-
A reengenharia de processos consiste na eliminação total do processo atual e repensar e reprojetar de forma radical os processos de uma empresa para obter grandes progressos em indicadores críticos de desempenho como custos, qualidade, serviços e agilidade.
-
Reengenharia - Também conhecido como reorganização radical. Trata-se de um método usado para reprojetar e reformar sistematicamente toda uma organização, função e processo. O americano Michael Hammer é considerado o pai desta teoria inovadora e radical que iniciou na década de 90. A reengenharia foi se consolidando ao longo dos anos como um redesenho dos processos de uma organização com o objetivo de obter melhorias drásticas em três áreas: nos custos, nos serviços e no tempo. A reengenharia, entre outras características, busca a fusão de tarefas, a eliminação do desnecessário, uma maior autonomia no corpo funcional e a descentralização na tomada de decisões.
-
A reengenharia de processos consiste em uma análise crítica realizada para eliminar atividades que não agreguem valor à organização (CORRETO), o que possibilita a adaptação dos processos à nova realidade pretendida (ERRADO).
O processo da reengenharia não precisa se adaptar a nova realidade pretendida, porque não se aproveita nada começa do zero.
Reengenharia = mudança drástica, radical.
Reengenharia
• Surgiu como necessidade das organizações se adaptarem às rápidas mudanças.
• Processos organizacionais inteiramente novos e revolucionários.
• Deve ser iniciada de cima para baixo como forma de fazer com que os processos inteiramente novos possam ser implementados com sucesso.
Fonte: Carlos Xavier - Estratégia Concursos
Gabarito: errado
-
Hammer e Champy conceituam a reengenharia como:
é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Essa definição encerra quatro palavras-chave: fundamental, radical, drástica e processos (HAMMER, M.; CHAMPY, J., 1994, p. 22 apud CARAVANTES; PANNO; KLOECKNER, 2005, p.272).
A reengenharia veio para modificar os princípios das organizações, mas de forma drástica, radical, com grande ênfase nos processos, por acreditar que o processo empresarial é a solução para se garantir a satisfação dos clientes, de forma precisa, rápida e com baixo custo.
http://www.administradores.com.br/producao-academica/as-tgas-e-a-reengenharia-caracteristicas-e-implicacoes-desta-abordagem/4925/
-
Sim! ele faz uma mudança radical, assim adapta o novo processo a realidade da organização não em???
se não, pra que fazer a mudança radical????????
-
"O erro da questão está no fato que a REENGENHARIA não tem como OBJETIVO eliminar as atividades. Estas podem ou NÃO serem
eliminadas,de acordo com a cadeia de valor. Se o processo está enxuto,a coisa certa e deixar o processo como ele está. ERRADA"
Carlos Xavier -comentário sobre está questão concurso para pf
-
ERRADO - a reengenharia de processos é uma mudança radical e não definitiva que ocorre na empresa para otimizar os recursos no intuito de obter eficiência no seu desenvolvimento.
Errada, ao contrário da TQM (Total Quality Management), a Reengenharia não procura introduzir melhorias em processos já existentes mas sim a eliminação e total reinvenção das regras e processos já ultrapassados bem como de todos os pressupostos fundamentais que lhe servem de base, consiste em repensar e redesenhar radicalmente as práticas e processos nucleares da organização tais como o serviço ao cliente, o desenvolvimento de novos produtos, a cultura organizacional, a resposta às encomendas, entre outras, afim de aumentar a produtividade através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.
Fonte1:http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=PYpYXZKF4AIcwUkntPNiGhBvUCqvRyqFcRk0n4UNZmA~
Fonte2:http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=17&ved=0CEoQFjAGOAo&url=http%3A%2F%2Fwww.alessandroferraz.com.br%2Fneaf-material-de-apoio%2Fdoc_download%2F2958-neafprovatecnicompuparcialmentecomentada&ei=lozrUqLDGIifyQGJ1oCIBg&usg=AFQjCNE4PwQefS2zovWLxlCnGHMrw1IOWw&sig2=XnH6RcxiN2x75SLUHTNRkQ&bvm=bv.60444564,d.aWc
-
RECURSO:
Na reengenharia de processos a empresa precisa analisar uma atividade ou um método de trabalho para verificar se os processos ou atividades que não deram certo devem ser eliminados ou modificados e é claro que isso vai viabilizar a adaptação dos processos que se deseja implantar de acordo com a nova realidade pretendida, pois reengenharia é o ato de repensar e reprojetar de forma radical os processos e atividades de uma empresa, eliminando processos ou atividades que não agreguem valor, criando novas formas de trabalho. Sendo assim a reengenharia é sim uma analise crítica dos processos, porque antes de eliminar ou reinventar simplesmente os processos ou atividades é preciso efetuar uma boa análise sobre a situação. A metodologia de implementação de processos de reengenharia pode - se estruturar em quatro fases e nessas fases está mencionada a fase de análise, as quais são:
ØPreparação: Listar todos os processos da organização, selecionar aqueles que serão redefinidos e viabilizar os recursos necessários para esta atividade;
ØPlanejamento: Garantir os recursos necessários: tempo, dinheiro e pessoas; estruturar as equipes de trabalho e distribuir as tarefas entre seus membros;
ØImplementação: Analisar os processos e atividades selecionados (responsável, envolvidos, pontos fracos e pontos fortes), reinventar o processo, avaliar o impacto das mudanças e implementá-lo;
ØAvaliação: Medir e comunicar os resultados obtidos, controlar o processo como um todo e gerir o impacto das alterações efetuadas em outros processos.
