SóProvas


ID
879430
Banca
FEPESE
Órgão
FATMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afrmativas abaixo:

1. As palavras “despercebido” e “desapercebido” são parônimos e signifcam “desatento” e “desprevenido”, respectivamente.
2. A palavra “leste” em “tu leste muito bem” e “a região leste está em situação de calamidade” são homônimas homógrafas.
3. As frases “Fui à cidade comprar assessórios para adornar a beleza daquela moça” e “Aquele rapaz é o acessor do chefe e não desempenhou bem suas funções” estão corretas quanto à sua semântica.
4. “Dissecar” e “dessecar” são parônimos e signifcam “cortar” e “tornar seco”, respectivamente.
5. As palavras “acender” e “ascender” são sinônimos, isso implica dizer que podem ser usadas com signifcados semelhantes, dependendo do contexto em que se inserem.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Analisando a questão; 
     
    As afirmativas trazem três conceitos distintos da semântica, parônimos, homônimas homógrafas e sinônimos. Vamos conceituá-los dentro das afirmativas:
     
                         1 - As palavras “despercebido” e “desapercebido” são parônimos e significam “desatento” e “desprevenido”, respectivamente.
     
    PARÔNIMOS: É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que possuem significados diferentes, mas são muito parecidas na pronúncia e na escrita: Exemplos: cavaleiro - cavalheiro / absolver - absorver / comprimento - cumprimento/ aura (atmosfera) - áurea (dourada).
     Segundo o dicionário Houaiss, um dos mais conceituados do Brasil, vindo após o VOLP, o significado da palavra DESAPERCEBIDO: adjetivo 1 descuidado, desprevenido 2 de que não se tem conhecimento, não observado. 
    Já o DESPERCEBIDO tem o significado: adjetivo 1 que não se sentiu, viu ou ouviu 2 que não se notou, distraído (desatento).
     PORTANTO AFIRMATIVA CORRETA: SÃO PALAVRAS COM PRONÚNCIA E ESCRITA PARECIDAS, MAS COM SIGNIFICADOS DIFERENTES.
     

                    2. A palavra “leste” em “tu leste muito bem” e “a região leste está em situação de calamidade” são homônimas homógrafas.
     
     
    Homonímia: É a relação entre duas ou mais palavras que, apesar de possuírem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonológica, ou seja, os homônimos:
    As homônimas podem ser:
    Homógrafas: palavras iguais na escrita e diferentes na pronúncia. Exemplos: gosto (substantivo) - gosto / (1ª pessoa singular presente indicativo do verbo gostar) / conserto (substantivo) - conserto (1ª pessoa singular presente indicativo do verbo consertar). 
    O mesmo conceito se aplicada na palavra “leste”. Na primeira oração “leste” está 2ª pessoa singular pretérito perfeito indicativo do verbo ler, e na segunda, “leste” tem significado de Levante; nascente; oriente (adj. s. m), ponto cardeal. 
    PORTANTO RESPOSTA CORRETA, A ESCRITA É IDÊNTICA, PORÉM A PRONÚNCIA É DIFERENTE.
     

                            3. As frases “Fui à cidade comprar assessórios para adornar a beleza daquela moça” e “Aquele rapaz é o acessor do chefe e não desempenhou bem suas funções” estão corretas quanto à sua semântica.

    Esta está fácil! A banca apenas inverteu os acessórios (RS): 
    Acessório: Significando “complemento”, “adorno”, escreve-se “acessório”, com "c" na segunda sílaba: "Muita gente considera o chapéu um acessório ultrapassado". 
    “Assessório”, com "-ss" na segunda sílaba, é adjetivo referente a assessor ou assessoria, sinônimo de "assessorial", e é palavra de RARO USO: "Ele não quer ser assessor de imprensa porque as obrigações assessórias são muitas".
  • Continuando a 3.........

    PORTANTO RESPOSTA INCORRETA. 
    Estariam corretas quanta à sua semântica se as frases estivesse assim; “Fui à cidade comprar ACESSÓRIOS para adornar a beleza daquela moça” e “Aquele rapaz é o ASSESSOR do chefe e não desempenhou bem suas funções”
     
     
    4. “Dissecar” e “dessecar” são parônimos e significam “cortar” e “tornar seco”, respectivamente.
     
    É o mesmo conceito aplicada na primeira. 
    PORTANTO AFIRMATIVA CORRETA: SÃO PALAVRAS COM PRONÚNCIA E ESCRITA PARECIDAS, MAS COM SIGNIFICADOS DIFERENTES
     

    5. As palavras “acender” e “ascender” são sinônimos, isso implica dizer que podem ser usadas com signifcados semelhantes, dependendo do contexto em que se inserem.
     
    Sinonímia: É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos: Exemplos: Cômico - engraçado / Débil - fraco, frágil / Distante - afastado, remoto. 
    Apesar de muito parecidos na escrita e praticamente iguais na fala, acender e ascender tem significados muito diferentes. 
    Você já deve ter ouvido falar da Ascensão de Jesus, ou seja, da subida de Jesus aos céus! 
    O sentido de ascender é justamente esse: subir, elevar-se. 
    O outro verbo, “acender”, com “c”, é pôr fogo, ligar ou alumiar. Pode possuir ainda o sentido de animar, gerar vontade.  
    Isso implica dizer que NÃO podem ser usadas com signifcados semelhantes, INdependendo do contexto em que se inserem. 
    PORTANTO AFIRMATIVA INCORRETA.



    .... BOM ESTUDOS....