Gabarito CERTO
Efeito Tesoura → Segundo a doutrina, o Efeito Tesoura acontece quando a empresa não consegue aumentar o capital de giro (ou capital circulante líquido) no mesmo ritmo de aumento da Necessidade de Capital de Giro (NCG) (ou necessidade de investimento em giro). Quando ocorre um descompasso entre a evolução das fontes disponíveis de longo prazo e as aplicações que precisam ser financiadas (NCG), o saldo de tesouraria (ST) se torna crescentemente negativo, evidenciando uma dependência cada vez mais acentuada dos recursos de curto prazo para o financiamento das atividades da empresa.
Esse efeito pode ocorrer por várias razões, como overtrade, desvio de recursos do giro para imobilizações e inflação.
Overtrade → significa o ato de fazer negócios superiores aos recursos financeiros. Do ponto de vista financeiro, overtrade indica que uma empresa vem efetuando grande volume de negócios, sem dispor de recursos adequados e suficientes para financiar suas necessidades de capital de giro.
Inflação → dependendo da estrutura de cada empresa em relação a seu ciclo financeiro, a inflação pode levar uma empresa à situação de overtrade.
bons estudos
Essa questão foi retirada pelo Cespe da literalidade do conteúdo do livro: Análise de Risco e Crédito, dos autores José Luís de Castro Neto e Renata Sena Gomes Sérgio, Ed. IESDE Brasil S.A., Curitiba, 2009 (pág. 151).
No período em que o crescimento da NCG supera continuamente o crescimento do CCL, tornando o ST cada vez mais negativo, a entidade passa a sofrer o chamado efeito tesoura. Com um saldo de tesouraria insuficiente, a entidade precisará tomar recursos a curto prazo no sistema financeiro, geralmente com altas taxas de juros, fazendo as despesas financeiras crescerem além do suportável, comprometendo a organização. O CCL, que representa as fontes de recursos de longo prazo, já não será suficiente para financiar as atividades, e a entidade utilizará recursos alheios de curto prazo para se manter operando até a situação operacional melhorar (ou até a empresa quebrar)
Isso acontece, entre outros motivos, quando uma empresa expande demasiadamente suas vendas, sem que o capital de giro disponível cresça na mesma proporção, e então esse crescimento operacional faz com que a NCG também aumente. Se não houver o suporte suficiente de capital para a manutenção desse novo patamar operacional, o crescimento exagerado poderá deixar a empresa em dificuldades financeiras, caracterizando o chamado overtrading, que é de fato um dos agentes causadores do efeito tesoura.
Da mesma forma, quando a empresa desvia recursos do giro para imobilizações, ela compromete sua liquidez (seu saldo em tesouraria), o que fatalmente irá aumentar sua NCG proporcionalmente ao CCL (veja que, a grosso modo, a empresa mantém a NCG (ACO e PCO constantes) e diminui o CCL (porque seu ACF foi “transformado” em ativo permanente). Isso também é uma forma de “tentar crescer sem sustentação”, o que leva ao efeito tesoura.
A inflação também pode causar o fenômeno do overtrading, pois, ao promover maior demanda por bens como forma de resguardar o consumidor de aumento de preços, a empresa pode ser levada, para não perder participação de mercado, a expandir sua atividade acima de sua capacidade financeira.
Os aumentos consecutivos dos preços em geral costumam encobrir essa situação de overtrading. Todavia, quando a economia parte para uma situação de maior estabilidade nos índices gerais de preços, as consequências de um crescimento sem sustentação financeira surgem mais nitidamente, determinando problemas de lucratividade, inadimplência e estoques volumosos.