Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD)
A vigilância epidemiológica da dengue no PNCD está baseada em quatro subcomponentes:
• Vigilância de casos: O objetivo desse subcomponente é a detecção em momento oportuno dos casos e orientar as medidas de controle
apropriadas.
• Vigilância laboratorial: O objetivo desse subcomponente é o aprimoramento da capacidade de diagnóstico laboratorial dos casos para detecção precoce da circulação viral, e monitoramento dos sorotipos circulantes. A vigilância laboratorial será empregada para atender às demandas inerentes da vigilância epidemiológica, não sendo o seu propósito o diagnóstico de todos os casos suspeitos em situações de epidemia.
• Vigilância em áreas de fronteira: O objetivo é a detecção precoce da introdução de novos vírus/cepas nas regiões de fronteiras. A adoção de barreiras sanitárias não é uma estratégia factível de ser implantada, tornando necessário um permanente monitoramento da circulação viral. O intercâmbio oportuno e regular de informações epidemiológicas com os países de fronteira será realizado com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
• Vigilância entomológica:Este subcomponente tem como objetivo principal o monitoramento dos índices de infestação por Aedes aegypti para subsidiar a execução das ações apropriadas de eliminação dos criadouros de mosquitos.