SóProvas



Questões de Noções de Incêndio em Criminalística


ID
1182109
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Ensina-nos o Perito Criminal Ranvier Feitosa Aragão do Instituto de Criminalística do Ceará: O fogo que se propaga e não deixa assinaladores da ocorrência deste processo, assim, é o próprio corpo que transfere o calor que levará o Perito até a fonte de calor inicial, e “objetos metálicos contínuos, tais como vigas e canos são excelentes condutores de calor”. Identifique a alternativa que apresenta a correta correlação entre as citações e os fenômenos de transferência de calor.

Alternativas
Comentários
  •  condução térmica 

    Tipo de propagação do calor que consiste na transferência de energia térmica entre as partículas que compõe o sistema. Por exemplo: coloca-se uma das extremidades de uma barra metálica na chama de fogo. Após alguns instantes, percebe-se que a outra extremidade também esquenta, mesmo estando fora da chama de fogo. Esse fato ocorre porque as partículas que formam o material receberam energia e, dessa forma, passaram a se agitar com maior intensidade. Essa agitação se transfere de partícula por partícula e se propaga em toda a barra até alcançar a outra extremidade. 

    Esse tipo de transferência ocorre com maior ou menor facilidade dependendo da constituição atômica do material, a qual faz com que ele seja classificado condutor ou isolante de calor. Nas substâncias condutoras esse processo de transferência acontece mais rápido como, por exemplo, nos metais. Já nas substâncias isolantes, como na borracha e na lã, esse processo é muito lento. 

    A convecção térmica 

    É o tipo de propagação do calor que ocorre nos fluidos em geral em decorrência da diferença de densidade entre as partes que formam o sistema. Por exemplo: na geladeira os alimentos são resfriados dessa forma. Como sabemos, o ar quente é menos denso que o ar frio e é por esse motivo que o congelador fica na parte de cima da geladeira. Dessa maneira, formam-se as correntes de convecção: o ar quente dos alimentos sobe para ser resfriado e o ar frio desce refrigerando os alimentos, mantendo-os sempre bem conservados. Essa também é a explicação do porquê o ar condicionador ser colocado na parte de cima de um ambiente. 

    A irradiação térmica 

    A condução e a convecção são formas de propagação de calor que para ocorrer é necessário que haja meio material, contudo, existe uma forma de propagação de calor que não necessita de um meio material (vácuo) para se propagar, esta é a irradiação térmica. Esse tipo de propagação do calor ocorre através dos raios infravermelhos que são chamadas ondas eletromagnéticas. É dessa forma que o Sol aquece a Terra todos os dias, como também é o meio que a garrafa térmica mantém, por longo tempo, o café quentinho em seu interior. 

    A garrafa térmica é construída de forma que os três processos de propagação de calor sejam reduzidos ao máximo. Entre suas paredes há o vácuo, o qual impede a propagação do calor por condução. Estas são espelhadas tanto internamente quanto externamente, de forma que os raios infravermelhos sejam refletidos e por último temos a tampa. Esta última quando bem fechada evita o processo de propagação por convecção. Construída dessa maneira, a garrafa térmica mantém sempre bem quentinho o café ou o chá.


ID
1428946
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SPTC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

A polícia técnico-científica foi chamada para investigar um incêndio em um galpão. Ao chegar ao local, constatou-se que havia uma vítima queimada pelo fogo. Identificou-se também que o incêndio foi provocado por um curto-circuito elétrico no aparelho de ar-condicionado. Após a perícia, diversas irregularidades foram constatadas. Assinale a alternativa que pode apresentar uma dessas irregularidades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa B

     

    EXTINTORES DE INCÊNDIO:

     

    Extintor com água pressurizada: indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral). A água age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como é aplicada.

     

    Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B.

     

    Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento. Pode ser usado também em incêndios de classes A e C.

     

    Extintor com pó químico especial: indicado para incêndios de classe D (metais inflamáveis). Age por abafamento.

     

    Fonte: http://www.auxiliadorapredial.com.br/blog/extintores-7-coisas-que-voce-precisa-saber/

  • Gabarito b) Armazenagem de produtos com obstrução das saídas de emergência.