Segundo Chiavenato (2003) A reengenharia se fundamenta em quatro palavras -chave:
1.Fundamental. Busca reduzir a organização ao essencial e fundamental.
As questões: por que fazemos o que fazemos? E por que fazemos dessa maneira?
2.Radical. Impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e os procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho.
3. Drástica. A reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destrói o antigo e busca sua substituição por algo inteiramente novo. Não aproveita nada do que existe.
4.Processos. A reengenharia reorienta o foco para os processos e não mais para as tarefas ou serviços, nem para pessoas ou para a estrutura organizacional. Busca entender o "quê" e o "porquê" e não o "como" do processo.
Sendo assim a reengenharia pode ser entendida como uma forma de eliminar tudo e começar no zero, como também reorienta os processos. Dessa forma, a questão causou dupla interpretação, cabendo recurso para a mesma.
Fonte:http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&ved=0CEkQFjAE&url=http%3A%2F%2Fwww.equipealfaconcursos.com.br%2Farquivos%2Falfacon-recurso-mpu.pdf&ei=nZXrUpvoEOeBygGan4CwDA&usg=AFQjCNH2ZEaSWQmtKtkH4r3vGWlRsso5gQ&sig2=P0FYH7O23OpIERfqRzWe6g&bvm=bv.60444564,d.aWc
-
Michael Hammer e James Champy definiram reengenharia como repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade.
Segundo Maximiano, explica que a Reengenharia firmou-se como uma proposta de redesenhar a organização em torno de seus processos, para torná-la mais ágil e eficiente e cita Moreira (1994) que apresentou a reengenharia como uma proposição audaciosa: “Fazer Reengenharia é reinventar a empresa, desafiando suas doutrinas, práticas e atividades existentes, para, em seguida, redesenhar seus recursos de maneira inovadora, em processo que integram as funções departamentais. Esta reinvenção tem como objetivo aperfeiçoar a posição competitiva da organização, seu valor para os acionistas e sua contribuição para a sociedade”.
Chiavenato (1996) ressalta que "a reengenharia requer um completo repensar de processos empresariais."
Segundo Idalberto Chiavenato (1996; p.180) "A reengenharia é a mudança radical dos processos de trabalho da empresa e a implementação de novos projetos totalmente diferentes".
-
O erro da questão está em falar de adaptação, reengenharia começa do zero.
-
Definição precisa de Redesenho.
-
Reengenharia: reestruturação total da organização, é iniciar o processo do zero e não buscar consertar alguma coisa. Significa a busca por melhorias radicais na empresa, é fazer mais com menos, os problemas da empresa se relacionam aos processos de trabalho e não a estrutura organizacional.
-
A
reengenharia é uma técnica de mudança radical nos processos da organização, que
consiste em redesenhá-los a partir do zero e com foco no cliente.
-
Dica: Quando o assunto é reengenharia, falou em adaptação, mudança parcial, incremental, baixo para cima, já pode marcar Errado, sem medo de errar!
-
A REENGENHARIA NÃO ELIMINA SÓ A ATIVIDADE COMO O PROCESSO TODO! MUDANÇA RADICAL, DO TIPO: ''CANSEI! VOU ESTUDAR PARA CONCURSOS!'' PORQUE VOCÊ ELIMINA O EMPREGO, O NAMORADO(a), A VIDA SOCIAL, OS AMIGOS... E PASSA A TER UMA RELAÇÃO SÉRIA COM OS LIVROS.
GABARITO ERRADO
-
Pedro Matos, é desse jeito mesmo! kkkkkkkk
-
-
CUIDADO !!!! Na melhoria dos processos:
Reegenharia: NÃO tem adaptação.
Redesenho : TEM adaptação
-
A reengenharia busca mudanças radicais, através de uma reestruturação dos processos, para conseguir melhorias drásticas.
