-
Analisando conjuntamente o sistema ético skinneriano e o modelo de seleção por consequências, conclui-se que comportamentos eticamente bons são todos aqueles que satisfazem às contingências seletivas. Note-se que Skinner (1971) classifica como bens exatamente aquelas consequências que promovem a seleção do comportamento nos três níveis especificados. Entretanto, conforme veremos em seguida, não há perfeita simetria entre os três níveis que compõem, respectivamente, o modelo de seleção por consequências e o sistema ético skinneriano, dado que:
1) bens pessoais não incluem apenas reforçadores primários, mas também secundários;
2) bens dos outros são produzidos apenas sob circunstâncias especiais de seleção do comportamento operante no segundo nível.
No primeiro nível, o comportamento é selecionado se contribui para a sobrevivência da espécie à qual pertence o indivíduo que se comporta. As consequências imediatas desse tipo de comportamento (alimento, sexo, segurança) adquirem, para certas espécies, propriedades reforçadoras. A estas consequências denominamos reforçadores primários, ou incondicionados, que são os principais bens pessoais, derivando destes reforçadores todos os demais bens pessoais . i.e., os reforçadores secundários, ou condicionados.
No segundo nível, um operante é selecionado se produz reforço. As consequências reforçadoras que selecionam operantes , i.e., os bens pessoais são, em sua ampla maioria, mediadas pelas pessoas com quem convivemos. Para que tenhamos acesso a tais consequências, temos que produzir bens para estas pessoas (os bens dos outros). Daí a explicação para o comportamento em benefício alheio: trata-se de reforçamento recíproco. Nas culturas humanas, a produção de bens para outros surge quase sempre como um pré-requisito para a obtenção de bens pessoais e o próprio fato de que produzimos bens para outros só se justifica nesta medida.
Finalmente, no terceiro nível, uma prática cultural é selecionada se contribui para a sobrevivência da cultura que a mantém. A consequência de práticas desse tipo é a própria perpetuação da cultura e das práticas que a compõem.
Fonte: http://www.scielo.br/pdf/prc/v17n3/a14v17n3.pdf
-
Creio que nesta questão os níveis cobrados pela banca sejam os níveis existentes para diagnosticar e considerar questões éticas num sistema de valores éticos, quais sejam:
Nível social: julgamento pela opinião pública e pela mída;
Nível legal: quando as leis vigentes em cada país representam os valores sociais;
Nível organizacional: quando as organizações definem e julgam as condutas de seus membros;
Nível individual: tem a ver com a natureza e integridade moral do indivíduo.
http://eden.dei.uc.pt/gestao/forum/temas/pbmaciel/
-
Conforme explicado e detalhado pela nossa amiga ICA, o primeiro nível esta ligado a como as pessoas devem SE COMPORTAR e não como devem ser tratadas na organização.
Fé em Deus!
-
Item errado.
Maximiano (2006) define quatro categorias ou níveis éticos dentro das organizações:
Nível Social: atualmente e cada vez mais, as organizações e os seus gestores são constantemente expostos e julgados pela comunicação social e pela opinião pública em geral, pressionando-os para tomarem decisões, baseando-se unicamente no comportamento ético;
Nível Legal: por princípio, as leis vigentes em cada país representam valores sociais. Contudo, por motivos diversos, entre os quais a impossibilidade do legislador em traduzir fielmente para a legislação todos os valores morais da sociedade, o respeito das ações e das decisões pela legalidade não as torna necessariamente éticas;
Nível Organizacional: através dos códigos de conduta, definidos ao nível organizacional ou ao nível associativo, a organização também pode determinar se as ações e decisões dos seus membros são ou não éticas. Além dos códigos de conduta, a conduta ética é ainda determinada ou influenciada pela própria natureza da cultura organizacional, da liderança e do sistema de prémios;
Nível Individual: por fim o último nível da ética que têm a haver com a própria natureza e integridade moral do indivíduo levando a que alguns indivíduos, não estejam na disposição de aceitar decisões e comportamentos éticos dentro da organização. Esse nível enfatiza como as pessoas devem ser tratadas nas organizações.
