a) as colônias na América, a exemplo do Brasil, possuíam grande autonomia em sua organização administrativa e livre produção econômica, inclusive permitindo-se a produção de manufaturas. Esta situação era possível em virtude da existência de cidades como Olinda e Salvador que se igualavam politicamente às metrópoles europeias.
Errada, primeiro já eliminamos quando ele fala que o Brasil possuia grande autonomia o que uma mentira gigantesca, depois ele fala da livre produção econômica o Brasil não era livre para produção econômica pois só fazia produzia açúcar e mais açúcar, pois eram aquilos que os portugueses desejavam pois tava dando muito dinheiro, depois ele afirma que Salvador e Olinda se igualava as metrópoles europeias o que é um absurdo dizer isso já que as metrópoles europeias eram basicamente já um país em desenvolvimento enquanto Salvador e Olinda era bem dizer ainda uma vila.
b) a balança comercial favorável não consistia em uma preocupação das metrópoles em relação às suas atividades comerciais e exploração das colônias. O livre comércio e permanência da riqueza nas próprias colônias eram necessários para o povoamento da América e fortalecimento econômico dos Estados Absolutistas europeus.
Errada, a balança comercial favorável era uma das principais características do mercantilismo eles prezavam muito por isso pois queriam ficar ricos um exemplo disso é a Inglaterra
c) entende-se por monopólio colonial a situação na qual a colônia, a exemplo do Brasil, é quem define com quais países pretende manter relações comerciais.
Errada, monópolia seria uma única empresa que detém o mercado de um determinado produto ou serviço, e o Brasil não era uma essa simples " empresa" o Brasil simplesmente fazia o que Portugal mandava
d) Correta
e) o processo de expansão marítima europeia a partir do século XV possibilitou descobrir novos territórios. Estas descobertas foram apenas o resultado do espírito aventureiro e sorte do acaso nas navegações oceânicas empreendidas por ingleses e franceses que pioneiramente desbravaram o oceano Atlântico.
Errada, foi por Espanha e Portugal os ingleses e francesas vão entrar bem depois