ID
2560726
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Sobre as fases do incêndio, a doutrina vem se aprofundando com base em estudos e comprovação científica, ao passo que alguns eventos antes considerados fenômenos, agora são reconhecidos como fases por alguns autores. Ainda assim, é do consenso no meio científico que um incêndio apresentará ao menos três fases, sendo elas: inicial, intermediária e de extinção. Indique a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • "Ignição. Trata-se da fase inicial e a maneira como o incêndio começa depende de inúmeros fatores. ...

    • Propagação. Neste estágio, o incêndio começa a se espalhar por todo o ambiente. ...
    • Combustão contínua. Neste estágio, ocorre a reação em cadeia. ...
    • Redução."

  • Na fase intermediária ocorrem as maiores temperaturas, entretanto o limite de temperatura não é de 700 graus Celsios, e sim maior.

  • Gabarito: D) Quando ocorre a decadência do calor, a redução progressiva das chamas, seja por exaustão dos materiais queimados ou mesmo excepcionalmente pela carência de oxigênio, o incêndio estará na fase de extinção.


ID
2560729
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

O estudo da transferência do calor nos auxiliará a identificar as diferentes formas ou meios de propagação do fogo. Existem três mecanismos básicos para a transferência do calor, assim sendo, indique a alternativa que corresponde aos três meios de propagação do fogo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

  • "As formas de transmissão de calor de um corpo para o outro ou para um meio, são: condução, convecção e irradiação. Cabe ressaltar que, em algumas situações, podemos ter mais de uma forma de propagação envolvida na transmissão do fogo"

  • Formas de transmissão de calor

    1. IRRADIAÇÃO = Sem a necessidade de continuidade molecular. Ocorre, principalmente, através da irradiação solar. ex: Passa de um prédio para outro
    2. CONDUÇÃO = Com a necessidade de continuidade molecular. Ocorre, principalmente, pela vibração das moléculas e troca de calor, consequentemente. ex: Passa de uma parede para outra
    3. CONVECÇÃO = Ocorre, precipuamente, nos líquidos e gases, quando os gases iniciam nos andares inferiores e se elevam aos superiores.

ID
2560732
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Um dos grandes dilemas técnicos vividos por bombeiros durante o combate a incêndios é justamente o fato que nenhuma ocorrência é igual a outra, pois as edificações são sempre diferentes. Sobre o desenvolvimento de incêndios e movimentação do fogo em edificações, indique a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • um fator a ser considerado.

  • Para os não assinantes:

    Gabarito B

  • acredito que o fator principal seja o tipo de material presente no local, o combustível.

  • Um bom projeto arquitetônico pode dificultar o surgimento de um princípio de incêndio, bem como restringir o seu desenvolvimento.

    Objetivo do projeto arquitetônico: transformar a necessidade do cliente em um projeto bem planejado, como estes exemplos:

    a. Definir quantidade e tamanho de cômodos de acordo com a necessidade do cliente;

    b. Elaborar o sistema de ventilação e iluminação natural da edificação;

    c. Dimensionar as saídas de emergência de acordo com a necessidade da edificação;

    d. Definir os materiais de construção a serem utilizados;

    e. Definir o local das passagens das instalações;

    f. Definir pé direito e as compartimentações horizontais e verticais.

    Existem quatro sistemas obrigatórios a todos os tipos de edificação, que são:

    • Saídas de emergência;
    • Sinalização de segurança contra incêndio;
    • Iluminação de emergência;
    • Extintores de incêndio.

    Há ainda outros sistemas que complementam os anteriores, a depender do tipo de ocupação na edificação. Os principais sistemas são:

    • Hidrantes;
    • Alarme de incêndio;
    • Detecção de incêndio;
    • Chuveiros automáticos;
    • Sistema de proteção contra descargas atmosféricas;
    • Central de GLP.

ID
4902298
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Qual deve ser o procedimento do perito criminal, na cena de crime, quando forem encontrados substâncias e (ou) artefatos explosivos?

Alternativas
Comentários
  • Informar a Central Integrada de Atendimento e Despacho (CIADE) para acionamento da Operação Petardo e solicitar perícia ao IC.

    Letra B.

  • GAB: LETRA B.

    Operação Petardo é acionada em razão da suspeita da existência, confirmação de substâncias explosivas ou caso haja sua explosão em local não autorizado, público ou privado.

  • Dispõe sobre a denominada Operação Petardo, que prevê instruções relativas às ações integradas de segurança pública nas ocorrências que envolvam explosivos e/ou artefatos explosivos no Distrito Federal.

