Gabarito: D
O CICLO DAS 3 IDADES na arquivologia é um princípio, e dentre todos é um dos mais importantes! Ele divide os documentos em 3 categorias: correntes, intermediários e permanentes. Resumindo, o corrente é aquele que está em constante uso administrativo, deve estar próximo do local de uso, possuí valor primário. Intermediário é aquele que ainda possuí valor primário, mas está aguardando destinação final e está afastado do local de uso. Permanente é aquele que perdeu seu valor primário e agora faz parte de um acervo histórico, comprobatório, para fins de pesquisa - este arquivo não pode NUNCA ser eliminado!
Dentre as assertivas o único que se encaixa como documento de arquivo permanente é o Tratado entre países, pois os outros são instrumentos administrativos do cotidiano numa repartição pública, o que não impede, entretanto, que um dia esses documentos ganhem valor permanente e sejam arquivados como tal.
Bons estudos!
Os documentos da fase permanente são caracterizados pela relevância de suas informações para a sociedade, bem como pela rito que seguem e pela frequência de sua produção.
Documentos como Ordens de Serviço, Avisos, Requerimentos e Memorandos são rotineiros, produzidos por atos simples, com a única função de viabilizar a ação administrativa. Geralmente possuem assuntos de menor relevância para outras áreas diferentes da administração.
Já os Tratados entre nações trazem informações importantes para a sociedade. Refletem as ações macro de um Estado que podem impactar diretamente na vida das pessoas, além da história das nações envolvidas. Também são ações únicas, ou realizadas em raríssimas ocasiões. Também são realizadas segundo um rito mais complexo, uma vez que precisa ser validada em dois entes.
Portanto a alternativa correta é a de letra "D".