Fonte: Administração Geral para Concursos, Prof. Rodrigo Rennó
Gab: E
-
Reengenharia é folha em branco. Começar do zero!!!
Reengenharia é folha em branco. Começar do zero!!!
Reengenharia é folha em branco. Começar do zero!!!
Reengenharia é folha em branco. Começar do zero!!!
-
Reengenharia não conversa; dá logo um socão no nariz.
-
Não se fala em adaptação na Reengenharia, e sim em radicalismo, TUDO novo!
-
REESTRUTURAÇÃO TOTAL!!!!!
-
A reengenharia busca checar se o processo agrega valor, se algumas atividades devem ou não ser eliminadas,ou se até mesmo o próprio deve ser mantido ou não!!!
gabarito:Errado
-
Reengenharia = mudança radical do processo, partindo do zero. Não ADAPTAÇÃO na Reengenharia !
-
O Erro da questão: eliminar as atividades que não agregam valor a ORGANIZAÇÃO, o objetivo não é esse; e sim verificar se essas atividades estão de aordo om a cadeia de valor. A partir daí elimina ou não.
Atividades deveme estar de acordo om a cadeia de valor e não neessariamente agrgar VALOR A ORGANIZAÇÃO.
Tamém não existe adaptação de processo, BASE ZERO - RADICALISMO.
-
A Reengenharia
.
Prega mudanças radicais nos processos e atitudes de uma empresa. Buscando melhores resultados, através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação de seus clientes. Ela não procura a melhoria de processos existentes e sim a eliminação de processos ultrapassados e a criação de novos processos.
A Reengenharia PARTE DE CIMA PARA BAIXO (TOP DOWN), dos gestores para os subordinados e visa resultados num curto espaço de tempo.
Ela não faz remendos nem retoques em processos para funcionarem melhor. É um começar de novo, abandonar os procedimentos e reinventar outros.
-
O erro está em falar adaptação dos processos. Reengenharia não adapta nada. Destrói tudo e começa do zero.
-
Gab: ERRADO
REEngenharia = REcomEçar do zero.
1° - A REENGENHARIA começa todo o processo do ZERO;
2° - Ela não busca a melhoria contínua dos processos;
3° - Não busca adaptar nada, se assim fosse, ela estaria apenas melhorando um processo já existente com base nos seus defeitos ou falhas. E esse não é seu objetivo! De acordo com o prof. Rodrigo Rennó, a qualidade total também não se relaciona com a reengenharia.
Conclusão: A reengenharia busca melhorias RADICAIS em suas atividades.
Fonte: Administração Geral para concursos, RODRIGO RENNÓ, pág. 291 - anotações complementares.
-
CBOK- Reengenharia é um repensar fundamental e um redesenho radical para obter melhorias dramáticas no negócio.
-
elimina tudo e começa do 0
-
reegenharia = toca fogo em tudo e faz de novo
-
A reengenharia é a destruição dos processos atuais fazendo o redesenho do zero, esse processo é radical e deve ser precedido por um amplo processo de planejamento com o dimfdedifer diminuir os custos
-
Reengenharia = começar do zeRo
SEJA FORTE,NÃO DESISTA!!!
-
REENGENHARIA: Começar do zero.
-
A reengenharia não se trata de uma adaptação dos processos. Reengenharia é quebrar tudo! Mudança radical, começar do zero os processos da organização.
Gabarito: Errado.
-
Reengenharia ---> princípio da folha em branco.
Resposta: errado.
-
A Reengenharia busca fazer uma análise bastante abrangente, também chamada de "base zero", dos processos da empresa. Em grandes organizações, muitos processos de trabalho são antigos e mostram-se até desnecessários.
Assim, a Reengenharia busca checar se o processo agrega valor, se algumas atividades devem ou não ser eliminadas, ou se até mesmo o próprio processo deve ser mantido ou não.
O erro da questão está no fato de que a Reengenharia não tem como objetivo eliminar atividades. Estas podem ou não ser eliminadas, de acordo com a cadeia de valor. Se o processo está enxuto, a coisa certa a ser feita é deixar o processo como ele está. O gabarito é questão errada.
Fonte: Administração Geral e Pública Cespe/UnB - RENNÓ, Rodrigo (pág. 117).
-
"(...) eliminar atividades que não agreguem valor à organização (...)"
essa parte me parece com downsizing, certo?
-
NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE ADAPTAÇÃO, E SIM REFAZER, COMEÇAR DO ZERO!
-
reengenharia não se adapta a situação atual. faz se uma mudança drástica começando do 0
-
REENGENHARIA É O PRINCÍPIO DA FOLHA EM BRANCO.
-
Reengenharia = começa do ZEROOO
-
começa do ZERO