SóProvas



Questões de Pré-Evolucionsimo e Evolucionismo. L.H. Morgan e Evolução Cultural. Tylor e Frazer: animismo, magia e totemismo. Status e contrato. Particularismo Histórico de Boas


ID
2705287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Com base nas concepções do estruturalismo, julgue o item seguinte.


O estruturalismo pode ser considerado um kantismo sem sujeito transcendental que procura, na observação empírica, os entendimentos coletivos, visíveis a partir dos sistemas concretos de representação.

Alternativas

ID
2870212
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Galileu tornou-se o criador da física moderna quando anunciou as leis fundamentais do movimento. Formulando tais princípios, ele estruturou todo o conhecimento científico da natureza e abalou os alicerces que fundamentavam a concepção medieval do mundo. Destruiu a ideia de que o mundo possui uma estrutura finita, hierarquicamente ordenada e substituiu-a pela visão de um universo aberto, infinito. Pôs de lado o finalismo aristotélico e escolástico, segundo o qual tudo aquilo que ocorre na natureza ocorre para cumprir desígnios superiores; e mostrou que a natureza é fundamentalmente um conjunto de fenômenos mecânicos.
(José Américo M. Pessanha. Galileu Galilei, 2000. Adaptado.)


A importância da obra de Galileu para o surgimento da ciência moderna justifica-se porque seu pensamento

Alternativas
Comentários
  • Galileu elaborou extensa obra em matéria de astronomia, matemática e física, defendendo o heliocentrismo. Seu pensamento está relacionado à Filosofia da Natureza, que rompe no século XVI com a metafísica da escolástica medieval.

    [https://www1.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unesp/2019/1fase/UNESP2019_1fase_vs1.pdf]


ID
2870215
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

O zoólogo Richard Dawkins e o paleontólogo Simon Conway Morris têm muito em comum: lecionam nas mais prestigiadas universidades da Grã-Bretanha […] e compartilham opiniões e crenças científicas quando o tema é a origem da vida. Para ambos, a riqueza da biosfera na Terra é explicada mais do que satisfatoriamente pela teoria da seleção natural, de Charles Darwin. […] Num encontro realizado na Universidade de Cambridge, porém, eles protagonizaram um novo round de um debate que divide a humanidade desde que o mundo é mundo: Deus existe? Morris, cristão convicto, afirmou [em sua palestra] que a “misteriosa habilidade” da natureza para convergir em criaturas morais e adoráveis como os seres humanos é uma prova de que o processo evolutivo é obra de Deus. Já o agnóstico Dawkins disse que o poder criativo da evolução reforçou sua convicção de que vivemos num mundo puramente material.

(Rodrigo Cavalcante. “Procura-se Deus”.
https://super.abril.com.br, 31.10.2016.)

O conflito de opiniões entre os dois cientistas ilustra a oposição entre

Alternativas