SóProvas



Questões de Efeito Tesoura


ID
1019269
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

De acordo com o modelo Fleuriet, de dinâmica financeira das empresas, o efeito tesoura ocorre quando uma empresa apresenta por vários exercícios seguidos um crescimento do(a) :

Onde,

CCL= Capital Circulante Líquido
NIG= Necessidade de Investimento em Giro
SD = Saldo do Disponível

Alternativas
Comentários
  • O Efeito Tesoura ocorre quando a empresa expande demasiadamente suas vendas, sem que o capital de giro disponível cresça na mesma proporção. Esse crescimento nas vendas faz com que aumente também a Necessidade de Capital de Giro (NCG). Se não houver suporte de Capital de Giro (CCL), ou seja, saldo em tesouraria necessário a manutenção desse  novo patamar operacional, o crescimento exagerado pode deixar a empresa em dificuldade financeira, podendo mesmo levá-la a falência.

    Diante do exposto, entendo que a empresa tem uma Necessidade de Investimento em Giro (NIG) já que não tem Capital de Giro (CCL) suficiente para bancar o crescimento exagerado da vendas (Efeito Tesoura). 

    Logo, o gabarito é: B

    Espero ter ajudado.


ID
1643551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da análise de liquidez e de solvência de empresas, julgue o seguinte item.


Quando uma empresa apresenta, por vários exercícios seguidos, crescimento da necessidade de investimento em giro superior ao do capital circulante líquido, ela convive com o denominado efeito tesoura, que é identificado por um crescente saldo de disponível negativo. Esse efeito pode ocorrer por várias razões, como overtrade, desvio de recursos do giro para imobilizações e inflação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Efeito Tesoura → Segundo a doutrina, o Efeito Tesoura acontece quando a empresa não consegue aumentar o capital de giro (ou capital circulante líquido) no mesmo ritmo de aumento da Necessidade de Capital de Giro (NCG) (ou necessidade de investimento em giro). Quando ocorre um descompasso entre a evolução das fontes disponíveis de longo prazo e as aplicações que precisam ser financiadas (NCG), o saldo de tesouraria (ST) se torna crescentemente negativo, evidenciando uma dependência cada vez mais acentuada dos recursos de curto prazo para o financiamento das atividades da empresa.


    Esse efeito pode ocorrer por várias razões, como overtrade, desvio de recursos do giro para imobilizações e inflação.


    Overtrade
    → significa o ato de fazer negócios superiores aos recursos financeiros. Do ponto de vista financeiro, overtrade indica que uma empresa vem efetuando grande volume de negócios, sem dispor de recursos adequados e suficientes para financiar suas necessidades de capital de giro.


    Inflação
    → dependendo da estrutura de cada empresa em relação a seu ciclo financeiro, a inflação pode levar uma empresa à situação de overtrade.


    bons estudos

  • O Efeito tesoura acontece quando a empresa não consegue aumentar o Capital de Giro no mesmo ritmo de aumento da Necessidade de Capital de Giro. Desta forma, ocorre aumento do risco financeiro, devido ao crescimento significativo e continuado do saldo negativo de tesouraria.

    Diversos fatores podem ocasionar o desenvolvimento do Efeito Tesoura. Todos os três citados no comando da questão estão entre eles. Vejamos:

    - Overtrade - em poucas palavras, é a empresa operar em um estado financeiro além de sua capacidade. Por exemplo, quando há aumento excessivo de vendas, e o empresário tenta operar acima das reais possibilidades da empresa;

    - Desvio de recursos do giro para imobilizações - há obviamente um diminuição do CDG, o que compromete a saúde financeira da empresa;

    - Inflação - a inflação elevada causa o aumento expressivo da NCG quase que automaticamente.

    Gabarito: CERTO.

  • Essa questão foi retirada pelo Cespe da literalidade do conteúdo do livro: Análise de Risco e Crédito, dos autores José Luís de Castro Neto e Renata Sena Gomes Sérgio, Ed. IESDE Brasil S.A., Curitiba, 2009 (pág. 151).

    No período em que o crescimento da NCG supera continuamente o crescimento do CCL, tornando o ST cada vez mais negativo, a entidade passa a sofrer o chamado efeito tesoura. Com um saldo de tesouraria insuficiente, a entidade precisará tomar recursos a curto prazo no sistema financeiro, geralmente com altas taxas de juros, fazendo as despesas financeiras crescerem além do suportável, comprometendo a organização. O CCL, que representa as fontes de recursos de longo prazo, já não será suficiente para financiar as atividades, e a entidade utilizará recursos alheios de curto prazo para se manter operando até a situação operacional melhorar (ou até a empresa quebrar)

    Isso acontece, entre outros motivos, quando uma empresa expande demasiadamente suas vendas, sem que o capital de giro disponível cresça na mesma proporção, e então esse crescimento operacional faz com que a NCG também aumente. Se não houver o suporte suficiente de capital para a manutenção desse novo patamar operacional, o crescimento exagerado poderá deixar a empresa em dificuldades financeiras, caracterizando o chamado overtrading, que é de fato um dos agentes causadores do efeito tesoura.

    Da mesma forma, quando a empresa desvia recursos do giro para imobilizações, ela compromete sua liquidez (seu saldo em tesouraria), o que fatalmente irá aumentar sua NCG proporcionalmente ao CCL (veja que, a grosso modo, a empresa mantém a NCG (ACO e PCO constantes) e diminui o CCL (porque seu ACF foi “transformado” em ativo permanente). Isso também é uma forma de “tentar crescer sem sustentação”, o que leva ao efeito tesoura.

    A inflação também pode causar o fenômeno do overtrading, pois, ao promover maior demanda por bens como forma de resguardar o consumidor de aumento de preços, a empresa pode ser levada, para não perder participação de mercado, a expandir sua atividade acima de sua capacidade financeira.

    Os aumentos consecutivos dos preços em geral costumam encobrir essa situação de overtrading. Todavia, quando a economia parte para uma situação de maior estabilidade nos índices gerais de preços, as consequências de um crescimento sem sustentação financeira surgem mais nitidamente, determinando problemas de lucratividade, inadimplência e estoques volumosos.


ID
1885114
Banca
FUNCAB
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação ao Efeito Tesoura, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Efeito Tesoura → Segundo a doutrina, o Efeito Tesoura acontece quando a empresa não consegue aumentar o capital de giro (ou capital circulante líquido) no mesmo ritmo de aumento da Necessidade de Capital de Giro (NCG) (ou necessidade de investimento em giro). Quando ocorre um descompasso entre a evolução das fontes disponíveis de longo prazo e as aplicações que precisam ser financiadas (NCG), o saldo de tesouraria (ST) se torna crescentemente negativo, evidenciando uma dependência cada vez mais acentuada dos recursos de curto prazo para o financiamento das atividades da empresa.

     

    Letra D


ID
5638936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-RO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O efeito tesoura necessariamente está presente quando

Alternativas
Comentários
  • O que é o efeito tesoura? O conceito, desenvolvido pelo francês Fleuriet na década de 70, baseia-se no fato de uma empresa precisar de capital de giro cada vez maior e dispor de um saldo em tesouraria cada vez menor, negativo.