SóProvas



Questões de Decreto nº 9.203 de 2017 - Política de Governança da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional


ID
3090136
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Decreto Federal nº 9.203/2017 dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Logo no segundo artigo, é apresentada a seguinte definição:

IV – gestão de riscos – processo de natureza permanente, estabelecido, direcionado e monitorado pela alta administração, que contempla as atividades de identificar, avaliar e gerenciar potenciais eventos que possam afetar a organização, destinado a fornecer segurança razoável quanto à realização de seus objetivos.


Sobre a mitigação de riscos no setor público, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra D

    A mitigação de riscos é uma das funções da controladoria no setor público, utilizando-se do planejamento e controle orçamentário.

  • Decreto nº 9.203/2017

    Art. 17. A alta administração das organizações da administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverá estabelecer, manter, monitorar e aprimorar sistema de gestão de riscos e controles internos com vistas à identificação, à avaliação, ao tratamento, ao monitoramento e à análise crítica de riscos que possam impactar a implementação da estratégia e a consecução dos objetivos da organização no cumprimento da sua missão institucional, observados os seguintes princípios:

    Art. 19. Os órgãos e as entidades da administração direta, autárquica e fundacional instituirão programa de integridade, com o objetivo de promover a adoção de medidas e ações institucionais destinadas à prevenção, à detecção, à punição e à remediação de fraudes e atos de corrupção, estruturado nos seguintes eixos:

    III - análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade;

    Art. 20-A.  Cabe à Controladoria-Geral da União estabelecer os procedimentos necessários à estruturação, à execução e ao monitoramento dos programas de integridade dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

  • GABARITO D 

    É importante entender que, embora logo no início do enunciado, o examinador apresente o conceito de GESTÃO DE RISCOS, nos termos do Decreto nº 9.203/2017, logo adiante ele solicita que o candidato analise a questão considerando o tema MITIGAÇÃO DE RISCOS NO SETOR PÚBLICO.

    Gente, cuidado quando a banca examinadora extrapola o texto legal e exige de você outros conhecimentos. Este é o caso. Em verdade a resposta não se encontra no Decreto. Para este concurso, sem problema algum, pois havia previsão no edital.

    Vejamos a justificativa para a resposta:

    A controladoria aplicada no setor público tem como foco: coordenar, controlar, planejar e analisar, dentre outros. A mesma tem a função de controlar os sistemas internos governamentais buscando a mitigação dos riscos.

    Podemos dizer ainda que a Controladoria é um segmento da Contabilidade, Administração e Economia, utilizando primordialmente o controle e o processo de planejamento e orçamento como metodologias nos desempenhos de suas funções, afim de mitigar os riscos.

    Indo mais fundo: O encarregado pela área de Controladoria em uma organização é chamado de Controller ou Controlador. Tal área é considerada um órgão de staff, ou seja, de assessoria e consultoria, fora da pirâmide hierárquica da organização.

    A controladoria desempenha um papel importante no dia-a-dia das organizações, auxiliando na elaboração do orçamento, do planejamento, da implantação e/ou implementação dos modelos de decisão, gestão e informação, além de contribuir para definição das estratégias e os objetivos, sendo estas algumas das atividades que fazem parte das funções da controladoria, independentemente de sua natureza ser pública ou privada.

    Portanto, a alternativa correta é a letra D.

    • A - ERRADO É função exclusiva da alta direção, mantendo o controle das ações que podem alterar o curso do planejamento já realizado. Resposta: (A controladoria é considerada um órgão de staff, ou seja, de assessoria e consultoria, fora da pirâmide hierárquica da organização).

    • B - ERRADO A existência de riscos deve ser impeditiva para o prosseguimento de qualquer ação. Resposta: (Os riscos devem ser mitigados, diminuídos e não impeditiva para o prosseguimento de qualquer ação. Aliás, sempre haverão riscos).

    • C - ERRADO Sob a existência de riscos, as ações devem ser analisadas e aprovadas pelo poder legislativo. Resposta: (Lembre-se que que a controladoria é considerada um órgão de staff, fora da pirâmide hierárquica da organização).

    • E - ERRADOE - É de competência do setor jurídico dos órgãos, por meio do controle de legalidade. Resposta: (De novo, é órgão fora da pirâmide hierárquica da organização, portanto, não poderia ser de competência do setor jurídico).
  • Art. 20-A.  Cabe à Controladoria-Geral da União estabelecer os procedimentos necessários à estruturação, à execução e ao monitoramento dos programas de integridade dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

  • Se fosse questao do cebraspe choveria recurso até o ano seguinte.