-
1º Nível Social -> referencia a ética
2º Nível Legal -> as leis vigentes
3º Nível Organizacional -> cultura organizacional
4º Nível Individual -> como as pessoas devem ser tratadas nas organizações.
-
Olá pessoal;
Erro da qeustão.
A questão erra quando ela afirma que o primeiro nível das questãoes éticas é constituído pelo indivíduo, pois isto não corresponde a realidade,já que como podemos ver(4º Nível Individual -> como as pessoas devem ser tratadas nas organizações.) o nível individual está no quarto nível e não no primeiro nível como afirma o enunciado.
Obrigada...
-
Pessoas que que isso? de onde saiu isso? da lei?
-
Existem quatro níveis que podem ser utilizados para diagnosticar e considerar as questões éticas num sistema de valores éticos: Os níveis Social, Legal, Organizacional e Individual.
O individual é o quarto nível.
Fonte: http://knoow.net/cienceconempr/gestao/niveis-da-etica/
-
Errado!
Anote ai.
1º Nível (Social) - Referência à ética.
2º Nível (Legal) - Leis vigentes.
3º Nível (Organizacional) - Cultura Organizacional.
4º Nível (Individual) - Como as pessoas devem ser tratadas.
Anotei isso de um aulão e hoje me foi útil.
para se aprofundar mais, leiam os comentários seguintes.
Aquele ''ctrl-c ctrl-v'' de sempre.
-
Gilberto... Gostei...
Mais um minemônico pro meu caderno...
Perguntaram os níveiS LÉticOs, Intão:
1º Nível (Social) - Referência à ética.
2º Nível (Legal) - Leis vigentes.
3º Nível (Organizacional) - Cultura Organizacional.
4º Nível (Individual) - Como as pessoas devem ser tratadas.
---------------------
Vitória na Guerra !!!
-
Questões éticas constituídas pelo indivíduo é o 4° nível...
1º Nível (Social) - Referência à ética.
2º Nível (Legal) - Leis vigentes.
3º Nível (Organizacional) - Cultura Organizacional.
4º Nível (Individual) - Como as pessoas devem ser tratadas.
-
O individual é o quarto nível.
-
SOLO INDIVIDUAL
1° SOcial
2° Legal
3° Organizacional
4° Indivíduo
-
ITEM ERRADO
Na verdade, o nível que enfatiza como as pessoas devem ser tratadas nas organizações NÃO É O NÍVEL INDIVIDUAL, mas sim o nível organizacional das questões éticas.
Os quatro níveis já foram aqui listados, quais sejam: social, legal, organizacional (ou profissional) e individual.
No nível individual, é o próprio indivíduo que julga seu comportamento a partir dos valores éticos por ele mesmo eleitos, dizendo respeito, assim, à integridade moral do próprio agente.
Esse 4º nível tem a ver com a própria natureza e integridade moral do indivíduo.
Fonte: Coleção Tribunais e MPU, Noções de Ética no Serviço Público.
Mantenha-se firme, acredite e lute! :)
-
nível organizacional
-
ERRADA
INDIVIDUAL É O ÚLTIMO NÍVEL.
ATENÇÃO!!!!
EXISTEM 04 NÍVEIS DAS QUESTÕES ÉTICAS ----------------------> SOLOI
SOCIAL
LEGAL
ORGANIZACIONAL
INDIVIDUAL
-
NÍVEIS DAS QUESTÕES ÉTICAS
1-SOCIAL 2-LEGAL 3-ORGANIZACIONAL 4-INDIVIDUAL
-
GAB: E
1º Nível (Social) - Referência à ética;
2º Nível (Legal) - Leis vigentes;
3º Nível (Organizacional) - Cultura Organizacional;
4º Nível (Individual) - Como as pessoas devem ser tratadas.