SóProvas


ID
889480
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

É o processo para compreender e definir quais serviços são necessários e identificar as restrições de operação e de desenvolvimento de sistema. Trata-se de um estágio particularmente critico do processo de software, pois os erros nesse estágio, conduzem inevitavelmente a problemas posteriores no projeto e na implementação do sistema. Essa afirmativa refere-se ao(á)

Alternativas
Comentários
  • A Análise de Requisitos vai consiste em:

    Reconhecer o problema – nesta fase encontra-se a especificação do sistema, o planejamento, o contato do analista com o cliente com a intenção de entender a visão do cliente com relação ao problema.

    Avaliar o problema e a síntese da solução – tem-se o entendimento do problema, e faz-se a identificação das informações que serão necessárias ao usuário, identificação das informações que serão necessárias ao sistema e a seleção da melhor solução possível dentro das soluções propostas.

    Modelar (Modelagem) – é um recurso usado para o suporte da síntese da solução, o modelo vai apresentar ferramentas que facilitarão o entendimento do sistema, como as funcionalidades, informações e comportamento do sistema.

    Especificar os requisitos – consolida funções, interfaces, desempenho, o contexto e as restrições do sistema.

    Revisar (Revisão) – Juntos, cliente e analista, avaliarão o objetivo do projeto com o intuito de eliminar possíveis redundâncias, inconsistências e omissões do sistema, obtendo uma mesma visão.

    Fonte: http://www.infoescola.com/engenharia-de-software/analise-de-requisitos/

  • Segundo o enunciado é um processo que antecede o projeto e a implementação. Portanto, não poderia ser a letra “A” ou “C”. Segundo Sommerville, “A engenharia de requisitos está relacionada com a definição do que o sistema deve fazer, suas propriedades emergentes desejáveis e essenciais e as restrições quanto à operação do sistema e quanto aos processos de desenvolvimento de software. Voce pode, portanto, pensar na engenharia de requisitos como um processo de comunicação entre os clientes e os usuários de software e os desenvolvedores de software (...) O objetivo do processos de engenharia de requisitos é criar e manter um documento de requisitos de sistema. O processo geral incluir quatro subprocessos de alto nível de engenharia de requisitos. Eles estão relacionados à avaliação se o sistema é útil para a empresa (estudo de viabilidade), obtenção de requisitos (elicitação e análise), conversão desses requisitos em alguma forma-padrão(especificação) e verificação se os requisitos realmente definem o sistema que o cliente deseja (validação).
    (Fonte: Engenharia de Software, 8ed, Sommerville, pag 77 e 95)
    Gabarito letra "D".