SóProvas


ID
947524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação ao processo de gerenciamento de projetos, julgue os próximos itens.

Como instrumento desconhecido para o processo de gerenciamento de projetos cita-se o diagrama de Gantt (H. Gantt, 1917), utilizado para ilustrar a duração das atividades de um projeto ao longo do tempo, sem pemitir análise do caminho crítico ou CPM (Critical Path Method).

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de Gantt é um gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto. Os intervalos de tempo representando o início e fim de cada fase aparecem como barras coloridas sobre o eixo horizontal do gráfico. Desenvolvido em 1917 pelo engenheiro mecânico Henry Gantt, esse gráfico é utilizado como uma ferramenta de controle de produção. Nele podem ser visualizadas as tarefas de cada membro de uma equipe, bem como o tempo utilizado para cumpri-la. Assim, pode-se analisar o empenho de cada membro no grupo, desde que estejam associados, à tarefa, como um recurso necessário ao desempenho dela.
    Associado a esta ideia, está o facto de esta forma de representação gráfica, das actividades de um projecto, permitir, ainda, avaliar os seus custos, resultante do consumo de recursos necessários à conclusão de cada uma de suas tarefas. A forma de balizar o desempenho do projecto, por medição relativa entre o tempo decorrido, e o grau actual de conclusão da tarefa, perante o previsto, e a partir do diagrama de Gantt, permite tirar conclusões sobre o seu desempenho em termos de custo e prazo. Uma das técnicas de balizamento, mais frequentes, e utilizadas para aquele efeito, é chamado de EVM
  • O diagrama de Gantt junto a análise do caminho crítico são instrumentos conhecidos ao gerenciamento de projetos, e estão presentes no Gerenciamento de Tempo, na atividade de Desenvolvimento de Cronograma.
  • Prezados
    Segundo o PMBOK , o Gráfico de Gantt é uma representação gráfica de informações relacionadas ao cronograma. Em um gráfico de barras típico, as atividades do cronograma ou os componentes da estrutura analítica do projeto são listados verticalmente do lado esquerdo do gráfico, as datas são mostradas horizontalmente na parte superior e as durações das atividades são exibidas como barras horizontais posicionadas de acordo com as datas. É um gráfico onde as barras representam as atividades, mostra as datas de início e término da atividade, assim como as durações esperadas. Esses são relativamente de fácil leitura e são frequentemente usados em apresentações gerenciais.
    O método do caminho crítico, segundo o PMBOK, calcula as datas teóricas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem se considerar quaisquer limitações de recursos, executando uma análise dos caminhos de ida e de volta através da rede do cronograma. As datas resultantes de início e término mais cedo e início e término mais tarde não são necessariamente o cronograma do projeto, mas sim uma indicação dos períodos de tempo dentro dos quais a atividade poderia ser agendada, dadas as durações do projeto, relações lógicas, antecipações, esperas e outras restrições conhecidas.
    Todas as informações necessárias para realizar a análise do caminho crítico podem ser obtidas pelo diagrama de Gantt, portanto questão errada.
    Fonte : PMBOK 4º edição.
  • Dois erros: é CONHECIDO e PERMITE a análise do caminho crítico.