nas questões simples.

    Espero ter dado uma força. Debater é a melhor forma de fixar a matéria.

    Abraço galera.

    Bons estudos.

  • Todas? Ai o cara se queima com elemento químico joga água e perde o braço. Meio sem nexo esse gabarito. Mas já que o cespe ta dizendo...

  • Muitos comentários sobre queimadura térmica, química.. mas, poucos citaram as queimaduras provenientes de causa radioativa ou elétrica. 

    Não vejo plausabilidade para uso de água em casos de queimadura elétrica. Até o presente momento não li tal recomendação em nenhum protocolo, seja do Brasil ou fora. 

  • entao faz assim.joga agua ou da agua pra uma vitma de choque eletrico.ela vai cozinhar.RECURSO

  • Daniel Pereira pensei na mesma coisa que vc.

  • Certissimo, conforme o Manual do Corpos de Bombeiro. 

    Quanto a queimadura elétrica, o fato de ter sido eletricidade a pessoa não vai estar virando super choque, ao jogar agua e ela fritar.

    quanto a química, tente retirar o excesso e depois com a agua corrente, o volume e densidade da agua vai ser maior do que a pequena quantidade química, o que faz ser bastante útil.

    200kg de papel, consegue abafar pequena qquantidade de fogo. mesmo causando uma boa reação entre papel e fogo. A linha de pensamento para queimadura química é a mesma.

  • respondi essa questao como certa.porem.entretanto contudo.o cespe costuma da agua pra vitimas de queimadura eletrica.questao bizarra

     

  • para os que falaram que a questão está errada por causa das queimaduras químicas, nem todas as substâncias que queimam reagem em contato com a água. então, a partir do momento que exste pelo menos 1 que não piora com água, valida a questão.A cespe não falou que era obrigatória, apenas disse que SERVIA...
     

  • é adotada em TODOS tipos de queimaduras = SIM

    realizada como primeira opção para todos os tipos de queimaduras = NÃO (esse é o X da questão) = nos casos de queimadura química deve absorver o produto químico primeiro para depois aplicar a ÁGUA !!!

     

     

  • Gabarito está correto.

    É um fato que em queimaduras causadas por alguns agentes não podemos utilizar água sem antes promover a retirada do mecanismo de queimadura (pós industriais como o metal sódico), mas a água pode ser utilizada em todos os tipos de queimadura em algum momento como estratégia não farmacológica para o alívio da dor e resfriamento da pele.

  • Nessa questão a banca exige do candidato o conhecimento acerca dos procedimentos a serem realizados no caso de QUEIMADURAS, em especial aos procedimentos a serem adotados pelo prestador de socorro.  Apesar de ter sido considerada correta pela banca à época, apresenta grande divergência quanto ao seu gabarito.

    Seguindo os princípios básicos da argumentação lógica, a negação de uma proposição “para todo A, então B” é “Existe A que não é B”. Trazendo para a questão: ao afirmar que “para toda queimadura, pode-se usar água corrente” pode ser considerada falsa se “existir uma queimadura (basta apenas uma) que não se pode usar água corrente” como no caso de queimaduras químicas que o agente reaja com a água.

    Há, porém, quem afirme que a banca, apesar de dizer que pode ser usada em todas as queimaduras, não especificou quando o fazer. Nesse sentido, estaria correto afirmar que, após retirado o agente químico ou biológico que reagisse com a água, poderia ser utilizada essa técnica de resfriamento da pele.

    Outro ponto a ser levado em consideração seriam as queimaduras por inalação. Caso a queimadura atingisse o sistema respiratório, como o socorrista iria lavar internamente as vias aéreas, pulmões, etc? Será que a conduta deveria ser afogar a vítima?

    De toda forma, consideramos essa questão muito mal elaborada e passível de ser anulada por dar margem a diversas interpretações, embora seu gabarito definitivo fora dado como certo.

  • Questão me deixou confusa!!!