    Art. 1º Estabelecer as instruções para o planejamento e a execução das ações integradas de segurança pública nas ocorrências que envolvam ameaça ou risco de explosões ilegais de explosivos e/ou artefatos explosivos, em locais públicos ou particulares, no Distrito Federal.


ID
5584867
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Costuma ser considerado um bom sinal de reação vital em corpos encontrados em local de incêndio:

Alternativas
Comentários
  • "Letra D"

    Em caso de incêndio, para saber se o indivíduo foi carbonizado morto ou vivo, verifica-se a árvore respiratória, para saber se há fuligem nas vias respiratórias (sinal de Montalti).

  • Cadê o comentário do Qconcursos?
  • Fuligem no estômago?

  •  Atenção: Esta questão foi anulada pela banca.

  • “Bom sinal”? Kkk
  • Fonte:@projeto_1902 (meus estudos dirigidos)

    Costuma ser considerado um bom sinal (???) de reação vital em corpos encontrados em local de incêndio:

    (A) edema pulmonar

    • caracterizada pelo acúmulo de líquido no interior dos pulmões.
    • Ocorre com mais frequência quando o coração encontra dificuldade para bombear o sangue, aumentando a pressão do sangue no interior dos pequenos vasos sanguíneos dos pulmões.
    • Outras causas incluem, COVID-19, pneumonia, exposição a determinadas toxinas e substâncias e estar em altitudes elevadas, .

    (B) hiperemia ao redor de pele carbonizada;

    • Se a queimadura atingiu o ponto de carbonização 4ºgrau, não há pele e logo também haverá hiperemia
    • hiperemia na pele significa que a pele está vermelha. 
    • É uma alteração da circulação em que há aumento do fluxo sanguíneo para um órgão ou tecido

    (C) dosagem alta de dióxido de carbono no sangue arterial;

    • Monóxido de carbono (CO) no sangue: a vítima respirou em uma atmosfera com baixas quantidades de oxigênio e altas de gás carbônico derivados de incêndios ou combustões imperfeitas (de carros).
    • A presença do monóxido de carbono no sangue (SINAL DE MONTALTI) comprova que a vítima sofreu as queimaduras antes da morte.
    • Toda ferida produzida em vida tem reação inflamatória.

    (D) achado de resíduos de combustão no estômago;

    • O órgão não faz parte do sistema respiratório,
    • É possível que sejam encontradas queimaduras internas da faringe, da laringe e dos brônquios e ainda fuligem nas vias respiratórias.

     

    (E) formação de bolhas em áreas queimadas.

    • Pode acontecer em vida ou pos morte e vai depender de fatores cronotanatognosticos entre outros, para a identificação realizasse análise do conteúdo líquido das bolhas.
    • As ferida produzida em vida tem reação inflamatória.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    PS: Caro colega, caso identifique algum equivoco por gentileza compartilhe pois uso tanto os meus comentários quanto de outros colega para revisão e os mesmos são inseridos em meus estudos dirigidos, agradecido desde já. (David S)

    • PRF (70 --> CORTE 73)
    • PCPB - PERITO CRIMINAL (88 --> POSSIVEL CORTE 92)
    • LOADING(02anosdeestrada)... ISAÍAS 40:31
    • Reclamar não resolve problema;

  • Assertiva D

    achado de resíduos de combustão no estômago ≥ carbono inalado é a combustão incompleta de combustíveis fósseis, o que ocorre em incêndios domésticos.

    Telecurso2000 “rs“


ID
5587672
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Ao periciar um ambiente acometido por incêndio, o perito observou que a rede de chuveiros fixos do local permanecia seca, apesar das elevadas temperaturas.

Dessa observação, o perito pode inferir que:

Alternativas
Comentários
  • A resposta eu não sei justificar, mas achei algo para clarear para quem não entendeu nada, como eu:

    O sistema de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos são estruturas fixas de combate ao fogo, com operação automática. Ou seja, os chuveiros, conhecidos como sprinklers, são ativados na presença de chamas, liberando água em uma densidade adequada, de uma maneira rápida e prática. A grande vantagem do sistema de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos é o acionamento de alarme simultâneo com o início da operação do sprinkler, o que auxilia na fuga rápida e segura dos usuários, propiciando menos perdas humanas e materiais.