SóProvas


ID
926566
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma forma de acompanhamento do cronograma de execução da obra é a elaboração da rede PERT/CPM do empreendimento, estabelecendo a sequência das atividades e eventos-marco. Sobre as redes PERT/CPM, considere:

I. O "cedo de um evento" corresponde à data mais cedo para dar início à execução das atividades que emanam deste evento, contada a partir do início do projeto, considerando-se que todas as atividades que chegam até este evento não sofram atrasos na execução.

II. O "tarde de um evento" corresponde à data mais tarde possível para atingir o evento, considerando que as atividades anteriores podem sofrer um atraso dentro de um limite de tolerância estabelecido previamente.

III. O Caminho Crítico é aquele no qual as atividades não têm folga para iniciar nem para terminar.

IV. A "folga" de uma atividade é dada pela diferença entre o tempo mínimo disponível para execução da atividade e sua duração estimada.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • "Caminho crítico (CC) ? é um caminho formado por atividades com folga nula, entre o evento inicial e o final, e representa o menor tempo possível para a execução do projeto."

    "Última data de término (UDT) ? é a última data possível para a conclusão da atividade sem alterar a programação"
  • A afirmação "II" também está correta ao meu ver.

  • O erro da afirmação II:

    II. O "tarde de um evento" corresponde à data mais tarde possível para atingir o evento, considerando que as atividades anteriores podem sofrer um atraso dentro de um limite de tolerância estabelecido previamente.

    Na verdade, o tarde de um evento é a última data de início das atividades de forma que não atrase a conclusão do projeto.

     

  • O "cedo" de um evento é a primeira data na qual as atividades que partem desse evento serão iniciadas. Caso não haja atrasos, ou se houver que estejam dentro dos limites. É a data de início mais cedo da atividade.

     

    O "tarde" de um evento é a data mais "atrasada" em que as atividades que partem de um evento podem ter início, sem prejudicar o cronograma da obra. Relaciona-se com a folga existente entre o cedo do evento e o caminho crítico.

    ===============================================================================================

    DESPENCA EM PROVA!!!!!!!!!!

    Caminho crítico é a sequência de atividades com maior duração no projeto. Para esse caminho não são toleradas folgas.

    =================================================================================================

     

    Existem vários tipos de folga:


    (Confesso que sofri pequenos AVC's ao tentar entender isso...)

     

    Folga total: é a diferença entre a primeira data de início do evento (cedo) e o tarde do evento posterior subtraída a duração da atividade.

     

    Folga dependente: é o prazo entre o fim da atividade e o tarde posterior contada a partir do tarde do evento anterior

     

    Folga independente: é o prazo entre o cedo do evento posterior e o tarde do evento anterior descontando-se a duração da atividade.

     

    "TREINE enquanto eles dormem, ESTUDE enquanto eles se divertem, PERSISTA enquanto eles descansam e então VIVA O QUE ELES SONHARAM!"

     

     

  • O erro da assertativa II se dá porque ela está incompleta, senão vejamos: "O "tarde de um evento" corresponde à data mais tarde possível para atingir o evento, considerando que as atividades anteriores podem sofrer um atraso dentro de um limite de tolerância estabelecido previamente."

    Na verdade, o "tarde de um evento" corresponde sim à data mais tarde possível para atingir o evento (neste caso, trata-se do "evento tarde para o início da atividade". Porém, pode haver também o chamado "evento tarde para o fim da atividade" que, neste caso, é a data mais tarde possível para se concluir a atividade, e não para iniciá-la, como diz a assertativa. Logo a assertativa está incompleta.