  • Atualmente o disposto no Art. 20-A está revogado.


ID
3531586
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em uma organização do porte do IBGE, são realizadas inúmeras atividades operacionais, sujeitas às legislações e normativas, envolvendo tecnologia da informação e ativos tangíveis e intangíveis. Como deve se posicionar a gestão dos riscos de fraude e corrupção em relação a essas atividades e recursos?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A gestão de risco de fraude e corrupção deve estar integrada a todas as atividades e recursos, em uma visão sistêmica dos riscos mais relevantes a que a organização está submetida, considerando as possíveis interseções a outros riscos de diferentes naturezas e aproveitar os controles existentes para mitigar os riscos.

  • O erro da letra C é afirmar que a gestão de riscos "deve estar vinculada a organismos independentes e autônomos"

  • LETRA E

    A gestão de risco de fraude e corrupção deve estar integrada à atividade de gestão de riscos da organização, que é uma atividade mais ampla pois inclui uma visão sistêmica dos riscos mais relevantes a que a organização está submetida.

    Os riscos de fraude e corrupção podem ter interseções a outros riscos da organização, de modo que a sua efetiva abordagem precisa considerar a existência de riscos de diferentes naturezas.

    Fonte: TCU - REFERENCIAL DE COMBATE A FRAUDE E CORRUPÇÃO


ID
5544778
Banca
Ufersa
Órgão
UFERSA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Decreto nº 9.203/2017, de 22 de novembro de 2013, marque a alternativa em que todos os itens são princípios da governança pública:

Alternativas
Comentários
  • gabarito errado?

  • Gabarito errado

    São princípios da governança pública, conforme art. 3º do Decreto n. 9.203, de 22 de novembro de 2017, são: capacidade de resposta; integridade; confiabilidade; melhoria regulatória; prestação de contas e responsabilidade; e transparência. LETRA B

  • Gabarito Errado

    Certo seria letra: B

  • Art. 3º São princípios da governança pública:

    I - capacidade de resposta;

    II - integridade;

    III - confiabilidade;

    IV - melhoria regulatória;

    V - prestação de contas e responsabilidade; e

    VI - transparência.

  • Gabarito correto: Letra B

    Art. 3º São princípios da governança pública:

    I - capacidade de resposta;

    II - integridade;

    III - confiabilidade;

    IV - melhoria regulatória;

    V - prestação de contas e responsabilidade; e

    VI - transparência.

  • Art. 3º São princípios da governança pública:

    I - capacidade de resposta;

    II - integridade;

    III - confiabilidade;

    IV - melhoria regulatória;

    V - prestação de contas e responsabilidade; e

    VI - transparência.

    A alternativa que se refere como certa é parte dos mecanismos para o exercício da Governança Pública:

    Art. 5º São mecanismos para o exercício da governança pública:

    I - liderança, que compreende conjunto de práticas de natureza humana ou

    comportamental exercida nos principais cargos das organizações, para assegurar a

    existência das condições mínimas para o exercício da boa governança, quais sejam:

    a) integridade;

    b) competência;

    c) responsabilidade; e

    d) motivação;

    Portanto gabarito certo deveria ser a letra "B"

  • Essa banca fuboca, cobrou princípios,Art. 3º , e deu como certa os mecanismos,Art.5º....

  • o gabarito "C" refere-se aos mecanismo.

    A alternativa correta deveria ser a alternativa B, que realmente apresenta princípios de governança.

  • Criei um mnemônico para os princípios da 9203 e talvez possa ajudar alguém.

    P I M CO T C - Eu leio com o som de (pinto tc)

    • Prestação de contas e responsabilidade;
    • Integridade;
    • Melhoria Regulatória;
    • Confiabilidade
    • Transparência
    • Capacidade de resposta

    Bons estudos!

  • Bizu que talvez ajude :3

    CaCo PresTra e MeInt com responsa.

    Capacidade de resposta

    Integridade

    Confiabilidade

    Melhoria regulatória

    Prestação de contas e responsabilidade

    Transparência

  • Art. 3º São princípios da governança pública:

    • capacidade de resposta;
    • integridade;
    • confiabilidade;
    • melhoria regulatória;
    • prestação de contas e responsabilidade; e
    • transparência.